A importância da cultura organizacional para o sucesso das empresas
Planejar estratégias é essencial para o sucesso de uma empresa, porém, isso não é garantia de que elas serão bem-sucedidas. Para que funcionem, é preciso que estejam alinhadas com a cultura organizacional da companhia. Caso contrário, o que foi planejado pode não sair do papel, causando frustrações. Como afirmou Peter Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração, “a cultura devora a estratégia no café da manhã”. Isso ocorre porque muitos líderes elaboram planos detalhados, mas não entendem o poder e a dinâmica da cultura estabelecida no ambiente empresarial.
A cultura organizacional sobe no pedestal
De acordo com um estudo realizado em 2019 pela PwC Brasil, a cultura organizacional tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios, pois influencia diretamente a performance das empresas. O número de executivos e membros de conselhos de administração que enxergam a cultura como um assunto estratégico também tem crescido. Segundo a pesquisa, a cultura organizacional é capaz de alavancar a estratégia e o modelo operacional do negócio, tendo forte impacto na sua capacidade de execução e, consequentemente, nos resultados financeiros. Empresas que possuem uma cultura forte têm duas vezes mais chances de crescer rapidamente e lucrar mais do que a média em sua área de atuação, além de terem duas vezes mais probabilidade de transformar sua estratégia em ações.
O embate entre cultura e estratégia
Se a cultura organizacional não estiver alinhada com o que a empresa projeta para o futuro, pode acabar com toda a estratégia. A estratégia do negócio deve estar em conformidade com a cultura organizacional, pois a cultura interfere nos resultados finais da organização. Analisar como os colaboradores se relacionam e conduzem os processos pelos quais são responsáveis é fundamental para compreender esses pontos e alinhar o que se espera com o que é feito. Combinar a estratégia com a cultura e utilizar os pontos fortes da empresa é essencial para transformar o planejamento em realidade.
A cultura também dá importância a números e resultados
Além de humanizar a empresa, a cultura organizacional deve gerar resultados em relação à melhoria da produtividade e do lucro da companhia. A partir dela, é possível alcançar um diferencial de mercado, obter bons resultados e disponibilizar os melhores serviços e produtos. Profissionais especializados em sua área de atuação, engajados e devidamente orientados para fazer a diferença no trabalho em equipe são o maior tesouro que uma empresa pode ter. A cultura organizacional melhora a comunicação entre setores distintos e facilita a compatibilização de projetos.
Exemplo de cultura organizacional forte e alcance de resultados extraordinários
A Netflix é um exemplo de empresa que possui uma cultura organizacional forte e alcança resultados extraordinários. A alta performance e o sucesso na Netflix são resultado de uma cultura organizacional que impulsiona criatividade, responsabilidade e desempenho dos funcionários. Faz parte da cultura da plataforma de streaming a ideia de que os colaboradores devem estar alinhados, porém ligeiramente rebocados. Os profissionais precisam estar em dia com estratégia, objetivos e procedimentos, mas, para a realização de outras atividades, não devem ficar restritos a normas ou regras demasiadamente burocráticas.
Cultura organizacional não é um papel apenas dos líderes
A cultura das empresas é construída aos poucos por todas as pessoas que por elas passam, incluindo aquelas que já se desligaram. Os líderes são influenciadores e coordenadores, mas não são os únicos responsáveis pela disseminação e cumprimento da cultura organizacional dentro das companhias. É importante que haja boa comunicação interna entre líderes e colaboradores para consolidar informações e hábitos que ajudem a colocar a estratégia em prática. Os executivos não devem negligenciar a cultura organizacional da empresa, pois isso só cria obstáculos para o cumprimento das suas metas.
Conclusão
Cultura e estratégia de uma empresa andam de mãos dadas e são imprescindíveis para se destacar em um mercado dinâmico e competitivo. Combinar a estratégia com a cultura e utilizar os pontos fortes da empresa é essencial para transformar o planejamento em realidade. É importante que os líderes repensem a relação entre cultura e estratégia, pois a cultura organizacional é capaz de alavancar a estratégia e o modelo operacional do negócio, tendo forte impacto na sua capacidade de execução e, consequentemente, nos resultados financeiros. A cultura organizacional deve ser vista como um assunto estratégico de suma importância para as organizações.
Fonte: Mercado Binário
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