Por que migrar para o Google Analytics GA4 [vídeo]

O marketing digital é uma área em constante evolução, com novas estratégias e ferramentas sendo lançadas regularmente. Uma das mais valiosas é o Google Analytics, um serviço gratuito que permite acompanhar o tráfego, o comportamento dos usuários e outros dados importantes em seu site. O Google Analytics 4 (GA4), é uma atualização significativa que traz uma série de novos recursos e mudanças. Este post explora em profundidade o que é o GA4, como funciona e por que é crucial migrar para ele para melhorar a eficiência do seu e-commerce.

Índice

  1. Google Analytics: Um Retrospecto
  2. O que é o Google Analytics 4
  3. Como Funciona o GA4
  4. Importância da Migração para o GA4
  5. Como Migrar para o GA4

Google Analytics de G a GA4: Um Retrospecto

Desde 2005, quando lançado, o Google Analytics passou por várias melhorias para aprimorar o rastreamento de Sites e Aplicativos.

O primeiro avanço significativo foi a adaptação da ferramenta para outros aparelhos além dos computadores.

Com a disseminação de smartphones, tablets e smartwatches, a adaptação para essas interfaces teve que ser levada em conta, além dos comandos de busca por voz.

Foi nesse ambiente, onde as pessoas estão cada vez mais interconectadas através de diversos dispositivos, que a coleta de dados teve que ser reavaliada.

O Google Analytics permite criar uma variedade de análises de maneira extremamente intuitiva e abrangente.

Sua integração com outros serviços do Google, como o Ads e o Search Console, torna ainda mais fácil a rotina de quem rastreia suas páginas para obter bons rankings de pesquisa online. A melhor parte é que os usuários recebem esses serviços de integração gratuitamente.

O Google Analytics permite criar uma variedade de análises de maneira extremamente intuitiva e abrangente.

Sua integração com outros serviços do Google, como o Ads e o Search Console, torna ainda mais fácil a rotina de quem rastreia suas páginas para obter bons rankings de pesquisa online. A melhor parte é que os usuários recebem esses serviços de integração gratuitamente.

Durante o primeiro ano da pandemia, quando a maneira como nos conectamos uns com os outros foi intensificada pelo uso de aplicativos de videochamadas e mensagens de texto, o Google Analytics 4 (GA4) foi lançado.

Junto com o anúncio feito pelo Google, foi revelado que, em julho de 2023, o Google Analytics Universal não estará mais disponível.

O Universal Analytics, diferente do GA4, permite a análise de sites, excluindo os aplicativos. É o Google Analytics for Firebase que atualmente provê a análise de aplicativos.

Os relatórios desta versão do Analytics incluem informações sobre tráfego, de onde os acessos estão vindo, canais que direcionam esses cliques e outras informações em tempo real.

No entanto, o foco deste artigo é diferente. Nosso objetivo é explicar o que é o Google Analytics 4 e as principais mudanças que ele trará.

O que é o Google Analytics 4

O Google Analytics 4 é a atualização mais recente do Analytics, que trará mais recursos para análise de dados relevantes sobre os usuários e, consequentemente, mais relatórios úteis para o e-commerce.

De acordo com o próprio Google, o GA4 é uma nova propriedade criada para o futuro das medições de resultados.

Com o Google Analytics 4, as informações de diferentes canais serão cruzadas e agregadas, proporcionando uma visão completa de toda a jornada do cliente.

Para isso, as restrições estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) serão cumpridas, o que significa, na prática, que o GA4 não usará cookies de navegação para mapear os acessos dos usuários.

Assista aoe fique por dentro das mudanças do GA4

Como o GA4 funciona

Os profissionais que lidam diretamente com o Google Analytics sabem que o desempenho de uma campanha pode ser avaliado de acordo com o número de cliques.

No entanto, essa métrica mudará com o GA4.

A jornada do cliente será considerada de maneira mais completa, que prioriza muito mais o engajamento.

Cada canal deverá ser analisado e medido de acordo com suas especificidades.

O GA4, ao contrário do Google Analytics Universal – que utiliza dados obtidos por meio de números de visualizações de páginas da web – levará em consideração também as necessidades multicanal, aumentando assim as possibilidades de melhorar a análise de dados.

De acordo com o que o próprio Google divulgou, com a ferramenta será possível:

Coletar dados de sites e aplicativos para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente; Utilizar dados baseados em eventos em vez de sessões; Incluir controles de privacidade, como medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão; Fornecer recursos preditivos que orientam sem modelos complexos Integrações diretas com plataformas de mídia auxiliam a impulsionar ações no seu site ou aplicativo.

Os dados coletados pelo GA4 serão baseados em eventos, e não mais em hits, como acontecia no Universal Analytics.

Esses eventos são as atividades que os usuários realizam no site ou aplicativos, como quando clicamos no menu, rolamos a página para baixo ou clicamos em um botão.

O Google sugere que para e-commerce, é necessário definir eventos específicos para medir comportamentos relevantes para a geração de relatórios, como:

Purchase: quando alguém conclui uma compra; Add to cart: quando itens são adicionados ao carrinho; Begin checkout: quando o usuário começa a etapa de finalizar uma compra; View item: quando um produto é visualizado. A importância de migrar para o Google Analytics 4

Importância da Migração para o GA4

A partir de julho de 2023, a versão Universal do Analytics não recebe mais dados e, consequentemente, não pode mais gerar relatórios após esta data.

Por isso, a migração para o GA4 deve ser realizada para que o seu site ou e-commerce continue a mensurar os dados.

Como fazer a migração para o GA4

Você pode criar uma nova conta no Google Analytics caso ainda não tenha uma conta ou não tenha mais acesso a conta antiga. Para a migração do Google Analíticas para o GA4 é necessário uma nova tag do site, algumas implementações ainda poderão ser usadas, como o Google Tag Manager.

O Google preparou um tutorial completo para ser seguido na implementação.

Nós da Mercado Binário podemos ajudá-lo no processo de migração

Embora o Google tenha publicado materiais que podem ser úteis na migração, existem configurações de eventos que são muito manuais e precisam de algum conhecimento técnico. Estas boas práticas que devem ser seguidas podem ser melhor executadas por profissionais especializados.

Nossa equipe está preparada para essas mudanças e estamos à disposição para garantir que este procedimento relacionado ao GA4 não afete negativamente o seu e-commerce.

Entre em contato

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter