Backlinks são links de outros sites direcionando para a sua página. Mas não adianta deixar links em vários sites esperando ganhar pontos com a quantidade. Com as últimas atualizações do Google, quantidade vale pouco e pode até afetar negativamente seu site.
Por exemplo: um backlink de um domínio como www.microsoft.com tem maior peso para o seu site do que uns 10 links das urls http://xtxlinks.com , http://1000links.tk e outras.
Priorizando qualidade, vamos falar de redes sociais. “Então Raphael, um backlink de http://facebook.com teria um ótimo peso, não é?”
Sim, mas existe um detalhe… A maioria das redes sociais usam o código “No-follow” para os robozinhos dos buscadores. Elas falam para robô não indexar o conteúdo da página e seus links.
Entretanto, existem alguns lugares específicos em algumas redes que o conteúdo pode ser indexado e esta é a sua oportunidade de conseguir backlinks de qualidade, abaixo uma lista com os detalhes:
(dependendo de quando você ler este conteúdo, algumas regras tenham mudado, pois definir se a página vai permitir ou não, é algo da própria empresa e eles podem mudar a qualquer hora.)
Youtube: Infelizmente os links que você coloca nos vídeos tem o atributo “No-follow”, mesmo com os vídeos aparecendo para a busca. O único lugar que links tem o atributo para indexação é no cabeçalho do seu canal. Então criar um canal para sua empresa e deixar o link da mesma, é uma boa estratégia.
Linkedin: Os links no perfil do Linkedin tem o follow, mas passam por um redirecionamento 301, o que gera o efeito deles não serem “linkados diretamente” à sua página, também o Pulse, que é o canal de conteúdo da rede tem o atributo “no-follow”. Já a parte de “suas publicações” no seu perfil publico permitem o “Follow”
Google Meu Negócio: Quando você insere o link do seu site no Google Meu Negócio ele aparece como follow na busca orgânica e no Google Maps. Portanto o link é indexável e te ajuda a ranquear.
Pinterest: “Menina dos olhos”, os post desta rede tem o atributo dofollow para links no corpo de texto. Não use o “pinned from”. O link no perfil também é indexável.
Facebook e Instagram: Seguem a mesma lógica de não indexar. Nem nos perfis nem no link da descrição.
Twitter: Sem indexação. ;( . Nem nos perfis, mas existe conversas no mercado de SEO que o Google começará a dar maior valor para os links gerados no Twitter. Vamos aguardar.
Google+: Infelizmente a ferramenta foi descontinuada em 2019 porém também era fechada até no perfil para indexação, foi bem recente esta mudança .Google+ para SEO, totalmente sem relação.
Alguns profissionais advogam que as redes são importantes indiretamente no SEO. Sim, são. Mas é algo dificilmente monitorado, eu gosto mais das métricas diretas. Também existem pessoas que acreditam que como a página do Facebook,, Twitter e outras da sua empresa aparecem no Google, então os links do perfil também são backlinks. Infelizmente não, mesmo nestas páginas, os links externos recebem o atributo “no-follow”.
Se surgir mais novidades no mercado avisarei. Se gostou do texto compartilhe e deixe seu like.