O que é neuromarketing? Como ativar gatilhos mentais e vender mais

Em um cenário altamente saturado por estímulos e informações, conectar-se com o seu  público tornou-se um grande desafio para os empreendedores. Afinal, mais do que divulgar produtos ou serviços, é preciso compreender o comportamento do consumidor e adaptar a comunicação ao seu perfil.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre o neuromarketing, um campo que, com base em diversas pesquisas científicas, vem ajudando diversos profissionais de marketing e vendas a entenderem como funciona a mente do consumidor e quais métodos utilizar para aprimoração na sua comunicação e marca. 

 

Índice:

  • O que é neuromarketing?
  • Quais são os benefícios do neuromarketing?
  • Como combinar neuromarketing com gatilhos mentais
  • Um exemplo prático 
  • Emoção vende mais do que razão

 

O QUE É NEUROMARKETING? 

Vamos partir do início o que é a aplicação da neurociência ao marketing. É o estudo de como o cérebro humano reage a estímulos publicitários, visuais, textuais e sensoriais ao longo da sua jornada de compra. Por que isso importa? Porque, segundo estudos, mais de 90% das decisões de compra são inconscientes e emocionais, mesmo quando o consumidor acredita estar agindo racionalmente.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO NEUROMARKETING?

  1. Mensagens mais assertivas
  2. Aumento da taxa de conversão
  3. Melhor compreensão do comportamento do consumidor
  4. Personalização que gera conexão

COMO COMBINAR NEUROMARKETING COM GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro responde automaticamente, quando combinados com neuromarketing aumenta a possibilidade de conversão em venda. 

Conheça os principais gatilhos mentais, mais utilizados:

 

  • Escassez 
  • Urgência
  • Prova social 
  • Autoridade 
  • Reciprocidade

Escassez: transmitir a ideia de trazer algo limitado, que irá esgotar em instantes. 

Urgência: estimula a ação imediata, define um prazo para a ação do cliente. 

Prova social: reforça a confiança na marca, utilizada para compartilhar o feedback dos clientes.

Autoridade: transmite credibilidade, mostrando que a marca é altamente confiável e qualificada no nicho. 

Reciprocidade: quando a marca retribui com algo que agregue valor ao seu cliente.

 

UM EXEMPLO PRÁTICO

Imagine o seguinte cenário, uma comerciante quer zerar seu estoque de roupas de verão pois a chegada do outono/inverno se aproxima, sendo assim, serão criadas campanhas para “queima do estoque”. 

Com o seguinte título “Queima de Estoque: Últimos dias com até 70% de desconto!”.

O termo já atraí a atenção do cliente. Perceba como essa mensagem ativa, de forma estratégica, dois gatilhos mentais poderosos: escassez (ao indicar que o estoque está acabando) e urgência (ao estabelecer um prazo limitado para a promoção).

Ao combinar esses elementos com o conhecimento do comportamento do consumidor, a comerciante transforma uma simples liquidação em uma poderosa estratégia de conversão.

 

EMOÇÃO VENDE MAIS

Com uma técnica com embasamento científico e comprovado sendo voltado para a comunicação. Mostra-se que a emoção predomina na tomada de decisão, onde o valor emocional tanto pela história da empresa, por seus produtos e experiência de compra mostra-se crucial para fidelização do atual comportamento dos consumidores. 

 

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