A importância da inclusão da comunidade LGBTQ+ no mundo corporativo e o que as marcas podem fazer para promover mudanças significativas.

Diversidade e inclusão: o que a comunidade LGBTQ+ espera das marcas?

Diversidade e inclusão são pautas cada vez mais presentes no mundo corporativo. A comunidade LGBTQ+ é um dos grupos que mais sofrem com a exclusão social e violência física e psicológica. Nesse cenário, as marcas e empresas têm o poder de contribuir para mudar essa realidade. No entanto, as ações devem ser coerentes e estruturais para serem verdadeiras.

Conhecimento da causa é fundamental

Antes de qualquer atitude externa, é preciso entender a realidade social da comunidade LGBTQ+ no Brasil. Com alterações desde os anos 1970, hoje a sigla LGBTQIA+ contempla Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis/Transsexuais/Trangêneros, Queer, Interssexuais, Assexuais ou Aliados. O “+” refere-se à inclusão de outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.

Inserção da comunidade LGBT+ nos locais de trabalho

Além de criticar as estruturas sociais, é importante entender como realizar mudanças de impacto dentro dos ecossistemas corporativos. Uma atitude fundamental é reconsiderar políticas de contratação, benefícios e local de trabalho para torná-las mais inclusivas. Empresas que promovem a diversidade têm 35% mais chance de retorno financeiro, segundo pesquisa da McKinsey & Company.

Empresas buscam evoluir na questão da diversidade, mas ainda pecam bastante em inclusão

As marcas já estão mais atentas ao assunto diversidade, principalmente por meio da publicidade direcionada a esse público. No entanto, atitudes somente mercadológicas não são o bastante. É preciso que as empresas acolham melhor os profissionais LGBTQ+. Nesse cenário, as Legislative Brands surgem como uma tendência que é necessidade: marcas que usam seu poder de influência para exigir e promover mudanças reais de interesse coletivo.

Ciclo de inclusão é maneira de não deixar o assunto ser pontual

O Ciclo de Inclusão é o antídoto para o Ciclo de Exclusão, que, na maioria dos casos, começa dentro de casa na própria família. Oportunizar oportunidades de empregos às pessoas LGBTQ+ é o primeiro passo para contribuir de forma justa com o Ciclo de Inclusão dos indivíduos na sociedade. Quando esses grupos também conseguem monetizar, estão mais propensos a contribuir com marcas que têm propósitos verdadeiros e alinhados com os seus.

Marketing também ajuda a incluir a comunidade LGBTQ+

Estratégias de marketing são positivas quando apoiam a diversidade, promovendo diálogo também com pessoas fora do círculo LGBTQ+. Para que as ações sejam transparentes, elas devem buscar conexões com experiências verdadeiras, dando voz para que os próprios protagonistas criem as narrativas. O marketing também contribui com o papel da inclusão e naturalização dos membros em todas as esferas da vida.

Conclusão

A inclusão da comunidade LGBTQ+ é uma pauta urgente e necessária no mundo corporativo. Conhecer a realidade social, promover oportunidades, acolher os profissionais e contribuir para o Ciclo de Inclusão são algumas das atitudes que as marcas podem adotar. Além disso, o marketing pode ser uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e naturalizar a presença dos membros LGBTQ+ em todas as esferas da vida.

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