Em um cenário altamente saturado por estímulos e informações, conectar-se com o seu público tornou-se um grande desafio para os empreendedores. Afinal, mais do que divulgar produtos ou serviços, é preciso compreender o comportamento do consumidor e adaptar a comunicação ao seu perfil.
Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre o neuromarketing, um campo que, com base em diversas pesquisas científicas, vem ajudando diversos profissionais de marketing e vendas a entenderem como funciona a mente do consumidor e quais métodos utilizar para aprimoração na sua comunicação e marca.
Índice:
- O que é neuromarketing?
- Quais são os benefícios do neuromarketing?
- Como combinar neuromarketing com gatilhos mentais
- Um exemplo prático
- Emoção vende mais do que razão
O QUE É NEUROMARKETING?
Vamos partir do início o que é a aplicação da neurociência ao marketing. É o estudo de como o cérebro humano reage a estímulos publicitários, visuais, textuais e sensoriais ao longo da sua jornada de compra. Por que isso importa? Porque, segundo estudos, mais de 90% das decisões de compra são inconscientes e emocionais, mesmo quando o consumidor acredita estar agindo racionalmente.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO NEUROMARKETING?
- Mensagens mais assertivas
- Aumento da taxa de conversão
- Melhor compreensão do comportamento do consumidor
- Personalização que gera conexão
COMO COMBINAR NEUROMARKETING COM GATILHOS MENTAIS
Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro responde automaticamente, quando combinados com neuromarketing aumenta a possibilidade de conversão em venda.
Conheça os principais gatilhos mentais, mais utilizados:
- Escassez
- Urgência
- Prova social
- Autoridade
- Reciprocidade
Escassez: transmitir a ideia de trazer algo limitado, que irá esgotar em instantes.
Urgência: estimula a ação imediata, define um prazo para a ação do cliente.
Prova social: reforça a confiança na marca, utilizada para compartilhar o feedback dos clientes.
Autoridade: transmite credibilidade, mostrando que a marca é altamente confiável e qualificada no nicho.
Reciprocidade: quando a marca retribui com algo que agregue valor ao seu cliente.
UM EXEMPLO PRÁTICO
Imagine o seguinte cenário, uma comerciante quer zerar seu estoque de roupas de verão pois a chegada do outono/inverno se aproxima, sendo assim, serão criadas campanhas para “queima do estoque”.
Com o seguinte título “Queima de Estoque: Últimos dias com até 70% de desconto!”.
O termo já atraí a atenção do cliente. Perceba como essa mensagem ativa, de forma estratégica, dois gatilhos mentais poderosos: escassez (ao indicar que o estoque está acabando) e urgência (ao estabelecer um prazo limitado para a promoção).
Ao combinar esses elementos com o conhecimento do comportamento do consumidor, a comerciante transforma uma simples liquidação em uma poderosa estratégia de conversão.
EMOÇÃO VENDE MAIS
Com uma técnica com embasamento científico e comprovado sendo voltado para a comunicação. Mostra-se que a emoção predomina na tomada de decisão, onde o valor emocional tanto pela história da empresa, por seus produtos e experiência de compra mostra-se crucial para fidelização do atual comportamento dos consumidores.
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