Acontece em todos os segmentos: uma das empresas altera o serviço e os concorrentes aproveitam a oportunidade para anunciar os seus diferenciais. Após a LATAM Airlines anunciar a venda de comida a bordo, cancelando o serviço que antes era gratuito, a companhia concorrente, a Azul, já realizou ações para promover o seu serviço de bordo. Nessa batalha por visibilidade, quem acaba ganhando é o consumidor?
Retornei de uma viagem do Rio de Janeiro e tive a surpresa na hora do desembarque de ver um enorme paredão de snacks à disposição dos recém-chegados passageiros. Uma moça anunciava que os snacks eram da Azul e que as pessoas poderiam pegar quantos quisessem. Aos curiosos, a moça explicava que esses eram os sabores disponíveis em todos os voos da Azul.
“O serviço de bordo é um dos grandes diferenciais da Azul e queremos reforçar a mensagem de que, a bordo dos nossos aviões, os clientes contam com snacks e bebidas ilimitados e ainda podem desfrutar de 40 canais de TV SKY Ao Vivo durante o voo […]. Queremos dar a oportunidade para quem não voa de Azul experimentar um pouco da atenção que damos aos nossos clientes.” – anunciou Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul
O motivo do agrado pode ser facilmente desvendado: a LATAM Airlines anunciou uma mudança na sua estratégia para segmentar o serviço, anunciada em novembro de 2016. Dentre outras mudanças, o serviço de bordo que oferecia lanches será substituído pelo chamado “Mercado LATAM“, que já foi implementado em países como Chile, Peru, Colômbia e Argentina, aumentando a variedade do cardápio para 52 produtos entre sanduíches, petiscos, bebidas quentes e frias e bebidas alcoólicas. Confira aqui.
O motivo para a mudança parte da visão da empresa de que os passageiros têm necessidades diferentes e, visto isso, a melhor forma de atender a todos de maneira justa é desagregando os serviços e permitindo que cada passageiro pague pelo que valoriza, como lanche a bordo ou assento marcado. A segunda maior companhia aérea do Brasil argumenta que as ações irão possibilitar a diminuição na tarifa das passagens promocionais em até 40% até 2020.
“Agora é a vez de tornar tangível este serviço aqui no Brasil. Queremos que os nossos clientes que voam dentro do país possam desfrutar da nova forma de viajar, oferecendo-lhes muito mais opções de qualidade a bordo, de acordo com a sua escolha.” – disse o presidente da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier
Apesar dos argumentos, os usuários do serviço da LATAM ficaram descontentes com a mudança, demonstrando sua insatisfação nas redes sociais.
Cabe a cada empresa desenvolver estratégias para o seu benefício e o dos seus clientes. A atitude da LATAM não é o que queremos discutir aqui, mas sim a ação que a Azul realizou ao ver um potencial problema do concorrente. É uma chance de se aproveitar de uma possível fraqueza da outra empresa e ganhar visibilidade. Obviamente, nem tudo são flores. As grandes reclamações acerca do Mercado LATAM são referentes, majoritariamente, ao preço. As tarifas pagas na Azul são superiores às da LATAM, e fica a dúvida para o consumidor de qual é a melhor companhia para se escolher. No entanto, a Azul se sobressaiu com uma ação simples que agradou o público e mostrou o seu diferencial. Eles aplicaram o painel no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Curitiba, impactando muitos passageiros e se aproveitando do momento desfavorável da LATAM. Isso mostra como o marketing pode efetivamente colaborar com as marcas e, dessa vez, o consumidor ganhou vantagens com a Azul e, quem sabe, o ato seja positivo para a companhia, se tornando uma marca memorável para o consumidor.
Mas, lembre-se: uma ação de marketing só será efetiva se o que você prometeu está realmente sendo cumprido.
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