A Arte da Criatividade em Marketing

A Criatividade no Marketing: Por que Números Não São Suficientes

Na Graduação, alguns professores ficam ansiosos para desmitificar aos alunos a ideia de que “Publicidade é Arte”. A isso, muitas vezes, seguem-se discussões sobre o que é Arte, em que graduandos têm a chance de expor em ambiente acadêmico — muitas vezes, pela primeira vez — suas ideias sobre o assunto. Não sei se alguma turma de primeiro período consegue sentir que a questão foi resolvida durante alguns minutos de aula, mas isso, certamente, não aconteceu comigo.

No Marketing, às vezes, ouvimos que a área é uma arte, mas apenas como expressão, sem pretensão nenhuma de colocá-la no mesmo patamar. Aqui, o que fica mais em jogo é o papel da criatividade. É verdade que Marketing, Publicidade e Propaganda podem se confundir porque os próprios conceitos se entrelaçam em várias partes do caminho comunicacional da exposição de um serviço, produto ou ideia. Tanto é assim que a criatividade sempre circundou os três.

A Importância dos Números no Marketing

Ao menos até chegarem os dados.

Com a impossível negação dos números nas estratégias de Marketing, ficou mais fácil mensurar a propagação de um conteúdo. Publicizar um novo lançamento ganhou força nas planilhas de infinitas colunas e fórmulas consolidadas. O grande alcance da televisão dividiu espaço com a segmentação superestrita e certeira das plataformas digitais de mídia. O feeling não pôde mais fugir da fundamentação, do planejamento.

Com isso, a urgência de responder às ideias do gênio criativo do setor de Marketing deu lugar à justificativa que vem dos dados. Só que isso não dura. Fazemos Marketing para outras pessoas e seres humanos não podem ser resumidos em números. Não se consegue persuadir apenas usando dados: é preciso entender as pessoas que os geram. E a verdade é que elas estão cansadas de receber conteúdos parecidos.

A Criatividade como Diferencial no Marketing

As pessoas já veem, consciente ou inconscientemente, as fórmulas que são aplicadas. Sabem que podem esperar por um e-mail após colocar um produto no carrinho da loja virtual e não concluir a compra — mesmo que não sejam cadastradas no site. E esse problema só se resolve com criatividade.

Se o profissional de Marketing não transforma seu conteúdo, ele não só corre o risco de não se destacar, como também, de alimentar o cansaço de um possível consumidor. A criatividade entra para dar cor aos números, que podem soar frios e distantes. Melhorar de forma criativa a experiência de quem vai se relacionar com sua marca aumenta a possibilidade de melhorar alguns segundos ou minutos na vida de alguém. Ainda que isso se traduza em uma mudança milesimal, transformação pessoal não se mede.

Conclusão

Não há dúvidas de que os números são importantes no Marketing e na Publicidade, mas não devem ser utilizados como a única fonte de estratégia para persuadir os consumidores. A criatividade é o diferencial que transforma uma campanha comum em algo memorável e se destaca em meio a tantas informações que recebemos diariamente. Entender as necessidades e desejos dos consumidores de forma criativa é uma forma de se conectar emocionalmente com eles e transformar a experiência do usuário em algo único e inesquecível.

Mercadobinario.com.br

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