Qual o tempo para ver resultados em estratégias de marketing de conteúdo?

Resultados. Uma das maiores objeções para quem começa uma estratégia nova é quanto ao tempo para obter resultados. Talvez, esse seja um efeito do estilo de vida imediatista que nossa sociedade incentiva, mas essas dúvidas quanto ao tempo para obter resultados ficam ainda mais evidentes quando falamos de estratégias de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo – ou inbound marketing -, é uma estratégia que funciona de maneira diferente do marketing tradicional. Ao invés do anunciante ir até o cliente com propagandas na TV, rádio, jornais ou internet, é o consumidor quem procura a marca. Isso cria uma comunicação menos invasiva, o que a torna bem mais aceita pelo consumidor.

E uma dúvida muito comum é: quanto tempo leva para conseguir resultados? Para você entender isso, é necessário compreender primeiro a lógica do processo.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

De uma maneira geral, no inbound marketing são criados conteúdos para alimentar o site da empresa. Mas não pode ser qualquer tipo de conteúdo, eles precisam ser relevantes para o seu consumidor. Para isso, é feito um estudo de persona (personificação do seu público-alvo) para identificar quais são os assuntos que ela procura e tem interesse.

Após identificar a persona, os conteúdos são criados segundo o funil de vendas, que é a jornada que o seu usuário passa até chegar no momento da compra. Ele pode ser dividido da seguinte forma:

Aprendizado e descoberta:

É nesse momento que trabalhamos com os assuntos que o seu consumidor costuma pesquisar. São conteúdos básicos, mas que ajudam a esclarecer algumas dúvidas que ele tem. Nessa pesquisa ele descobre que no seu site ele poderá encontrar mais conteúdos relevantes que o ajudam em algum problema ou dúvida. Neste momento não se deve falar sobre seu produto/serviço, mas assuntos relacionados.

Reconhecimento do problema:

O usuário estava procurando sobre um tema e achou um conteúdo relevante no seu site que o ajudou. Agora avançamos no assunto mostrando uma dor do usuário, que talvez nem ele nem tenha percebido que existia.

Consideração da solução:

Agora, o lead identificou que tem uma necessidade e está buscando por opções para solucioná-la. Nesse momento você deve mostrar opções a ele, lembrando que a sua marca trabalha no segmento e que você pode ajudá-lo.

Decisão de compra:

O usuário já acompanha a marca – tanto pelo site/blog, e-mail, redes sociais, YouTube, etc -, já identificou que tem um problema e já conhece as soluções, o que cria o momento perfeito para ele comprar o seu produto.

Fidelize:

Conquistar um novo cliente é muito mais difícil do que manter um cliente antigo. Por isso, priorize o seu relacionamento com ele, afinal, um cliente satisfeito é um divulgador da sua empresa.  

Inbound Marketing na prática

Conseguiu entender cada etapa? Bom, vamos exemplificar pra ficar mais fácil saber como funciona o inbound marketing.

Vamos imaginar que você vende tênis para corrida. Então, o seu público são pessoas que praticam atividades físicas, logo, que buscam um estilo de vida saudável. Mas vender para quem já conhece o seu produto é normal, o objetivo aqui é alcançar novos clientes. Por isso, na primeira etapa, descoberta e aprendizado, vamos trabalhar com conteúdos que tragam dicas simples sobre estilo de vida saudável. Por exemplo, um texto com o título: 5 dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Nele falaremos da importância de se alimentar bem, meditar, dormir bem e praticar atividades físicas. Viu que não falamos sobre o seu produto, mas já inserimos o nicho que você atua – prática de atividades físicas -, até porque a pessoa ainda não está interessada em comprar, mas sim conhecer sobre o assunto.

No final do texto do seu blog terá uma CTA (Call To Action), que é um gatilho que o levará para outro página. Nela terá um formulário de cadastro para acessar mais conteúdos com dicas de saúde.

Agora trabalharemos a segunda fase: reconhecimento do problema. Aqui traremos um conteúdo mais específico, por exemplo, “Qual a importância da pisada correta na corrida?” Aqui, mostramos os diferentes tipos de pisada e como isso influencia o rendimento. Assim, mostramos que não basta correr, tem que correr direito, e que a falta de preparo pode ser prejudicial.

Na próxima fase, o conteúdo abordado será “Como melhorar o seu rendimento na corrida”. É onde trazemos dicas que solucionem o problema apresentado na fase anterior. Podemos mostrar os diferentes tipos de calçados para cada tipo de pisada – pronada, neutra ou supinada -, por exemplo. É importante apresentar que o usuário tem uma dificuldade e que você está dando uma solução.

Agora chegamos no momento mais esperado por toda empresa, a decisão da compra. Nessa fase mostramos como e o porquê seu produto é ideal para solucionar o problema do seu cliente. Podemos usar um título direto: “Como o Tênis X pode aumentar o seu rendimento em tantos por cento”, ou “Melhore o seu rendimento com o Tênis X”.

Resultados

Viu que trabalhamos todo um caminho com o cliente, preparando-o para o momento final da compra? Ensinamos a ele como ter uma vida saudável, dicas de corrida e como melhorar a performance dele, até chegar no ato da decisão de compra. Assim funciona o marketing de conteúdo, mas essa não é a única maneira.

Aqui mostramos um exemplo utilizando como base o conteúdo de blog posts, que são essenciais no site de qualquer empresa. Mas existem várias outras ferramentas, como newsletters, redes sociais, webinars, e-books, CRM, e-mail, chat fone, eventos, formulários, landing pages, entre outras. Porém é preciso entender que não é uma solução que traz resultados do dia para a noite.

Respondendo a pergunta do início, o marketing de conteúdo é um processo que pode demorar. Entretanto, sendo bem executado, traz ótimos resultados a longo prazo e que compensam o investimento, pois os conteúdos criados permanecem sendo pesquisados e criando cada vez mais leads.

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