A diversidade de idade é uma vantagem no mercado de trabalho: como gerenciar o choque de gerações para aproveitar todo o potencial dos profissionais.

A importância da diversidade de gerações no mercado de trabalho

A idade não deve ser parâmetro para atestar a competência profissional. Isso vale para qualquer um no mercado de trabalho. O choque de gerações pode render bons frutos para quem sabe administrar o potencial de todas as faixas etárias, formando um time multigeracional e incentivando a inovação. Nesse cenário, a diversidade de abordagem entre as gerações pode gerar valor ao negócio, desde que sejam bem coordenadas.

Gerenciamento de realidades distintas

Hoje, empresas empregam profissionais de até 4 gerações diferentes — baby boomers, X, Y e Z. Mas como será o gerenciamento de realidades tão distintas no mesmo ambiente? Afinal, todas elas têm o seu próprio perfil, objetivos e necessidades. Os desafios, certamente, são muitos. Porém, essa mistura de idades, e sobretudo de visões, pode gerar grandes benefícios se os empregadores souberem coordenar essas divergências e aproveitar o potencial máximo de cada uma delas.

Mentoria como caminho para o desenvolvimento mútuo

O incentivo a relações de mentoria consiste em uma das ações mais inteligentes para solucionar o problema de choque de gerações dentro de uma companhia. Quando dedicamos tempo para entender o outro, quais são as suas motivações e perspectivas de trabalho, via de regra, também agregamos conhecimento a nós mesmos. A boa notícia é que profissionais mais jovens valorizam bastante os treinamentos e instruções. Portanto, investir nesses talentos e integrá-los ao processo de mentoria é uma excelente oportunidade para desenvolver uma cultura sólida para o empreendimento.

A diversidade enriquece o ambiente corporativo

Embora haja diversidade de pensamentos, know-how e vivências, as gerações mais novas têm muito a aprender sobre a rotina institucional com as mais antigas. Essas, por sua vez, também vão se beneficiar da proficiência digital e visão moderna de mercado com os seus futuros sucessores. Quando falamos em inclusão no cenário empresarial, não nos referimos apenas às questões de gênero e de raça, que são bastante debatidas nos dias atuais, mas também da reprovação dos estereótipos etários. Não existe uma geração mais esperta que outra — ou menos preguiçosa. Mas sim, indivíduos que cresceram e se formaram em diferentes conjunturas.

Conclusão

A diversidade de gerações no mercado de trabalho é uma realidade cada vez mais presente nas empresas. O choque de gerações pode gerar grandes benefícios se os empregadores souberem coordenar essas divergências e aproveitar o potencial máximo de cada uma delas. A mentoria é uma ferramenta poderosa para solucionar o problema de choque de gerações dentro de uma companhia, além de ser uma excelente oportunidade para desenvolver uma cultura sólida para o empreendimento. A diversidade enriquece o ambiente corporativo e deve ser valorizada. Continuar investindo em uma rede de colaboradores multigeracional é uma forma de se preparar para o que pode vir no futuro e garantir a atualização dos seus talentos é uma peça-chave para que as organizações consigam acompanhar todos esses ciclos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter