“O gerente ficou maluco!” era uma frase possível de se dizer há 10 anos.
Há uma década, não estávamos em tempos de crise e o consumidor estava muito mais apto a comprar. Se colocarmos essa frase no contexto atual do mercado mundial, ela se tornou equivocada e (quase) impossível de ser dita. Não que descontos e promoções não sejam possíveis, eles são necessárias para a economia rodar. A grande questão em jogo é o modo como isso é comunicado e chega ao consumidor.
Consumidores de uma década atrás eram muito menos exigentes, pois as opções de produtos e a quantidade de informações sobre eles eram bem menores. Peguemos, por exemplo, uma loja de roupa tradicional. A marca anunciava seus produtos em canais de TV, revistas, rádio, todos os meios que considerasse válido. Assim, o consumidor era bombardeado com informações, já que todas as marcas de roupa faziam a mesma coisa. Desse modo, loja não sabia se quem estava vendo seu anúncio era se público-alvo de fato, ou simplesmente não possuía interesse naquele produto.
Dez anos se passaram e aqui estamos em uma nova década. Essa mesma marca, hoje, utiliza outra estratégia para chegar em seus futuros clientes e também nos já “estabilizados”. Ela não o bombardeia com informações que podem ser desnecessárias ou irrelevantes. Ela prefere deixar o cliente chegar até ela. Certo, mas como? Não que os anúncios de rádio e TV tenham acabado, mas a empresa percebeu que é possível e muito mais vantajoso que o cliente vá atrás dos produtos da empresa. Vamos dar um exemplo:
O verão está chegando. Automaticamente a procura por roupas da estação começa a aumentar. Portanto, a empresa começa a criar conteúdo relevante que remeta à moda dessa época do ano, com textos intitulados “Tendências para o verão 2018”, por exemplo. Algum tempo depois, outro conteúdo sobre roupas de banho é postado em seu site. Até o momento em que a marca lança, por meio do site, o seu look de verão 2018.
Agora vamos para o lado do cliente. É uma mulher, dos seus 30 e poucos anos que procura um biquíni novo para usar na praia nesse ano. O conteúdo é pesquisado por ela, por meio de informações: o que vai ser usado, qual vai ser a moda e assim por diante. Até que um belo dia, ela resolve dar uma olhadinha no catálogo de primavera verão. E não é que ela achou exatamente o tipo de biquíni que estava procurando?
A marca não precisou gritar para ela dizendo “compre meu biquíni!”. Ela optou por comprá-lo por conta do conteúdo que aquela marca carrega, que atraiu ela através de pesquisa sobre o produto que ela pretendia comprar.
Inbound Marketing
Essa história serviu pra você entender, na prática, o que é Inbound Marketing – ou Marketing de Conteúdo. Mas e na teoria? Podemos definir esse conceito como o conjunto de estratégias que procuram atrair voluntariamente clientes potenciais e transforma-los em leads. Voltando para nossa historinha, a moça sabia que queria uma roupa de banho da moda atual. Ela não sabia qual era a moda ou o que estava em alta. Então, a marca produziu um conteúdo de qualidade referente a esses aspectos que ela buscava. Ela consumiu todo esse conteúdo, o que gerou uma alta influência na hora da compra. Viu só? Ela não precisou ser bombardeada com informações. Por meio de pesquisas do interesse dela, ela chegou até a marca e efetuou a compra.
Mas, para que serve?
A diferença entre o online e o offline está cada vez mais tênue, e isso só tende a se estreitar. Por isso, toda empresa pode usar a metodologia do Inbound Marketing: ele aproxima o cliente da marca, traz novos clientes e consolida uma identidade. É possível adaptar e implementar em qualquer negócio, utilizando conteúdos relevantes e a persona adequada para aquela marca.
No marketing de conteúdo, o setor de marketing da empresa é vista como um investimento e não um gasto. O motivo para essa elevação do departamento é que todas as ações desse método podem ser medidas. É possível saber o número exato de pessoas que visualizaram, converteram ou compraram, por meio de ferramentas de análise. Ou seja, sabendo de tudo que está ou não funcionando é viável otimizar as campanhas para que tenham melhores resultados. E é por isso que as empresas mais inovadoras do mercado têm investido radicalmente no marketing de conteúdo.
Em resumo, o Inbound Marketing serve para:
- Aumentar sua visibilidade;
- Manter contato constante com seus clientes e potenciais clientes;
- Diminuir o custo de conquista de novos clientes;
- Gerar conteúdos de qualidade para seu público;
- Criar conteúdos relevantes para seus clientes e prospects;
- Engajar sua audiência;
- Otimizar o processo de vendas.
O método Inbound Marketing
Veja como funciona o processo de Inbound Marketing que é dividido em cinco etapas:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Vender;
- Analisar.
Essas 5 etapas se complementam de modo inteligente e lógico, que visa o sucesso da sua empresa. E como toda estratégia, ela leva certo tempo para trazer resultados, mas isso você pode ler no nosso texto: Qual o tempo para ver resultados em estratégias de marketing de conteúdo?
Por que você não pode ficar fora dessa?
Economicamente, porque o Inbound Marketing é 62% mais barato que o método tradicional. Mas essa metodologia não traz vantagens só econômicas: ela cria conteúdo para sua marca e a aproxima do consumidor. Não satisfeita com tudo isso, ela ainda facilita a aproximação de novos clientes, que geram novos leads e possíveis vendas.
Viu como é possível aumentar as vendas, engajar seu público e ainda ganhar mais seguidores, fãs e o mais importante, vender mais.
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