BIA: A nova assistente virtual do Bradesco para atendimento personalizado

Inteligência artificial é o novo investimento do Banco Bradesco

Com a chegada da Siri, da Apple, e da Cortana, da Microsoft, as assistentes virtuais digitais se tornaram populares. No entanto, se você é usuário do Android, provavelmente já está acostumado com a frase “ok, Google!”, que faz parte do Google Now. Na última semana, o Banco Bradesco disponibilizou para todos os seus clientes a BIA (Bradesco Inteligência Artificial). Com o objetivo de aprender com cada pergunta, a assistente virtual foi apresentada em uma campanha que mostrava as possibilidades da inteligência artificial nativa do aplicativo.

O que é a BIA?

A BIA é um chatbot, ou seja, uma inteligência artificial do banco Bradesco que foi criada para oferecer atendimento imediato aos clientes. Desenvolvida em parceria com a IBM, a plataforma utiliza a computação cognitiva Watson. A ideia é que a BIA possa solucionar dúvidas e problemas comuns dos clientes de forma natural e intuitiva, facilitando o uso 24 horas por dia, sete dias por semana. Anteriormente, a solução estava disponível apenas para os clientes do Bradesco Prime, mas agora todos que possuem ou desejam abrir uma conta no banco podem utilizar a BIA.

Como a BIA funciona?

A assistente virtual do aplicativo Bradesco funciona por meio da computação cognitiva, de forma simples e intuitiva. Para interagir com a BIA, basta que o usuário faça perguntas e forneça informações sobre sua vida financeira. Após acessar o aplicativo, um campo de busca aparecerá solicitando que o cliente digite ou fale com a BIA. Por meio da computação cognitiva, o usuário interage com a BIA para que ela aprenda quais são suas necessidades e consiga até mesmo antecipá-las. O processo de aprendizado e interação ocorre em tempo real e de forma mútua. Quanto mais informações o cliente passar para a BIA, mais ela saberá sobre ele e conseguirá antecipar seus desejos.

O que é possível fazer com a BIA?

Por meio do chatbot é possível tirar dúvidas, como saber a cotação do dólar, ou até mesmo realizar serviços transacionais, como pagamento de contas via boleto, transferências bancárias, verificar extratos, faturas pendentes, entre outras possibilidades.

Como tudo começou?

O projeto em parceria com a IBM começou em 2014 e a implementação efetiva da primeira etapa ocorreu em 2016. Foram envolvidos colaboradores do banco em mais de 8.000 agências espalhadas por todo o Brasil. Antes de ser disponibilizada para todos os clientes, a BIA já estava sendo testada há mais de um ano pelos funcionários das agências do banco, tirando dúvidas pontuais sobre os produtos e serviços oferecidos.

Transformação digital no Bradesco

O Banco Bradesco foi pioneiro em possibilitar um serviço até pouco tempo improvável de ser feito pelo celular: o depósito de cheques. Com um procedimento bastante simples, basta que o cliente capture a imagem do cheque no app e envie para sua própria conta. O ecossistema de relacionamento com o cliente do Bradesco conta atualmente com aplicativo, autoatendimento, redes sociais, contact center, entre outros. Tudo isso, possibilita que grande parte das operações bancárias dos clientes sejam feitas por meio da internet.

Além disso, o Banco possibilita uma integração da BIA ao WhatsApp, aplicativo de comunicação mais usado pelos brasileiros, aumentando a oferta de canais de interações do banco. A maior aposta do Banco é o novo braço da marca, o Next, lançado em outubro de 2017 para concorrer diretamente com as fintechs. O banco Next nasceu 100% digital e oferece possibilidades bastante inusitadas ao público jovem adulto, foco da marca, que hoje já somam mais de 80 mil clientes.

Conclusão

A BIA é mais uma prova de que a transformação digital bancária já é uma realidade. O Banco Bradesco tem investido em parcerias com startups que pensam em soluções e tecnologias para o setor financeiro. Por meio da inovação, o banco tem trazido soluções que se adequam às necessidades dos clientes. A BIA é uma delas, que mostra como é possível inovar e trazer soluções que se adequem às necessidades dos clientes, sem deixar de lado a empatia artificial.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter