A revolução da Transformação Digital nos negócios
A evolução tecnológica sempre esteve cercada de mitos sobre seu impacto na sociedade. Durante muito tempo, acreditou-se que o mundo digital e a humanidade fossem dimensões separadas, e que a tecnologia seria uma “ameaça” às pessoas. No entanto, com bilhões de pessoas no mundo utilizando celulares, empresas aderindo aos sistemas em nuvem e softwares cada vez mais completos, não podemos mais considerar que a transformação digital se resuma à robotização de processos e demandas.
No mundo organizacional, a transformação digital e a evolução dos softwares estão beneficiando cada vez mais os resultados, aproximando negócios e clientes, melhorando contratações, facilitando a rotina de colaboradores e viabilizando a prestação de serviços com qualidade superior. Diante disso, tem se espalhado o uso das Application Programming Interfaces (APIs), uma série de rotinas e padrões que otimizam as funcionalidades de aplicativos distintos. Dentre os benefícios que essa utilização oferece, podemos destacar a própria integração entre softwares em si, que abre espaço para o desempenho de funções sem a necessidade da intervenção humana.
APIs na prática: você já conhece e nem sabe
Google Maps, sistemas de pagamento online e e-mails automáticos são exemplos de APIs que usamos no dia a dia. Em sites de hotéis, muitas vezes, o Google Maps já se encontra integrado a fim de mostrar a localização sem que o cliente precise pesquisar. Outra situação bastante recorrente é a possibilidade de fazermos login em sites e aplicativos pela conta do Facebook ou LinkedIn. Após esses exemplos, podemos perceber os benefícios das APIs.
Além de funções como essas, que tornam a experiência de usuários e clientes mais otimizada, existem outras que podem transformar dados relevantes em inteligência de mercado de maneira automática. Com isso, o setor de Marketing das organizações tem visto nessa ferramenta a solução para todos os seus problemas ou, em uma linguagem mais empresarial, uma prática capaz de trazer resultados significativos no que tange o relacionamento com seus clientes.
A união entre os marketeiros e os APIs
O uso de APIs para Marketing está abrindo possibilidades ligadas ao engajamento, geração de leads, segmentação, métricas etc. Essa realidade tem estreitado cada vez mais a relação entre os profissionais de marketing e as novas tecnologias, exigindo deles um domínio sobre as ferramentas digitais. É possível visualizar a diversidade de funções que essa integração oferece, assim como o poder que a transformação digital trouxe ao mundo dos negócios, revolucionando a interação das empresas com prospects e clientes, uma vez que facilita sua experiência no cenário digital.
As APIs trazem muitos benefícios para empresas e consumidores, como comparar preços em diferentes sites sem ter de pesquisar um por um, localização geográfica no próprio site do estabelecimento, pagar uma compra sem sair do site da loja, receber e-mail automático com os dados da sua compra, candidatar-se a uma vaga no site da empresa com o perfil do Linkedin, colocar a criança para assistir ao desenho no Netflix em qualquer dispositivo, integrar website, aplicativos, parceiros e comparadores de preços, postar fotos em diversas redes sociais ao mesmo tempo, gerar planilhas automáticas e atualizá-las a cada nova mudança. A Transformação Digital já está acontecendo, trazendo esses e muitos outros benefícios. Logo, empresas que não inserirem em sua prática a integração de informações e dados ficarão defasadas em relação aos concorrentes.
A revolução da Transformação Digital nos negócios
A Transformação Digital já faz parte da vida das pessoas, refletindo diretamente em escolhas e comportamentos no âmbito profissional. A alta rotatividade de colaboradores nas empresas que ainda não apostaram totalmente nas mudanças da era digital é um fato real. Essa rotatividade é, portanto, a representação clara da insatisfação de colaboradores. Confirmando essa realidade, um estudo da Deloitte University Press constatou que nas organizações que aderiram a essa tendência o turnover anual diminuiu pela metade.
Nesse contexto, o papel de APIs se torna vital, uma vez que a informação certa e a possibilidade de integrar sistemas são capazes de revolucionar a experiência de usuários e clientes com os serviços e canais que a empresa disponibiliza. Com todas essas funções otimizadas, a era digital traz uma redução significativa de custos e recursos, abrindo espaço para parcerias que potencializam os resultados de todas as partes envolvidas. Assim, inovar por meio dos recursos digitais, fazendo parte dessa integração, é essencial tanto para ser notado por clientes quanto para atrair os profissionais mais qualificados para o seu time.
Este texto foi produzido pelo autor convidado Tiago Magnus, fundador do mercadobinario.com.br.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário