Comunicação Estratégica: O que é e como efetivá-la no ambiente corporativo
A comunicação estratégica consiste em compartilhar informações corretas, por meio de canais adequados e no momento mais oportuno, atendendo aos objetivos organizacionais e de comunicação específicos para o planejamento estratégico da empresa, seja de vendas, seja de marketing. Neste artigo, vamos abordar como definir uma comunicação estratégica, seus pilares, sua importância e como implementá-la nas empresas.
Afinal, como definir uma comunicação estratégica?
Para que a comunicação seja estratégica, é necessário que ela aconteça no momento certo e por meio dos canais mais adequados. Além disso, o processo de comunicação deve compartilhar informações verdadeiras e de valor para o negócio. Por exemplo, em casos de eventos imprevisíveis com grande capacidade de influenciar negativamente a credibilidade e a imagem da empresa, como uma explosão ou derramamento de material tóxico no ambiente durante o processo produtivo, a comunicação estratégica será decisiva. Ela vai mitigar problemas que prejudiquem a imagem da empresa, conduzindo da melhor forma as informações para a sociedade com planejamento e análise profunda da situação, influenciando diretamente a percepção de compromisso da empresa com a verdade e melhorando a opinião pública e a reputação da organização perante a sociedade.
A comunicação estratégica também pode ser usada para integrar grupos e opiniões semelhantes, influenciar políticas públicas mais vantajosas ou promover uma agenda. Em todos esses casos, a competência é usada para alcançar um objetivo, não necessariamente associado à promoção ou venda de bens e serviços. Logo, a comunicação estratégica também é usada para garantir outras vantagens que não estão diretamente relacionadas à rentabilidade e ao lucro nas empresas, sendo decisiva para mitigar problemas ou viabilizar situações em que a organização será beneficiada indiretamente, por meio de uma diferenciação, por exemplo.
Comunicação estratégica também é ter um plano, e não necessariamente reagir ou responder a uma situação. Dessa forma, ela ainda contribui para a construção de uma reputação corporativa, já que pode incluir boas práticas de branding e de marketing, que ajudam a melhorar a opinião do público sobre a marca, posicionar a empresa em um cenário competitivo e até alcançar novos mercados.
Quais são os pilares da comunicação estratégica?
Para que a comunicação estratégica aconteça, efetivamente, é preciso viabilizar algumas características:
- Consistência: como o desenvolvimento e uso pleno dessa competência envolve muito planejamento, esforços contínuos e o compartilhamento de mensagens consistentes, é muito importante que a comunicação estratégica tenha consistência.
- Exatidão: as comunicações estratégicas acontecem de forma afirmativa.
- Adequação: o processo exige que as mensagens sejam direcionadas para a pessoa certa e no momento mais oportuno. Isso requer o conhecimento profundo do público e do momento em que ele está em sua jornada de conhecimento da marca.
- Mobilização: a comunicação estratégica tem poder de mudança, por isso, pode ser usada para mobilizar a sociedade em razão de objetivos comuns, relacionados aos eixos econômico, político e social, de forma a promover melhorias em todas as três áreas.
- Objetividade: a comunicação estratégica também precisa ser baseada em metas e objetivos claros.
- Mensurável: assim como qualquer ferramenta de gestão, a comunicação estratégica também precisa ser mensurável. Para isso, é importante definir as metas e os indicadores que ajudarão a acompanhar os resultados de cada processo de comunicação.
Qual é a importância da comunicação estratégica?
A comunicação estratégica é importante por diversos motivos:
- Distribuição eficaz de informações: permite que as informações importantes sejam transmitidas às pessoas certas, por meio de canais mais eficientes, aumentando a eficácia da força de trabalho e garantindo que os processos sejam realizados adequadamente, sem erros ou retrabalhos.
- Padronização da comunicação: melhora a inteligibilidade das informações, viabiliza consistência no ambiente de trabalho e evita ambiguidade no processamento de dados, otimizando o fluxo de dados, tornando-os mais acessíveis e disponíveis, sem prejudicar requisitos indispensáveis para uma gestão de informação adequada, como a confidencialidade e a integridade.
- Otimização da imagem da empresa: tem o poder de melhorar a imagem da empresa, mostrando-a sempre de forma favorável, destacando as potencialidades do negócio, em detrimento dos erros e fraquezas.
- Motivação: ampara a motivação no ambiente de trabalho, garantindo que as informações sejam compartilhadas igualmente e regularmente por toda a organização, criando um senso de transparência e pertencimento, que aumentam a confiança das pessoas pela marca e, consequentemente, a sua motivação em trabalhar.
Como fazer uma comunicação estratégica nas empresas?
Para criar estratégias de comunicação eficazes nas empresas, primeiramente, é necessário identificar e compreender os desafios que abrangem os processos e podem afetar esse compartilhamento de informações. Nessa etapa inicial, é imprescindível identificar diferenças culturais que eventualmente se tornem um empecilho para a transmissão de dados. Compreender os colaboradores também é parte essencial para efetivar esse planejamento, pois isso permitirá que você transmita as informações com base na facilidade de acesso desse agente e no seu modo de comunicação preferencial. Defina metas, que são fundamentais para a eficácia e o sucesso de uma estratégia de comunicação. Além disso, determine KPIs para mensurar o sucesso da estratégia.
Para implementar a comunicação estratégica nas empresas, disponibilize uma plataforma de comunicação com abordagem multicanal, que favoreça e automatize esse processo. O uso de tecnologia é essencial. Por exemplo, empresas estabelecidas em diferentes unidades de negócio não têm um fluxo de informações adequado sem um software em nuvem. Uma comunicação estratégica eficiente pressupõe o compartilhamento de informações de valor. Para isso, mantenha uma boa base de profissionais capazes de captar as demandas de informações de todas as pessoas que participam de suas operações e oferecer conteúdos que adicionem valor ao seu plano de comunicação.
A comunicação estratégica deve ser um processo contínuo, que requer esforços e planejamento constante. Com ela, é possível atingir objetivos específicos da empresa, melhorar a imagem da marca, aumentar a motivação dos colaboradores e otimizar a distribuição de informações importantes. Por isso, investir nessa competência é essencial para o sucesso das empresas nos dias de hoje.
Conclusão
A comunicação estratégica é fundamental para o sucesso das empresas nos dias de hoje. Ela permite a distribuição eficaz de informações, padronização da comunicação, otimização da imagem da empresa e motivação dos colaboradores. Para implementá-la nas empresas, é necessário identificar e compreender os desafios que abrangem os processos e podem afetar esse compartilhamento de informações, definir metas e KPIs para mensurar o sucesso da estratégia e disponibilizar uma plataforma de comunicação com abordagem multicanal. A comunicação estratégica deve ser um processo contínuo, que requer esforços e planejamento constante.
Lembre-se de que a comunicação estratégica é uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos específicos da empresa, melhorar a imagem da marca e aumentar a motivação dos colaboradores. Por isso, invista nessa competência e garanta o sucesso da sua empresa.
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