A Importância da Gestão de Produtos para o Desempenho no Mercado
Quando você compra um celular ou utiliza um software no seu trabalho, consegue imaginar quantas pessoas estão envolvidas no desenvolvimento desses produtos? Nas empresas, é a gestão de produtos e todas as suas estratégias que criam essa experiência para você.
A gestão de produtos lida com a essência de uma empresa. Afinal, é em torno dos produtos que a empresa trabalha suas estratégias de marketing e vendas, são eles que movimentam o caixa do negócio e que promovem a relação da marca com os consumidores. Sem um produto, a empresa não tem o que entregar ao mercado.
O que é gestão de produtos?
Gestão de produtos é a área de negócio que gerencia os produtos em todas as etapas do seu ciclo de vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até a sua retirada do mercado, tendo sempre como foco a experiência do cliente. É importante esclarecer que essa área engloba não apenas os produtos físicos, mas também serviços, softwares, infoprodutos — ou seja, tudo aquilo que as empresas produzem e entregam ao mercado como resultado do seu trabalho.
O objetivo da gestão de produtos é fazer a voz dos consumidores ser ouvida, de maneira que a empresa crie produtos que atendam necessidades e entreguem valor ao mercado. Isso vale não só para o lançamento de produtos, mas para a gestão do todo o seu ciclo de vida. Para isso, essa área de negócio requer um entendimento completo sobre o comportamento, as necessidades e os interesses dos consumidores.
A gestão de produtos é uma área multidisciplinar, geralmente liderada por um gerente de produto ou Product Manager. Entre os profissionais envolvidos, estão engenheiros de produto ou de software, designers, analistas de teste (QA ou Quality Assurance), além de profissionais de marketing de produto, que lidam com o posicionamento, a precificação e outros aspectos da sua presença no mercado.
Para que serve a gestão de produtos?
A gestão de produtos serve para que a empresa entregue valor ao mercado e obtenha retorno financeiro com isso. A intenção é garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas e que o produto se mantenha relevante, enquanto gera retorno e lucratividade para a empresa e a mantém na direção dos seus objetivos. Para isso, a gestão de produtos deve ser capaz de analisar o mercado, entender suas demandas e responder às mudanças.
Note que, no cenário da era digital, as mudanças de mercado e de comportamento do consumidor são cada vez mais constantes e, portanto, exigem respostas ágeis dos gestores de produtos. Além disso, a equipe deve definir processos e sistemas que garantam a qualidade dos seus produtos, de acordo com as expectativas dos clientes e os aspectos técnicos do desenvolvimento.
Por que a gestão de produtos é importante?
A gestão de produtos é essencial para o sucesso da empresa. Alinha oferta com necessidades do mercado, melhora a experiência do cliente, melhora a alocação de recursos, otimiza e agiliza as entregas e melhora as estratégias de vendas.
Alinha oferta com necessidades do mercado
Um dos principais objetivos da gestão de produtos é alinhar o desenvolvimento e as estratégias de produtos com as necessidades do mercado. Dessa forma, a empresa produz e entrega aquilo que realmente tem demanda entre os consumidores. Os produtos conseguem resolver problemas e necessidades das pessoas e tem mais sucesso no mercado.
Melhora a experiência do cliente
A gestão de produtos melhora o seu desenvolvimento. Ao longo das etapas de criação, a empresa considera as expectativas, os comportamentos e os interesses dos consumidores e usuários, de modo que o produto conquiste a satisfação do cliente. Com isso, a experiência do consumidor com o produto contribui para o seu relacionamento com a marca. Na gestão de um portfólio de produtos, a empresa pode manter essa relação próxima e positiva com os consumidores mesmo com o declínio de um dos seus produtos.
Melhora a alocação de recursos
A gestão de produtos ajuda a organizar a área, definir prioridades e identificar oportunidades. Com essa orientação, você consegue perceber em quais estratégias deve investir mais para trazer mais retorno ao negócio, sem correr tantos riscos. Ao longo do ciclo de vida do produto, por exemplo, você pode perceber em quais momentos é necessário investir mais em marketing e vendas e quando é possível reduzir os investimentos.
Otimiza e agiliza as entregas
A organização da gestão de produtos ajuda a otimizar as entregas das equipes. Quando os objetivos, os procedimentos, os processos e as ferramentas estão definidos em uma área de negócio, os colaboradores sabem quais caminhos devem seguir. Dessa forma, é possível realizar entregas mais ágeis, na velocidade que o mercado atual exige das empresas. Esse é um dos requisitos, aliás, para entrar na transformação digital.
Melhora as estratégias de vendas
Em qualquer empresa, as estratégias de vendas são essenciais. Afinal, são elas que fazem os produtos chegarem às mãos dos consumidores. Quando a área de gestão de produtos existe em uma empresa, as estratégias de vendas tendem a ser mais consolidadas e efetivas, a partir da definição de processos. Além disso, o conhecimento sobre o público é importante para alinhar os argumentos de vendas às necessidades dos consumidores e, assim, criar conexão com eles na hora da venda.
Quais são as atividades da gestão de produtos?
A gestão de produtos acontece de formas diferentes em cada empresa. Depende do tamanho do negócio, do tipo de produto que vende (produtos físicos, serviços, softwares etc.), do perfil de cliente (consumidores ou empresas) e ainda de outros aspectos. A metodologia é também um desses aspectos que determina como a gestão de produtos acontece. No modelo em cascata (Waterfall), as atividades acontecem de forma linear. Mas, nas metodologias ágeis, muito adotadas nas empresas de TI, a abordagem é não-linear e iterativa, o que torna a gestão mais flexível e agiliza as respostas ao mercado.
Agora, vamos entender quais são as principais atividades que a gestão de produtos envolve, independentemente do tipo de empresa, perfil de cliente e metodologia. Conheça:
Pesquisa de mercado
A gestão de produtos depende de um conhecimento profundo sobre o mercado. É preciso entender o público, as suas necessidades, a atuação dos concorrentes e o nicho que você pode atingir. Assim, é possível criar produtos e estratégias mais alinhados ao mercado. A pesquisa pode ser realizada de várias formas e em diferentes momentos. Você pode realizar entrevistas, colher feedbacks e fazer pesquisas de satisfação depois da experiência do cliente com o produto. Como dissemos, nas metodologias ágeis, pesquisas com os consumidores tendem a ser mais constantes para avaliar a experiência do usuário com o produto.
Desenvolvimento de produto
O desenvolvimento é uma das etapas mais importantes da gestão de produtos. Esse é o momento de desenvolver aquilo que você vai entregar ao mercado, para criar a melhor experiência ao usuário e conquistar a satisfação e a fidelidade do cliente.
No desenvolvimento de produtos, existem algumas etapas para transformar grandes ideias em produtos de valor para o mercado. São elas:
- Ideação: levantamento de ideias de produtos com base no mercado.
- Conceituação: definição do conceito de produto, o que é e qual valor entrega.
- Requisitos: especificações de atributos que o produto deve ter.
- Design: criação do projeto do produto
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