Com o crescimento do mercado digital, grande parte das empresas conhece e utiliza ferramentas de métricas para obter dados de acessos e informações dos seus usuários web.
Entre as mais conhecidas está o Google Analytics, que ajudou na popularização desta ação, oferecendo uma grande quantidade de dados sobre qualquer site de forma grátis e confiável.
Agora, para quem atua na área é importante conhecer a diferença entre informação web e análise.
Gerar relatórios com dados de acessos, gráficos bonitos e números, não é o que um profissional de internet deve fazer.
Gerar relatórios é algo mecânico, não se precisa de pessoas para isto, a ferramenta faz automaticamente.
Por outro lado, se você, utilizando os dados gerados e cruzando com outras séries de dados disponíveis elabora um documento com ações que precisam ser tomadas, você está fazendo uma análise.
Este tipo de profissional é o que o mercado precisa e o que boa parte das empresas procura. Os clientes tem pouco interesse na quantidade de pessoas que entraram no site, na verdade seu desejo é conhecer o que aquele número afetou diretamente no seu negócio e como melhorar.
O profissional de web deve ser sim, um profundo entendedor das variáveis digitais, mas também deve dominar diversas práticas de administração e estatística para oferecer algo palatável para as empresas, se não, fica apenas em elementos subjetivos de pouco interesse para quem atua em um mundo racional das finanças e negócios.
O trabalho de análise web exige uma boa compreensão das prioridades de negócio, a aplicação de variáveis relevantes ao segmento e, finalmente e mais importante, a apresentação de suas ideias recomendadas.
Uma análise apresenta os dados que são fundamentais ao negócio. Outro forte diferencial está na geração de valor, ou seja, transformar número de acessos, conversões e outros dados em dinheiro, ou seja, monetizar ações na web.
Para isto é preciso conhecer os objetivos do negócio, entender de finanças para calcular os principais índices de retorno.