Segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo, 70% dos consumidores brasileiros vão continuar usando mais a internet do que as lojas físicas para comprar no próximo ano. Com base nessa informação, a Mercado Binário conta o que o seu e-commerce precisa para vender mais.
O grande número de novas lojas virtuais em 2020, aproximadamente 160 mil de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), deixou o mercado ainda mais competitivo, fazendo com que empresas de diferentes portes e segmentos fiquem atentas às tendências e oportunidades.
Sempre atualizados sobre as tendências e comportamentos do marketing digital, nossos especialistas trouxeram dicas relevantes para o seu negócio alcançar resultados satisfatórios e chegar a outro nível.
Experiência phygital
Como o nome já indica, phygital é o conceito para a fusão entre os ambientes físicos e digitais, um fenômeno que impactou o comportamento do consumidor e as estratégias de marketing adotadas pelas empresas para venderem seus produtos e serviços.
Nesse novo cenário, há dois fluxos na jornada do cliente até chegar na tomada de decisão da compra:
1 – pesquisa pelo produto ou serviço ocorre no meio digital, mas a compra é feita na loja física;
2 – pesquisa ocorre na loja física e a compra é feita no ambiente virtual.
O estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, feito pela bornlogic e a Opinion Box, aponta que 74% dos entrevistados já pesquisaram um produto desejado na internet e efetuaram a compra final na loja física.
Já o caminho inverso, em que o consumidor avalia e experimenta o produto na loja física para comprar no ambiente virtual, acontece com mais frequência e soma 84% dos entrevistados.
Em ambos os casos, o atendimento dado para o cliente continua sendo um dos fatores decisivos para a compra e mantém o vendedor como um dos protagonistas desse novo conceito de consumo.
Atendimento automatizado e vendedor digitalizado
E já que falamos sobre a importância do atendimento no processo de compra, outras duas tendências que se apresentam são o atendimento automatizado e o vendedor digitalizado.
A primeira tem sido adotada cada vez mais pelas marcas e diz respeito ao uso de chatboots como uma solução rápida e efetiva para eventuais problemas e dúvidas que o cliente possa ter. Além disso, esse tipo de atendimento automatizado diminui a demanda dos colaboradores da empresa e funciona 24 horas por dia.
Por sua vez, o vendedor digitalizado se enquadra em uma modalidade ainda pouco comum no Brasil chamada Conversation Commerce. Basicamente, esse tipo de atendimento consiste na utilização de aplicativos de conversas para alavancar o digital commerce e gerar leads.
O objetivo principal desse modelo, que já vem sendo adotado em outras regiões como a Ásia, é gerar pedidos e nutrir relacionamentos, permitindo ao consumidor finalizar suas compras por uma conversa. Além disso, o vendedor ganha mais autonomia e empoderamento para persuadir o consumidor e fechar novas vendas fora da loja física.
M-Commerce
Você pode não saber qual o conceito de M-Commerce, mas com certeza é um dos milhares de usuários dessa categoria de vendas, porque ela se refere às transações realizadas por dispositivos móveis.
Em pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time Opinion Box 91% dos consumidores já compraram pelo celular, tablet ou algum outro tipo de dispositivo móvel. Por isso, é fundamental que o seu site seja responsivo para se adaptar às diferentes telas e versões disponíveis de mobiles.
Realidade Virtual
O investimento nessa tecnologia é a melhor estratégia para o seu e-commerce vender mais, reduzir o índice de trocas e devoluções, aumentar as conversões e fidelizar o cliente. Um levantamento do BigCommerce, indicou que 35% dos consumidores afirmam que se pudessem experimentar o produto antes, fariam muito mais compras pela internet.
Pesquisas por voz
Entre as exigências do consumidor, estão a praticidade e agilidade na hora de buscar um produto ou serviço no Google. Por isso, o ‘’voice commerce’’ tem conquistado os usuários.
Para atingir bons resultados, a estratégia SEO precisa ser alinhada para ‘’pesquisa de voz’’ e a ‘’forma escrita’’, cada um delas feitas de formas diferentes, para atender de maneira assertiva as necessidades do cliente.
Opções de pagamento
As formas de pagamento são um grande estímulo para o consumidor a efetuar a compra, e por esse motivo seu e-commerce precisa oferecer diversidade no pagamento.
As opções que serão mais usadas: Google play, Paypal, WhatsApp Pay, Pix, cartão de crédito, reconhecimento facial e pagamentos via códigos QR Code.
Entre todas essas opções de pagamentos, a preferida dos consumidores no próximo ano será o PIX. Implemente esse novo recurso é rápido, não tem muita burocracia para efetuar as transações e o dinheiro cai na conta na hora.
Foco na Experiência do Usuário
Como é possível perceber, as principais tendências para o e-commerce são voltadas para oferecer ao consumidor ferramentas que facilitem a sua experiência de compra, e complementem as estratégias planejadas pelas equipes de marketing e vendas.
Equipe especializada em estratégias de marketing digital
Para que as suas vendas aumentem cada vez mais e seu e-commerce esteja sempre atualizado em relação aos recursos tecnológicos e relação com o consumidor, é fundamental contar com uma equipe de profissionais, ou agência, especializada em marketing digital.
A Mercado Binário é uma agência completa que constrói experiências digitais com base em inteligência de negócios, proporcionando a pequenas, médias e grandes empresas um crescimento seguro com ações assertivas.
Entre em contato com nossos consultores e saiba como aumentar as suas vendas.