Dicas para empreender do zero e transformar sua ideia em um grande negócio

Se você já teve uma boa ideia mas não sabe como empreender do zero, saiba que não está sozinho. Muitos empreendedores têm dificuldades em colocar seus planos em ação por falta de habilidades ou conhecimento necessário. Para ajudá-lo a transformar sua ideia em um grande negócio, preparamos algumas dicas importantes.

O que é empreendedorismo?

Antes de tudo, é importante compreender o que é empreendedorismo. Trata-se do desenvolvimento de competências e habilidades para criar um projeto e transformar uma ideia em uma ação, seja ela científica, técnica ou empresarial. O empreendedor é o responsável (e ousado) que irá tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa para aprender tudo o que é necessário e executar seus planos.

Como empreender do zero?

Empreender não é tarefa fácil, mas com algumas dicas, coragem e conhecimento, é possível transformar uma boa ideia em um grande negócio.

1. Avalie seu mercado

O primeiro passo é avaliar o seu mercado. É preciso que você entenda quais são as possibilidades para a sua empresa e o que esperar de agora em diante. Uma dica incrível é realizar a análise SWOT periodicamente, tanto no início da sua empresa, quanto durante o processo de reestruturação e otimização do negócio. Essa análise SWOT irá te ajudar a identificar algumas questões importantes, como:

– Quais são as forças da sua empresa;
– As fraquezas do seu negócio;
– As oportunidades no seu mercado;
– Quais são as ameaças no seu mercado.

Todas essas informações te ajudarão a desenhar de forma muito mais eficiente um plano de negócios, permitindo que você encontre as melhores alternativas e abordagens para a sua empresa.

2. Tenha um objetivo definido

Antes de começar o seu negócio, é preciso definir os objetivos do seu negócio. É comum encontrarmos empreendedores que definem metas semestrais, e esse é um bom caminho para se seguir. No entanto, o ideal é, antes de definir essas metas semestrais, determinar qual é o objetivo geral do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais passos precisa dar para chegar onde planeja, com muito mais precisão e chances de sucesso!

3. Conheça seu público

É aqui que muitos empreendedores acabam pecando. É preciso conhecer o seu público e saber exatamente quais são as suas personas, quais são suas objeções e suas principais necessidades. Infelizmente não é raro encontrar um empreendedor que não tem conhecimento real do seu público. Muitos ainda se guiam pelo “público alvo” e acabam tendo uma definição bem generalizada de quem essas pessoas são e como elas se comportam.

Quando você realiza o estudo de personas, você consegue ter uma visão muito mais específica de quem são essas pessoas e como a sua empresa consegue ajudá-las. Com o estudo de personas, você levanta as seguintes questões:

– Entender quem são essas pessoas;
– Descobrir seus objetivos;
– Descobrir suas necessidades;
– Entender as objeções de compra dos diferentes perfis;
– Entender quais são seus desafios no dia a dia;
– Definir os melhores argumentos de venda para cada um desses perfis;
– Entender como seus produtos e/ou serviços podem ajudar cada um dos seus clientes diante suas necessidades.

4. Produza conteúdo

Uma vez que você conhece o seu público, sabe seus objetivos e tem metas a serem batidas, é hora de produzir conteúdo. Nesse momento, é interessante que você considere as necessidades e objeções das suas personas e, a partir disso, produza conteúdos que respondam às perguntas que essas pessoas apresentam. Esse conteúdo irá te ajudar a educar seu mercado e melhorar o seu ranqueamento, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência para o seu público.

5. Crie uma lista de e-mails

Mesmo que algumas pessoas digam que o e-mail morreu, isso não é verdade: o e-mail marketing se tornou uma excelente alternativa de estratégia online para conversar com consumidores e criar relacionamentos duradouros. Para isso, você precisa montar sua lista: ofereça materiais diferenciados e capte leads qualificados. Com esses e-mails, você conseguirá trabalhar essa base de e-mails até convertê-la em clientes. Uma vez conquistados os clientes, você pode aproveitar essa estratégia para nutrir uma relação de fidelização com os seus consumidores, aumentando a reincidência de compra e, por sua vez, aumentando os lucros do seu negócio.

6. Invista em bons produtos e serviços

Ter bons produtos e serviços não é uma opção: hoje, com o aumento da concorrência e das novas oportunidades de compra, é fundamental que você invista em melhorias contínuas para as soluções que oferecem ao público. Para isso, sempre invista em pesquisa de mercado e em pesquisa de satisfação com os clientes, para aprimorar seus produtos e entregar aos clientes exatamente o que eles precisam.

7. Frequente feiras e congressos

Feiras, congressos e palestras sobre o seu mercado são uma excelente maneira de conseguir novos contatos e até conquistar novas oportunidades de negócio. O networking é fundamental, e precisa ser desenvolvido o quanto antes. Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.

8. Saiba como se formalizar

Após levantar todas essas informações, agora chegou o momento de se formalizar. Sua empresa deve existir para o Governo Federal, Estadual e Municipal para que seu negócio consiga crescer. Assim, é indicado ter uma natureza jurídica, criar um CNPJ, estar inserido em um regime tributário, conseguir os licenciamentos devidos e outros trâmites burocráticos de acordo com seu empreendimento. Uma alternativa para começar com baixo custo é ver se seu empreendimento se encaixa no MEI. Desse modo, o faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil. Com isso, pagará uma guia única de impostos e INSS. Já para negócios maiores há tipos de empresas como: individual, sociedade limitada, simples e limitada unipessoal. Veja qual se enquadra mais e se formalize.

9. Analise a sua concorrência

Por meio da análise da concorrência poderá descobrir os desafios que enfrentará, bem como, as oportunidades que terá no seu empreendimento. Desse modo, mapeie tanto os concorrentes diretos como os indiretos avaliando os pontos fracos e fortes, suas estratégias de atuação no mercado e informações de performance para começar a empreender. Dessa maneira, saberá como sua marca e produto se posicionará e conquistará o espaço que precisa. Inclusive, seguindo com as melhores práticas do mercado utilizando o benchmarketing.

10. Entenda o diferencial do seu negócio

Sua empresa não pode ser apenas mais uma no mercado, é necessário que

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