5 maneiras de vender produtos nas mídias sociais

Quer impulsionar mais vendas nas mídias sociais? Procurando formas de incentivar mais pessoas a comprar? Alguns ajustes podem ajudá-lo a otimizar seus esforços de comercialização nas mídias sociais e ficar à frente da concorrência.

Neste artigo, você vai descobrir 5 maneiras de vender mais com a mídia social!

1. Descubra quais plataformas seus consumidores usam mais

Um importante passo inicial para um plano de comércio social bem sucedido é estar presente onde seus consumidores estão mais ativos. Você também vai querer descobrir qual rede social tem a maior taxa de conversão quando os usuários visitam através de um link social.

Verifique suas mídias para descobrir onde seus clientes falam mais sobre sua marca, indústria, produtos/serviços e concorrentes. O monitoramento de conversas fornece uma visão de onde as discussões acontecem. Use ferramentas de monitoramento de redes sociais para monitorar, ouvir e envolver-se com clientes em potencial e existentes.

Muitas empresas diminuem o impacto de seus esforços espalhando seu trabalho em muitas plataformas sociais. Em vez disso, concentre-se nas suas plataformas prioritárias. Encontre as duas ou três redes principais para você com base no engajamento do público e comece de lá.

2. Faça o processo de compra simples

Não complique o marketing da sua mídia social. Fique focado no seu objetivo principal: vender.

A maioria dos consumidores está procurando por simplicidade. É mais provável que eles comprem um produto ou serviço quando a jornada de compra é mais fácil. Se o seu funil de vendas requer muitos clicks antes dos consumidores realizarem a compra, você provavelmente está fazendo errado.

5 maneiras de vender produtos nas mídias sociais (1)

Faça o processo de compra mais fácil possível nas suas mídias sociais. Ele precisa ser direto. Vá direto ao ponto e deixe fácil para seus consumidores navegar das redes sociais para as landing pages.

Certifique-se que o seu anúncio tem uma forte call-to-action (CTA). Seu conteúdo não deve ser apenas orientado para a ação, mas também levar as pessoas a exatamente o que eles esperam. Limite redirecionamentos de site e outros erros comuns de link para obter o máximo de cada clique para seu site.

Inclua uma CTA forte ou um link onde seus consumidores podem comprar.

Veja também Novo Facebook e Redes Sociais. Algumas dicas para você não queimar dinheiro.

3. Otimize seu site para usuários de celulares

Sua presença no celular é mais importante do que nunca. Passamos pelo ponto de inversão de usuários de Internet móvel em comparação com aqueles no desktop. Isso significa que a experiência de compra móvel de seus canais sociais tem que ser fluida e simplificada.

Para começar, avalie o desempenho do seu site em um dispositivo móvel. A velocidade da página é um dos aspectos mais críticos do desempenho do site. Você pode usar ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu site em computadores e dispositivos móveis e obter dicas para melhorá-lo.

Considere otimizar fotos para celular; modificar HTML, CSS e JavaScript; e priorizar o conteúdo visual. Resolver esses problemas comuns tornará seu site mais rápido.

Muitos consumidores não comprarão de um site outra vez se sua primeira experiência foi impedida por um desempenho ruim do site. Para as empresas que vendem no social, é tudo sobre a facilidade de uso: é simples para os consumidores obter a partir do ponto A ao ponto B (post de mídia social para checkout).

Leia também Mobile First: o que significa esse conceito?

4. Use CTAs para guiar os compradores

Para usuários de dispositivos móveis, não é apenas sobre a velocidade do site e simplicidade. Você tem que deixar claro para os consumidores o que você está vendendo e como eles podem fazer uma compra. Isso significa que sua mensagem precisa ser clara no celular. Você pode começar adicionando uma chamada para a ação (call-to-action, em inglês).

Os consumidores regularmente tomam decisões de compra em redes sociais como Pinterest, Instagram e Facebook

5 maneiras de vender produtos nas mídias sociais

Adicione uma call-to-action na página do seu negócio Facebook.

Para o Instagram, você pode escolher  CTAs para anúncios de foto e vídeo, incluindo ‘instalar agora’, ‘reservar agora’, ‘entre em contato’, ‘saiba mais’, ‘compre agora’ e outros.

5 maneiras de vender produtos nas mídias sociais (2)

5 maneiras de vender produtos nas mídias sociais (3)

Use seus botões de mídia social para fazer o trabalho pesado para suas campanhas de celulares. Independentemente do canal de mídia social que você escolher, seus botões CTA devem orientar claramente a viagem de compra do cliente.

5. Encoraje revisões dos consumidores

A mídia social é uma das melhores ferramentas para construir fidelidade à marca e ganhar novos fãs. Para o comércio social, não se esqueça da importância das opiniões dos clientes e conversas sobre o seu produto ou serviço. De acordo com Pew Research Center, 40% dos consumidores adultos dos EUA dizem que sempre ou quase sempre leem comentários de clientes on-line antes de fazer compras.

Quando um cliente tem algo maravilhoso a dizer sobre o seu negócio, como você capta esse sentimento? Não sente e espere que seus clientes deem reviews e digam coisas agradáveis. Ganhar opiniões dos clientes exige alguns empurros e puxos.

Para ser proativo sobre comentários de clientes, rastreie conversas que mencionam sua marca, produto ou serviço em mídias sociais. Uma ferramenta de monitoramento de mídia social pode agilizar esse processo para capturar experiências negativas e positivas que os clientes estão compartilhando sobre sua marca.

Depois de ter um fluxo constante de conversas, é hora de incentivar ou fornecer um incentivo para que as pessoas deixem comentários. Pessoas que escrevem opiniões positivas já podem ser consideradas apaixonadas ou usuários poderosos. Mas é importante levar o resto dos seus melhores clientes na direção certa para revisões.

Ao solicitar uma revisão, forneça um link e detalhe suficientemente para que fique claro onde você deseja que as pessoas comentem. Mais uma vez, mostre aos seus clientes que aprecia o seu tempo e esforço em falar sobre o seu negócio. Monitore e responda as revisões ao longo do tempo, especialmente se os clientes compartilham uma experiência negativa ou feedback construtivo.

Considere incluir descontos para dar feedback em profundidade. Ou se isso não estiver no seu orçamento, peça para compartilhar comentários positivos dos usuários em seus canais sociais. As pessoas gostam de ser reconhecidas pelas empresas e uma simples participação social pode ajudar nisso.

Leia também Mais 3 dicas de como vender seu serviço ou produto de forma eficiente.

Conclusão

O comércio social é a nova direção do comércio eletrônico e da venda social. YotPo descobriu que lojas on-line com uma presença social ativa têm uma taxa de vendas 32% maior do que aquelas não tem.

Sua equipe social media também precisa ser capaz de processar mensagens de entrada em redes o mais rápido possível. Apenas 1 de 6 mensagens dos clientes recebe uma resposta do varejista. E a demanda por respostas sociais está aumentando.

Além de estar presente nas mídias sociais e ser responsivo, as 5 dicas neste artigo podem ajudá-lo a melhorar seus esforços de vendas e a ficar à frente de seus concorrentes.

 Traduzido e adaptado de: Social Media Examiner

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!

Toda semana um Vídeo novo no Canal MB. Acesse no Instagram para ver mais!

 

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter