Não existe compra por impulso na internet. Se existe, representa uma parcela muito pequena.
Mas indo ao contrário deste pensamento, a maioria das estratégias de Marketing Digital esperam que os clientes comprem ou entrem em contato com a empresa através do impulso, logo depois de ver 1 única oferta, um único anúncio ou um único e-mail.
A maior reclamação dos empresários ou gestores de empresas que já fizeram ações digitais, mas não tiveram resultados é:
– Fiz o site mas não tive resultado.
– Disparei um e-mail marketing para milhares, mas não vendi nada
– Fiz um anúncio no Facebook, mas ninguém comprou.
O erro é simples e está em todas as frases. Estes gestores esperavam que apenas com a comunicação de 1 oferta, o cliente já seria conquistado, mas isto não existe no mundo real.
Até nas mídias tradicionais, sabemos que apenas um VT no horário do Jornal Nacional terá pouco resultado se não tiver uma frequência. Agora na internet a frequência é muito mais importante, pois é um ambiente de pesquisa, em que os clientes são impactados por diversas empresas que vendem o mesmo produto e serviço que a sua.
Além da frequência na internet existe a “cegueira para a comunicação”. Se você publicou uma comunicação em um lugar da web, a próxima vez se você publicar a mesma comunicação no mesmo lugar o impacto será menor que ¼ do anterior. Tem gente que repete a comunicação milhares de vezes no mesmo lugar do mesmo jeito, lá na 5º vez o efeito já é zero, o resto é gastar o tempo e dinheiro mesmo.
Marketing Digital de resultados reais envolve uma frequência constante, um forte alcance através de mensagens diferentes em locais diferentes. Os gestores devem pensar num processo de vendas e não apenas em 1 campanha.
Utilizar várias ações da marca, em várias plataformas da internet diferentes e todas elas funcionando de forma integrada.
Esquecendo o impulso: você tem que delimitar a quantidade de interações ao longo do tempo. Por exemplo: para vender meu usuário em média deve ver meus anúncios umas 10 vezes na semana. Assim, você deve diluir a comunicação através de redes sociais, e-mail marketing, geração de conteúdo e buscadores.
Muitos gestores acreditam que estar em vários lugares é caro, por isto preferem investir em apenas um ou dois lugares, mas é neste pensamento que eles perdem muito mais dinheiro.
Por exemplo: Um cliente que paga R$2500 para atualizações de Facebook e manutenção de site, sem geração de conteúdo. A única ação constante desta empresa é na rede social, mas tudo que é gerado lá, não vai para outros lugares, ou seja, não influencia os buscadores, não coleta e-mails para e-mail marketing. Além disto, em média, apenas 1% dos seguidores de uma página no Facebook vêem os posts. Assim, ele espera que aquele 1% que foi impactado hoje compre o produto naquele momento e isto dificilmente ocorre.
Com o mesmo investimento e usando automação o mesmo gestor pode continuar fazendo redes sociais, gerar conteúdo em seu site, fazer disparos de e-mail marketing e melhorar sua posição nos buscadores impactando seus clientes de diversas formas diferentes.
Se você também quer tornar seu marketing mais eficiente, entre em contato conosco.