A trajetória de sucesso da Apple e suas estratégias para fidelizar clientes

A História da Apple: Como a Marca se Consolidou no Mercado

A Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo, sendo a primeira da história a atingir um valor de mercado de um trilhão de dólares. A empresa, sediada na Califórnia, é conhecida por comercializar dispositivos eletrônicos, incluindo Macs, iPods, iPhones e iPads, além de softwares que vão de simples aplicativos à sistemas operacionais complexos. A marca é tão forte que muitos consumidores são fiéis e procuram comprar toda a linha de produtos, além de fazerem marketing boca a boca por conta do valor agregado.

Nessa realidade, muitas pessoas se perguntam como a Apple se consolidou no mercado e como ela fideliza seus clientes. Para entender melhor sobre a estratégia da empresa, vamos nos contextualizar e acompanhar o lançamento dos seus primeiros produtos.

Apple I: O computador original da Apple, também conhecido como Apple I, foi o primeiro lançamento da empresa, em 1976. Foi o primeiro computador pessoal a ser vendido pronto, 100% montado. Em 2014, um desses computadores foi vendido por 905 mil dólares em um leilão nos EUA.

Macintosh/Apple II: O Apple II foi o primeiro computador pessoal a fazer sucesso no mercado. Já o Macintosh, lançado em 1984, introduziu a interface gráfica moderna do mainstream. Foi anunciado em um comercial dirigido por Ridley Scott, chegando a vender 70.000 unidades naquele ano.

IMac G3: Lançado em agosto de 1998, o iMac foi o computador que estabeleceu o nome “Apple” no mercado e contribuiu para a recuperação financeira da empresa, que estava à beira da falência no final dos anos 90.

Ipod: Em outubro de 2001 foi lançada a primeira geração do iPod. Foi apenas em 2004 que o iPod começou a dominar o mercado e lançou outras versões diferentes, incluindo o iPod Mini e mais tarde, o Nano.

iPhone: Vendido a partir de $499 dólares, o iPhone revolucionou o design e a função dos smartphones. Até os dias atuais foram lançados 18 iPhones diferentes e vendidos mais de 1,2 bilhões de aparelhos.

Ipad: O iPad foi lançado no ano de 2010 e tentou reinventar os computadores como dispositivos móveis touch. Até hoje já foram lançados 16 modelos diferentes do iPad e vendidos mais de 350 milhões de aparelhos ao redor do mundo.

O que todos esses produtos têm em comum? A inovação que representaram. Todos eles revolucionaram seus nichos de mercado.

Posicionamento de mercado

Enquanto o posicionamento de mercado da Microsoft é o conhecimento, a Apple se posiciona por ser icônica e inovadora. A empresa fixa seus produtos na mente do consumidores de forma positiva e lucra muito com isso.

Valor Simbólico da marca

O poder simbólico da Apple é mais forte que o discurso publicitário. Mesmo após 11 anos do lançamento do primeiro iPhone, as pessoas ainda fazem fila e acampam nas portas das lojas para esperar o lançamento do novo modelo. O valor simbólico que a Apple representa é muito significativo e é o que acaba diferenciando-a de seus concorrentes. A empresa fabrica os produtos, mas o que os consumidores compram é a marca.

Estratégias publicitárias

As propagandas da Apple não focam nas funcionalidades dos produtos em si, mas sim como as pessoas interagem com eles. A empresa conta mais com a propaganda boca a boca feita pelos embaixadores da marca e em aparecer na mídia nas mãos de influencers.

Experiência do usuário

Focada majoritariamente no design, a empresa constrói todas as partes de um produto, incluindo o hardware, o software e os serviços online focando no usuário final. A Apple constrói produtos elegantes e fáceis de usar.

Comunidade de embaixadores da marca

A Apple conquistou uma legião de fãs e seguidores como poucas outras empresas conseguiram na história. A estratégia da empresa é partir para o emocional, uma das melhores estratégias para se colocar na mente das pessoas. Ter um produto da Apple é, acima de tudo, uma representação simbólica.

Conclusão

A história da Apple é marcada pela inovação e pelo valor simbólico que representa. A empresa fixa seus produtos na mente do consumidores de forma positiva e lucra muito com isso. As propagandas da Apple não focam nas funcionalidades dos produtos em si, mas sim como as pessoas interagem com eles. A Apple constrói produtos elegantes e fáceis de usar, focando na experiência do usuário. A legião de fãs e seguidores da marca é uma das maiores conquistas da Apple e é o que a diferencia de seus concorrentes.

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