Realidade virtual no varejo: como a tecnologia pode transformar a experiência de compra.

O poder da realidade virtual no varejo

A realidade virtual é uma ferramenta que tem sido muito utilizada na área de entretenimento, em jogos, por exemplo. Essa tecnologia oferece uma experiência imersiva que permite que as pessoas interajam com simulações 3D, em vez de somente assistirem a vídeos em uma tela. Esse mecanismo estimula os sentidos do ser humano, como visão, audição, tato e olfato, o que torna a experiência mais real e intensa.

Além do entretenimento, a realidade virtual tem impactado diversos setores da economia e tem sido vista como uma grande aliada para modificar a experiência e melhorar os resultados no segmento varejista. Com essa tecnologia, a experiência de compra pode se tornar mais prática, eficiente e segura.

O varejo e a realidade virtual

Muitas pessoas pensam em videogames quando se fala em realidade virtual, mas a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para impulsionar vendas no varejo. Por meio dela, os consumidores podem se comunicar com as lojas dentro do ambiente virtual, selecionar e escolher produtos, e interagir com eles para testá-los antes de finalizar a compra online.

Os varejistas estão reconhecendo a realidade virtual como uma ferramenta transformadora, capaz de aumentar a competitividade, além de elevar o engajamento e melhorar a experiência de compra do seu público consumidor. O uso da realidade virtual no varejo pode ser uma grande oportunidade para as empresas ganharem competitividade no mercado.

Expectativas para o uso da realidade virtual no varejo

O varejo é visto como um ambiente favorável para a implementação de soluções de realidade virtual. A tecnologia tende a ser usada para fortalecer a imagem das marcas, associando-as a qualidade, bom atendimento e amplo leque de compra. Além disso, ela ajuda a remodelar o setor de vendas, fazendo com que se adéque e permaneça moderno.

Segundo a ABI Research, o valor das vendas do head-mounted displays (HMDs) — equipamento para realidade virtual — deve aumentar de 27,5 milhões de dólares de 2018 para mais 52 milhões de dólares em 2020. A aplicação tecnologia no varejo e setores de marketing pode gerar cerca de 1.8 bilhões de dólares até 2022. Para a Statista, o uso da ferramenta tende a crescer 300% entre 2020 e 2025.

Como o setor se beneficia

A realidade virtual proporciona uma experiência de imersão ao consumidor, fazendo com que haja um contato aprofundado com a marca e os seus produtos, independentemente do local em que ele esteja. Assim, o cliente pode visualizar os detalhes do item sem sair de casa.

Ao implementar a realidade virtual, as lojas virtuais se tornam quase reais, afinal, podem criar ambientes personalizados de acordo com as características do seu público consumidor, para que ele possa visualizar, experimentar e avaliar o produto antes de efetuar a compra. A tecnologia também ajuda a aumentar a satisfação do cliente, reduzindo o retorno das mercadorias para troca e possibilitando decisões mais acertadas.

A coleta de dados sobre o comportamento do público é outra vantagem da realidade virtual. Com base nas informações sobre os movimentos dos usuários, itens visualizados e modelos testados, a loja consegue elaborar estratégias mais eficientes para abordar um potencial cliente.

Exemplos de empresas que já têm estratégias de realidade virtual

Empresas nacionais e internacionais já apostam na realidade virtual para modernizar a experiência de compra. O Walmart, por exemplo, patrocinou o AR Jurassic World, utilizando a realidade virtual para a exploração de produtos ou marcas usando um jogo ligado ao filme dos dinossauros. A IKEA permite que os clientes visualizem o cômodo projetado antes de instalar os móveis na sua casa. O Alibaba oferece ferramentas de realidade virtual para que os internautas da plataforma andem pelos corredores das lojas virtuais para conferir a variedade de itens. O Boticário preparou um site especial para que os clientes interessados nos produtos lançados fizessem um tour virtual pela loja.

Conclusão

A realidade virtual é uma ferramenta que pode revolucionar o varejo. Ela permite uma experiência de compra mais imersiva, personalizada e segura, além de possibilitar a coleta de dados sobre o comportamento do público. As empresas que adotarem essa tecnologia terão um grande diferencial competitivo no mercado.

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