Google AdWords é a recomendação mais usada de mídia paga e que mais gera impacto na internet. Dia após dia aprendemos novas dicas e técnicas de AdWords e diferentes formas de abordagem que precisam ser renovadas para clientes antigos, por exemplo. Já falamos em outro post sobre 5 formas de atrair clientes e subir seu ranking de SEO. Mas recentemente o Google mudou sua métrica e precisamos estar sempre atualizados.
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Se você está à procura de novas estratégias para implementar sua campanha do AdWords aqui estão quatro dicas super certeiras que você definitivamente deve levar em conta na próxima vez que anunciar!
Dica #1: Combine sua marca com palavras-chaves diferentes e mais amplas
Observe seu CPC – custo por clique. O segredo para reduzir seus CPCs e, simultaneamente, aumentar a sua classificação nos anúncios está na misteriosa métrica do Índice de Qualidade.
Anunciantes experientes estão aprimorando suas contas para aparecer nas cobiçadas 10 primeiras posições, mas conseguir pontuações mais altas não é uma tarefa fácil. Na verdade, parece que as únicas palavras-chaves que convertem para essas posições de 7-10 são o nome da empresa e suas variações.
A verdade é que é normal você não quer limitar o alcance do anúncio para pessoas que já estão à procura da sua marca. Por isso, é importante aproveitar o poder dessas palavras-chave da marca para impactar os índices de qualidade de termos sem marca, ou seja, criar palavras-chave que são uma combinação de termos de marca e sem marca.
Defina o termo sem a palavra da sua marca deixando o termo de marca amplo. Usando esta técnica permite-se que seus anúncios sejam exibidos quando as pessoas pesquisam combinações de seus termos sem sua marca pois os termos da sua marca não tem que estar presentes.
Por exemplo, vamos supor que a marca é Havaianas e seus termos pesquisados são sandálias neon e você gostaria de acrescentar as palavras-chaves havaianas + neon + sandálias + tiras. O anúncio permitirá mostrar essas palavras para pesquisas que incluem as palavras neon, sandálias, tiras.
Por que esta técnica gera altos Índices de qualidade? Lembre-se, o Google calcula a sua pontuação com base em correspondências exatas para o seu termo de palavra-chave. Porque a palavra-chave “oficial” inclui tecnicamente seus termos de marca, sendo capaz de produzir um índice de qualidade excelente.
Dica # 2: Use as configurações de localização ao seu favor
Uma das melhores maneiras de aguçar a sua conta do AdWords é identificar o que está funcionando e focar nisso. Uma maneira de fazer isso é através de modificadores de lances baseados em localização.
Muitos anunciantes definem seu direcionamento para refletir nas áreas onde seu produtos são vendidos. O problema é que nem todas as localizações geográficas produzem o mesmo desempenho. Por exemplo, se você vende equipamentos de caça, há uma boa chance de que você vai ver mais conversões vindo de pesquisadores em áreas rurais onde a caça é popular do que aqueles em centros urbanos densamente povoadas.
Ao invés de adivinhar quais regiões são as mais valiosas para o seu negócio, observe a segmentação geográfica. No caso do AdWords, é possível que você faça uma segmentação geográfica em diferentes níveis, algo essencial especialmente para negócios locais que não atendam uma grande área de cobertura, diferentemente de lojas virtuais.
Isso irá produzir um relatório para classificar e gerar desempenho por país, região, área metropolitana, cidade e “localização mais específica.” Organizar por segmentação ajuda a compreender as regiões que estão trazendo a maioria das vendas para o seu negócio.
Depois de identificar os locais mais valiosos, revise suas definições de segmentação regional e ajuste seu lance para cada um desses locais. Lances mais altos irão ajudá-lo a alcançar uma melhor visibilidade para os pesquisadores localizados em (ou à procura de produtos em) seus locais, gerando ainda mais conversões.
