Marketing a longo prazo: uma estratégia para o sucesso
O marketing é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Ele é responsável por conectar a marca com seus consumidores. No entanto, muitas empresas não aproveitam todo o potencial do marketing, pois seus profissionais não pensam a longo prazo. Em um mercado cada vez mais dinâmico, é essencial pensar no futuro e agir de forma planejada.
Por que muitas empresas não investem em marketing a longo prazo?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo The CMO Survey em 2019, os profissionais de marketing gastam 68,5% do tempo gerenciando questões do presente e apenas 31,5% se preparando para o futuro. Isso se deve a diversos fatores, como a pressão por ganhos a curto prazo, a falta de funções estratégicas e a ambiguidade de função.
Pressão por ganhos a curto prazo
Muitas empresas veem o marketing como uma forma de impulsionar as vendas a curto prazo, em vez de um mecanismo que possibilita o crescimento a longo prazo. A pressão trimestral para obter lucros do mercado acionário, por exemplo, gera a necessidade de focar em campanhas de marketing para alcançar lucros imediatos ou ampliar as linhas de produtos.
Poucas funções estratégicas
Os profissionais de marketing geralmente ocupam funções táticas, como gerenciar mídias sociais ou promoções. Segundo a pesquisa da The CMO Survey, o marketing lidera a entrada no mercado em somente 37% das organizações, o aumento das receitas em 36% e a seleção do mercado em 20,6%. Isso mostra que muitas vezes esses profissionais não têm espaço para inspirar e liderar mudanças estratégias no seu setor de atuação.
Ambiguidade de função
Muitos líderes de marketing afirmam que têm uma função ‘’muito clara’’ dentro da empresa. Uma vez que consideram as suas funções ambíguas, é provável que esses profissionais se concentrem mais em prioridades momentâneas do que nas estratégias para futuro, visando obter conquistas rápidas para proteger o que podem controlar.
Marketing a longo prazo traz valor para a empresa
O marketing pensado a longo prazo engloba a visão, missão e valores da empresa. Trata-se de um planejamento que pode durar anos para ser colocado em prática e que tem papel decisivo nas ações da marca. A partir dessa estratégia é possível definir qual é o posicionamento da organização. Sendo assim, pode-se dizer que o processo orienta ações de maneira macro, funcionando como uma importante ferramenta de comunicação com o público-alvo.
O objetivo do marketing que olha para o futuro vai muito além de atrair o público desejado, haja vista que se baseia em três pilares: educar, encantar e fidelizar. Tais processos fazem com que a empresa crie autoridade no mercado, ganhando uma posição de destaque em comparação aos concorrentes.
Como implementar o marketing a longo prazo?
Para implementar o marketing a longo prazo, é necessário seguir algumas etapas:
- Realizar uma pesquisa de mercado;
- Determinar os objetivos e metas da empresa;
- Criar as personas exigidas para o negócio;
- Estabelecer linhas de conteúdo;
- Definir cronogramas para o processo;
- Monitorar os resultados constantemente.
As métricas são essenciais para comprovar os resultados obtidos por meio do investimento de longo prazo. É importante definir as métricas de acordo com o tipo de objetivo das ações de marketing dentro do planejamento.
Conclusão
O marketing a longo prazo é fundamental para o sucesso de uma empresa. Embora seja importante resolver os problemas do presente, é indispensável adotar medidas que permitam que a empresa obtenha os resultados desejados e consiga mantê-los. Quando o futuro está em mente, os profissionais de marketing ajudam a construir marcas com bases mais fortes e devidamente preparadas para lidar com as novidades e oscilações do mercado.
Portanto, investir em marketing a longo prazo é essencial para que as empresas possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução.
Este conteúdo foi produzido pela equipe do Mercado Binário, especialista em marketing digital e parceiro estratégico para o sucesso do seu negócio.
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