A empresa de conteúdo premium perguntou para as pessoas em quem eles confiam mais na internet, e como os seus amigos afetam as suas decisões de compras. Eles descobriram que as pessoas tendem a confiar mais em conteúdo postado por marcas, do que naqueles postados por seus amigos.
A pesquisa ouviu mais de 1.000 consumidores no Reino Unido, e descobriu que 34% do tempo deles online é gasto consumindo conteúdo que eles não procuraram.
O que isso significa? A Outbrain acredita que isso demonstra a importância de conteúdo “ingênuo e não intrusivo”, ou seja, aquele conteúdo que a pessoa esbarra sem querer, mas acaba gostando e se engajando.
A confiança em conteúdo de publicações tradicionais é alta
O estudo aponta para um alto nível de confiança entre consumidores em publicações tradicionais. Dois terços dos entrevistados listaram jornais famosos do Reino Unido, como The Guardian e The Sun, como confiáveis.
Essas publicações são as mais confiáveis quando se trata de conteúdo a respeito de economia e viagem. Enquanto as redes sociais eram mais confiáveis para conteúdo de saúde e moda.
“Publicitários devem sempre estar inovando”, diz a diretora da Outbrain na Europa, Stephanie Himoff. “Já que os consumidores gastam muito menos tempo lendo avaliações de produtos e serviços do que outros tipos de conteúdo, publicitários devem usar conteúdo que gera engajamento no lugar onde consumidores confiam mais: os sites de notícias tradicionais.”
É mais difícil conseguir confiança em mídias sociais
A pesquisa também mostrou que apesar das pessoas passarem muito mais tempo na redes sociais, é mais difícil as marcas conseguirem ganhar confianças através delas.
Mas mesmo assim, 77% dos entrevistados disseram que consideram confiáveis conteúdos postados por marcas já conhecidas. Enquanto 67% disseram o mesmo sobre conteúdo compartilhado por amigos e 60% consideram útil e relevante conteúdos de marcas que eram desconhecidas.
A pesquisa aponta também que há preferência pelo conteúdo sugerido e recomendado. 54% dos entrevistados disseram que gostaram de ser guiados no processo de compra, pois isso permite que eles encontrem serviços e produtos que podem achar úteis. Mas, o engajamento desse consumidor depende também do tipo de produto que ele procura. Por exemplo, os compradores normais tendem a ler três pedaços de conteúdo antes de partir com seu dinheiro, já quando o conteúdo é relacionado a viagens e conselhos financeiros esse número sobe para cinco.
O relatório completo pode ser baixado aqui.
Texto traduzido e adaptado do Marketing Tech.
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