Como Definir o Preço de um Produto SaaS

O modelo de precificação de software como serviço (SaaS) certo ajudará você a atrair mais clientes e vender mais assinaturas, aumentando a receita recorrente mensal. No entanto, descobrir como precificar com precisão um produto SaaS pode ser difícil. Neste artigo, vamos dar uma olhada em várias estratégias de precificação de SaaS para que você possa encontrar aquela que se adapta às suas necessidades exclusivas de negócios.

O que é precificação de SaaS?

A precificação de SaaS é um modelo de precificação de software em que os clientes pagam por assinatura pelo uso de software online. Os mercados-alvo, os objetivos de receita e a estratégia de marketing do produto ou serviço influenciam os preços. Se a precificação for o fator determinante na compra de um produto SaaS, um modelo de precificação atraente pode ajudar.

Software como Serviço, ou SaaS, é um tipo de software hospedado online e distribuído aos clientes com um modelo de assinatura. O Sales Hub é SaaS, assim como o Google Analytics. Muito do sucesso de um produto SaaS depende de um modelo de precificação inteligente. Dado isso, desenvolver um plano de precificação bem pensado é extremamente importante.

Por que a precificação de SaaS é importante?

Em última análise, um SaaS precificado com precisão faz duas coisas: fornece valor aos clientes e dá às empresas uma vantagem competitiva no mercado. É um equilíbrio delicado. Precificar seu produto muito alto pode fazer com que os clientes optem por não renovar a assinatura, mas você também precisa cobrar o suficiente para manter sua empresa em funcionamento (e esperançosamente em crescimento).

Em termos de fornecer valor aos clientes, é simples. Quando alguém compra um carro novo, seu objetivo é garantir que eles estejam pagando por algo que valha o custo. Empresas que procuram comprar software SaaS pensam da mesma maneira. Você quer que eles reflitam sobre sua decisão e digam que valeu a pena. Isso é conhecido como relação custo-valor. Se você escolher um modelo de precificação que forneça a melhor relação custo-valor, você será uma concorrência viável no mercado.

Como precificar um produto SaaS

Precificação baseada em custo
Precificação baseada em concorrência
Precificação de penetração
Precificação baseada em valor
Precificação freemium

Antes de decidir o preço real que você vai colocar em seu produto SaaS, você primeiro precisa escolher uma estratégia geral de precificação. Em seguida, você pode definir as taxas de SaaS para diferentes assinaturas e níveis. Você calculará suas despesas comerciais anuais e adicionará uma margem para gerar um determinado lucro (precificação baseada em custo)? Ou você vai olhar para a concorrência e basear seu preço de acordo com o deles (precificação baseada em concorrência)? Os resultados de uma boa estratégia de precificação de SaaS são claros. No entanto, chegar a esses preços pode vir de várias estratégias e modelos de precificação. Vamos dar uma olhada neles abaixo.

Estratégias de precificação de SaaS

1. Precificação baseada em custo
A precificação baseada em custo é uma estratégia básica de precificação. As organizações avaliam os custos totais associados à prestação de um serviço, como desenvolvimento de produtos e salários dos funcionários, e aumentam esse número em um determinado percentual para garantir que gerem um retorno sobre seus investimentos. Por exemplo, se custa $100 para projetar seu software, você pode vendê-lo por $125 para garantir que sempre obtenha um lucro de 25%.

2. Precificação baseada em concorrência
A precificação baseada em concorrência envolve usar os preços dos concorrentes como referência. Seu produto ou serviço é precificado acima, igual ou abaixo da concorrência. Esse modelo é uma estratégia valiosa para empresas que comercializam novos softwares SaaS. Seu serviço não está no mercado há tempo suficiente para os clientes atestarem seu valor, então você precisará de outra maneira de conquistar participação de mercado. O software também pode ser tão novo que você ainda precisa aprender todos os custos que incorrerá ao fornecer o serviço. Nesse caso, usar os pontos de preço de um concorrente pode ajudá-lo a determinar quais devem ser seus preços.

3. Precificação de penetração
A precificação de penetração é um tipo de estratégia de precificação promocional em que uma empresa reduz temporariamente seus preços para gerar demanda rapidamente. Geralmente é marcado por um período de tempo designado, que você pode ou não divulgar aos clientes. Por exemplo, você pode oferecer o produto pelo preço de introdução de $79 por seis meses e depois aumentar silenciosamente o preço. Ou você pode reduzir as taxas do seu produto em 50%, mas apenas para os primeiros 100 clientes. O prazo limitado pode fazer com que os clientes sintam que precisam tomar decisões rápidas, o que pode funcionar a seu favor, especialmente se seu preço rivalizar com os preços dos concorrentes.

4. Precificação baseada em valor
A precificação baseada em valor é quando produtos e serviços são precificados com base no quanto valor eles fornecerão ao público-alvo e quanto eles acham que vale a pena. Essa estratégia não se concentra nos custos da empresa ou nos preços dos concorrentes, mas no que o público-alvo deseja do software ou produto. Se os clientes estiverem dispostos a pagar pelo seu serviço porque entendem seu valor, você pode cobrar um prêmio e gerar mais receita. Esse modelo também permite a reavaliação do preço, caso você precise modificar ou atualizar seu serviço.

Conclusão

A precificação de SaaS é uma parte crucial do sucesso de um produto. Escolher a estratégia de precificação certa pode atrair mais clientes e aumentar a receita recorrente mensal. Existem várias estratégias de precificação de SaaS, como precificação baseada em custo, precificação baseada em concorrência, precificação de penetração e precificação baseada em valor. Cada uma tem suas vantagens e desafios, e é importante escolher a que melhor se adapta às necessidades exclusivas do seu negócio. Ao adotar uma estratégia de precificação eficaz, você estará no caminho certo para o sucesso no mercado de SaaS.

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