Como criar um curso online: passo a passo para o sucesso
Com o crescimento da internet, a educação está mais acessível a todos. Para quem tem conhecimento sobre alguma área que possa ensinar aos demais, criar um EAD pode ser um ótimo caminho. Assim, você aproveita a oportunidade para distribuir seu conteúdo por um meio que permite alcançar grandes resultados. Nesse sentido, é importante saber como criar um site, fazer um planejamento adequado, estruturar bons roteiros e investir em canais adequados para divulgar seus materiais e conquistar diversos clientes. Se você quer aprender como desenvolver seu curso online, vale a pena continuar a leitura e aplicar todos os passos que apresentaremos.
1. Entenda o que você tem a ensinar
O primeiro passo para criar um curso de sucesso é identificar quais as suas habilidades e como elas podem sanar alguma dor ou produzir benefícios aos seus clientes. As aulas no ambiente online não estão mais restritas aos conteúdos acadêmicos, como acontecia há algum tempo. Hoje, você pode encontrar cursos completos sobre educação dos filhos, introdução alimentar para crianças, orientação de receitas saudáveis e diversos materiais que servem ao objetivo de atender a inúmeras necessidades.
Assim, se você adquiriu algum conhecimento e tem pessoas que precisam dele para seguir, é possível criar um curso e disponibilizá-lo ao mercado. Entretanto, é importante não fazer nenhuma avaliação leviana sobre suas habilidades, ensinando sobre temas de que não tem domínio. Isso significa que o assunto do seu curso deve alinhar seus conhecimentos com uma necessidade observada do seu segmento. Desse modo, há maior probabilidade de sucesso e de ótimos resultados financeiros.
2. Conheça o processo de criação
Desenvolver um curso EAD exige uma boa compreensão de todo o processo de criação que ele envolve. Existem diversas etapas, desde o planejamento até a finalização do curso. Entender quais são as demandas de seu público e como seu material pode atendê-las é essencial para criar um bom cronograma e estruturar todo o trabalho.
Assim, você consegue identificar se será um curso de curta ou longa duração, se haverá aulas gravadas ou ao vivo, se terá outros materiais fornecidos, além de diversos detalhes sobre o projeto. Caso você defina que é relevante criar um curso longo, com pelo menos 60 horas de aula, por exemplo, é necessário incorporar todo esse trabalho no processo de criação.
Nessa etapa, também é importante definir se necessita de um estúdio profissional, se a gravação será feita em casa, qual a equipe mínima viável e demais aspectos referentes à pré-produção.
3. Faça um planejamento
Com tema definido, público delimitado e processo de criação em mãos, é hora de seguir para o planejamento. Nesse momento, você pode colocar todas as ideias no papel e estabelecer prazos para cada fase. Uma boa maneira de manter o foco no curso é por meio de um cronograma bem definido. Como existe um encadeamento de atividades, você tem mais incentivos para cumprir os prazos que determinou.
Aqui, também vale dedicar um tempo ao planejamento financeiro. Se a ideia é criar um curso com um estilo mais profissional, provavelmente, haverá custos com equipe, estúdio, distribuição, Marketing Digital e demais recursos que conseguem contribuir para o seu lançamento. Canais de distribuição, suporte, plataforma de vendas e atendimento ao público podem ser estabelecidos nesse momento, aliviando a pressão sobre esse tipo de detalhe quando o curso já estiver pronto.
4. Estabeleça os objetivos esperados
Ao criar metas e traçar objetivos do seu curso, é possível estabelecer uma linha de chegada para alcançar. Isso não significa que você vai definir metas milionárias para seus primeiros lançamentos, mas é importante um pouco de ambição para manter sua motivação em alta.
Desse modo, uma dica valiosa é não esperar demais para colocar seu material no mercado. Quanto mais tempo levar para lançar, maiores serão os resultados esperados. Isso faz com que a ansiedade seja alta e haja preocupação em relação às metas. Por isso, vale criar um curso em uma versão enxuta e levar ao público para eles poderem identificar os pontos de melhorias e ajustes no produto.
Essa estratégia traz um grande alívio para a pressão quanto ao desempenho do material diante de sua audiência. Além disso, a correção de pontos fracos e o reforço dos fortes torna seu produto versátil e capaz de atender às mudanças do mercado.
5. Defina o perfil do aluno
Se tentar criar um produto para satisfazer diversas pessoas, provavelmente, você não atenderá de forma certeira nenhuma delas. A objetividade pode transformar um curso vago e raso em um material de valor e que resolva um problema real.
Imagine, por exemplo, que você tenha alguma formação em matemática e queira explorar esse conhecimento ao criar cursos EAD. Se oferecer um curso genérico desse tema para o Enem, por exemplo, é possível que ele não tenha um grande resultado. Já se você ensinar para o vestibular de uma instituição de ensino superior, haverá menos concorrência, e o público receberá um material focado em uma única universidade.
Isso é possível, pois você não buscou todos os alunos do Brasil, mas em vez disso, concentrou-se apenas em um número delimitado de estudantes. Essa definição do perfil de aluno pode ser útil a qualquer nicho e ajuda a encarar menos barreiras quanto à entrada do curso no mercado.
6. Crie a estrutura do curso online
Essa é a última fase da pré-produção. Nela, você incorpora todo o estudo de mercado, de público e de materiais úteis para seu lançamento. Na definição dos temas abordados, vale perguntar à audiência sobre qual a sua necessidade. Esse tipo de pesquisa pode ser feito por enquetes nas redes sociais, por questionários do Google ou por meio das interações diretas com o público.
Assim, o curso incorpora elementos considerados importantes para as pessoas, agregando ainda mais valor na sua entrega. Um detalhe importante é sobre o alinhamento do curso com o seu preço. Se você não sabe ao certo como precificar, converse com outros profissionais e confira os valores da concorrência. Por meio desses dados, você consegue alinhar com segurança um valor justo para o seu material, e desenvolve uma estrutura adequada na intenção de criar uma oferta irresistível.
7. Desenvolva a produção de conteúdo
Oferecer bons conteúdos é essencial para desenvolver o seu curso online. Por meio de materiais de qualidade, você consegue atrair mais pessoas para sua audiência e, consequentemente, ter um maior número de leads para disponibilizar a sua solução.
É possível oferecer conteúdos de feed de Instagram, caprichar nos Reels com um pouco do que é visto no material pago, disponibilizar e-books que ajudem os indivíduos com suas dores e investir em blogsposts para atrair gente por intermédio do Google. Dessa forma, você assegura uma boa captação de pessoas para fazer o lançamento, além de auxiliar a resolver os problemas da sua persona.
Portanto, capriche no Marketing de Conteúdo e tenha sucesso no desenvolvimento do seu curso online.
8. Estruture o roteiro de vídeo
Ter um roteiro dos seus vídeos e do curso na totalidade assegura maior organização e facilita na gravação dos conteúdos. Por exemplo, por meio desse esboço, você sabe qual é a sequência lógica ideal para apresentar o tema aos alunos. Também é relevante estabelecer o que é importante para o assunto que você está ensinando.
Dessa forma, fica
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