A agência Clutch fez uma pesquisa com 300 negócios, médios e grandes, que estão atualmente utilizando ferramentas para poder escutar o que as pessoas estão dizendo. Eles foram perguntados o por que estão ouvindo, o que eles estão ouvindo e como isso está beneficiando os negócios.
Nós já falamos aqui no blog sobre o uso de diversas redes sociais, como Facebook eInstagram, para os seus negócios. Mas, é importante lembrar que além de vender, esses meios servem também para ouvir o seu cliente.
“Escuta social” é um processo de monitoramento de termos específicos, produtos e conceitos em diferentes redes sociais.
Melhorar o relacionamento com o cliente foi o objetivo citado por 42% dos entrevistados. O segundo motivo mais mencionado, com 25% das respostas, foi a melhoria de produtos. 24% fazem para encontrar novos clientes, e 21% para melhorar o seu serviço.
Além desses objetivos principais, os negócios que escutam o seu público através das redes sociais também perceberam alguns benefícios inesperados:
- 13% puderam monitorar a performance de conteúdo diferente
- 9% consideraram a escuta uma ajuda no recrutamento de novos funcionários
- 9% aprenderam mais sobre os seus competidores no mercado
A grande maioria da escuta social é feita através do monitoramento de pedidos, perguntas e preocupações dos clientes. 86% escutam esses 3 tipos de comunicação com os clientes.
Enquanto a maior parte do monitoramento ocorre no Facebook (93%) e Twitter (79%), 71% também monitoram o Instagram, 65% o Youtube e 27% o Reddit.
Como começar a ouvir?
Se você, depois de analisar todos esses benefícios, gostaria de aplicar esse monitoramento para o seu negócio, a Clutch também ofereceu algumas dicas no seu relatório:
1. A escuta social pode ser modificada de acordo com o tamanho do seu negócio: empresas menores podem monitorar menções em redes sociais, enquanto as maiores podem monitorar dados mais complexos.
2. Os benefícios da escuta social vêm da sua proatividade e preparação, ou seja, é necessário estar preparado tanto para feedback positivo quanto para o negativo.
3. Ao invés de ficar espionando mais ainda a concorrência, tente se manter atualizado sobre as tendências emergentes da indústria e seja o primeiro a utilizá-las.
4. Quando você estiver em dúvidas sobre a sua produção de conteúdo, comece analisando os comentários do seu público. Perguntas como “Como eles estão reagindo?” e “O que eles gostariam de ver mais?” te ajudarão a perceber se é necessário realizar mudanças.
Você pode ler o relatório completo aqui.
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