Dica #3: Vá além com a configuração da sua língua atual
De acordo com um estudo do Centro de Estudos de Imigração, uma em cada cinco residentes dos EUA fala uma língua diferente do Inglês em sua casa. Esse estudo poderia ser feito aqui no Brasil também, adaptando para a língua portuguesa e a quantidade de imigrantes e suas línguas. É importante portanto, levar em conta que existem consumidores estrangeiros que utilizam a Internet para comprar. E quando em outro país, podem fazer suas pesquisas na sua língua mãe.
Porém isso não significa que a grande maioria dessas pessoas não falem português.
Lembre-se, o AdWords baseia a sua configuração de segmentação de idioma baseado no idioma de interface do usuário do Google. Os usuários podem editar essa configuração para garantir que o Google forneça resultados em seu idioma selecionado, independentemente da sua localização física.
Sendo assim, uma pessoa pode se conectar a versão dos EUA www.google.com mas configurar para que apareçam anúncios no idioma espanhol, a partir do idioma predeterminado. Assim o Google mostra anúncios que são segmentados para falantes de espanhol.
Como você pode imaginar, muitos desses americanos bilíngues definem sua primeira língua como idioma principal no Google, eliminando efetivamente os anúncios de quaisquer empresas que não incluem seus anúncios do AdWords em língua espanhola. Esta é uma enorme fonte de oportunidade perdida para os anunciantes, pois existe uma grande presença do consumidor bilíngue.
*Como o artigo foi traduzido de um site americano, a análise do case foi baseada nos costumes e idiomas de lá, porém pode ser facilmente adaptado para situações parecidas que possam ocorrer no Brasil, um país bastante turístico.
Pode soar como uma dor de cabeça para expandir seus esforços de publicidade para um mercado completamente novo, mas é realmente muito simples. Em primeiro lugar, identifique quais idiomas são mais proeminentes em suas regiões-alvo, ou momentos mais prováveis da presença de estrangeiros, como as Olimpíadas por exemplo. Veja um exemplo:
Como você pode ver no exemplo acima, a GrubHub adotou esta estratégia perfeitamente. Este é claramente um pesquisador bilíngue (seu perfil do Google está definido para o espanhol, mas ela está procurando em Inglês) e a campanha apareceu pra essa persona!
Veja aqui Os 10 erros mais comuns de SEO em lojas online.
Dica #4 Resgate “grupos adormecidos” com as listas de remarketing para pesquisa
Tem algum anúncio ou grupo de anúncios que te faça sentir que realmente soube o que fez, mas ele simplesmente não apresenta bons resultados? Quando isso ocorre, é difícil apertar o botão pausar, pois seu instinto continua martelando que as palavras-chaves escolhidas ainda não revelaram aquele potencial. Mas é difícil justificar palavras-chave em execução que não estão rendendo muitos cliques, não é mesmo?
Em vez de clicar no ‘pausar’ imediatamente, tente “ressuscitar” seu grupo de anúncios usando listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA). Com esse recurso, você pode restringir o seu tráfego, exibindo apenas anúncios para pessoas que já visitaram o seu site. Uma vez que eles já sabem quem você é e têm demonstrado um interesse em suas ofertas, eles são mais propensos a seguir adiante no processo de compra do que o seu público geral (aqueles que nunca viram seu site, não conhecem sua marca).
Se você decidir ir por esse caminho, é fundamental executá-lo corretamente. Veja aqui outro post que falamos de 4 Estratégias de Remarketing para Utilizar Agora. Com a Lista de Remarketing para a Rede de Pesquisa – RLSA, o seu principal critério de segmentação ainda está nas palavras-chave. Sua lista de remarketing é então inserida como um método de segmentação secundário. Ao ativar a sua lista de remarketing, você tem a oportunidade de definí-la como “única oferta” ou “alvo e lance”. Neste cenário, não se esqueça de selecionar “alvo e lance”, o que limita a visibilidade dos seus anúncios para os visitantes que já passaram no seu site.
Conte com a Mercado Binário para pôr em prática essas dicas. Entre em contato.