Em meio a tantas nomenclaturas e nomes novos, é comum haver confusão entre o que é uma IA, o que é uma empresa de IA e o que é um caso de uso de IA. É importante dividir os negócios de IA generativa para entender realmente o mercado.
Criadores de modelos fundamentais
No topo da cadeia estão as empresas que criam os modelos fundamentais. Estas empresas investem milhões, até bilhões, na criação de seus modelos. São poucas, altamente capacitadas e empregam as grandes mentes da área. O investimento para ter um modelo competitivo fica cada vez mais caro, o que fará com que menos empresas estejam neste nível. Casos de IA neste segmento são o lançamento do próprio modelo em si. A imagem abaixo representa a briga entre as maiores destas empresas nos últimos meses.
Empresas de customização
Logo abaixo temos as empresas que fazem customizações nos modelos base, sejam abertos ou fechados. Estas empresas já existem em maior quantidade e realizam o chamado fine-tuning dos modelos para determinadas ações ou atividades. A maioria dos casos de IA que você encontra são nestas linhas de negócio, onde a empresa fez uma customização de um modelo para algo específico. Na Mercado Binário, somos uma das primeiras empresas a atuar na customização de modelos para a área de marketing, e no Brasil temos diversas empresas atuando neste segmento.
Usuários de APIs e modelos prontos
Mais abaixo, temos as empresas que usam modelos prontos ou APIs para adicionar recursos de IA às suas soluções, como conectar uma API do GPT-4 ao seu chat para melhorar as respostas. Neste caso, a empresa não fez uma customização do modelo, mas aplicou o modelo já pronto e customizado de fábrica para sua necessidade. Este é um dos maiores usos e casos de IA que temos hoje no mercado, e é o segmento que mais vai crescer pela simplicidade de aplicação e uso de APIs que vão deixar sistemas simples mais inteligentes e resolver problemas das empresas e pessoas.
Usuários finais
Por último, temos a base de usuários que usam as ferramentas criadas pelos grupos anteriores. São a grande base da pirâmide que sustenta todo o mercado de IA. Para o usuário, o importante é que a solução de IA já customizada atenda à sua necessidade.
Geralmente, este grupo não cria casos de IA, mas sim casos de marketing, direito, medicina ou qualquer área em que a empresa esteja inserida e use a IA como ferramenta. É comum algumas pessoas confundirem casos de IA com casos que apenas usaram IA como ferramenta, mas na verdade, são casos de marketing ou da área, que usaram a IA como ferramenta.
É a mesma coisa que falar que você fez um caso de Photoshop, mas ninguém fala isso, você fala que foi um caso de marketing.
Todos os grupos são importantes para o mercado de IA generativa, mas é crucial delimitar as áreas, pois cada grupo tem sua preocupação e visão. É igualmente importante entender o mercado em que você está inserido.
E você, o que acha deste mercado? Deixe sua opinião abaixo.