A automação no marketing: como impulsionar seus resultados de negócios.

O impacto da automação no marketing e em outros setores empresariais

A automação está cada vez mais presente em diferentes indústrias e segmentos de mercado, incluindo o marketing. Porém, essa adoção tem gerado dois cenários aparentemente contraditórios. Enquanto há quem demonstre receio de como a automação impactará a forma como trabalhamos e possa impactar os empregos, uma outra corrente defende que a adoção da automação deva acontecer o mais rápido possível.

Apesar dessas visões contrastantes, a automação tem sido percebida de forma mais instintiva em nossa rotina. Novos recursos são incorporados ao nosso dia a dia para facilitar funções que nos tomariam tempo excessivo se fossem feitas manualmente. Um exemplo claro é o envio de e-mails personalizados para uma base de centenas de destinatários. Claramente, uma ferramenta de automação de marketing torna nossa missão mais simples, fácil e eficiente.

Mas não é apenas no marketing que a automação traz grandes benefícios. Contabilidade, Recursos Humanos, Vendas… Diferentes setores de uma empresa são impactados positivamente com o fim de trabalhos manuais. Porém, o marketing é o setor mais impactado pela adoção da automação.

Estudos mostram que em média, 51% das empresas estão usando atualmente a automação de marketing, com altos níveis de percepção positiva sobre os resultados alcançados com essa adoção. Os e-mails automatizados aumentaram vendas para 64% dos profissionais de marketing pesquisados; aumentaram a geração de leads na visão de 80% dos entrevistados; otimizou o tempo para 74%; e aumentou o engajamento do cliente na avaliação de 68% dos profissionais de marketing entrevistados.

Apesar desses resultados positivos, apenas 4% dos profissionais de marketing acreditam que suas empresas têm aproveitado todo o potencial oferecido pela automação. Um dos motivos para isso é a falta de pessoas com a experiência qualificada necessária para aproveitá-las ao máximo.

Porém, assim como a Lyft, principal concorrente da Uber no mercado de transporte privado urbano, outras empresas também estão construindo plataformas de automação que impactam positivamente o trabalho dos profissionais de marketing. A Lyft criou um sistema que adota um objetivo comercial, prevê o valor futuro do usuário, aloca o orçamento e publica esse orçamento para atrair novos usuários para a Lyft. O Symphony, como é chamado esse sistema, permite que as equipes de marketing sejam mais ágeis na reação ao comportamento dos consumidores e sejam mais criativas na geração de campanhas.

Conclusão

A automação traz grandes benefícios para diferentes setores empresariais, especialmente para o marketing. Apesar dos receios em relação aos impactos nos empregos, a automação pode ser uma grande aliada para aumentar a eficiência e a produtividade do trabalho. Porém, é importante que as empresas adotem essas ferramentas de forma proativa e contem com profissionais qualificados para aproveitar todo o potencial oferecido pela automação.

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