Social mídia está em alta dentro do mercado digital. A maioria das empresas leva em consideração este novo espaço nas suas campanhas e várias outras começaram a investir, testando para ver o que acontece.
Desta massa de empresas, poucas realmente tiram algum proveito financeiro de seus perfis ou ações sociais e muito disto é causado por pequenos erros.
O que mais se fala na internet é que para investir em redes sociais é preciso objetivo. Saber o que a empresa quer com seus perfis online, também é importante definir o público que a empresa vai se relacionar e escrever uma pauta de conteúdo que atraia estes usuários.
Tudo isto gera um resumo da sua estratégia e tem muita marca fazendo isto tudo, mas mesmo assim, não está conseguindo muita coisa com suas redes.
O que acontece é que apenas colocar um perfil no ar, chamar algumas pessoas para seguir e esperar que outras venham pelo efeito do conteúdo é algo muito utópico.
Para que seu perfil “comece” a ter alguma relevância você precisa construir uma audiência de pessoas interessadas no que você fala, e isto deve ser a primeira ação de qualquer estratégia com foco em redes sociais.
A empresa precisa de ações para conquistar novos seguidores para sua página, agora também é preciso cuidado nisto, encher canal apenas por encher não é o caminho, é importante abarrotar os perfis sim, mas de pessoas interessadas no que a empresa quer vender.
Aqui vão algumas táticas:
1- Não crie perfis sociais para campanhas ou produtos de curta duração – um erro comum que se observa no mercado é o de empresas criando perfis para campanhas de um mês ou para produtos que só terão 6 meses de vida.
Isto é um desperdício de audiência desnecessário, leve seus usuários para perfis que você vai gerar conteúdo por muito tempo, que seja o institucional da marca, ou outro, mas que não acabe depois de um prazo. Clientes que seguem marcas na internet são ativos desta empresa que são difíceis de conseguir e devem ser cuidados.
2- Formadores de Opinião – Indicação de pessoas que são relevantes nas redes ajudam a conseguir mais seguidores para o canal, mas também é importante, assim como na promoção, definir quem é o publico e se aquela pessoa publica é seguida por possíveis consumidores da marca.
3- Divulgação – As pessoas precisam saber que existe este canal de relacionamento para a marca e nisto vale tudo, divulgar o canal nas peças off-line da empresa, no email marketing, no ponto de venda e comprar mídia para uma divulgação inicial.