Abrir IPO com sucesso: o planejamento e a paciência como chave do processo

A importância do planejamento para abrir IPO com sucesso

A abertura de capital na Bolsa de Valores é um grande passo para uma empresa, sinalizando que ela é um sucesso de mercado. No entanto, todo o processo para iniciar a venda de ações deve ser planejado com cautela para não comprometer a credibilidade do negócio. Empresas como a Uber e a WeWork, que abriram IPO recentemente, vivenciaram um período turbulento por terem se precipitado. Por isso, é fundamental se planejar para entender qual é o melhor momento para vender as ações de forma segura.

Paciência é indispensável

As empresas que optam pela abertura do capital passam por um rigoroso filtro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), devendo cumprir todas as exigências estabelecidas pelo órgão. Para tanto, é necessário construir um planejamento sólido, que comprove que a organização está pronta para vender as suas ações na Bolsa de Valores e para que esse processo impacte o mínimo possível suas atividades. Tudo isso requer muita paciência para não se apressar e acabar cometendo erros que comprometem a imagem da companhia.

Boa gestão do negócio e administração transparente

Antes de qualquer coisa, é importante analisar alguns fatores que indicam que a empresa tem condições de abrir IPO, tais como boa gestão do negócio, consolidação da marca no mercado, administração transparente e aceitação perante os consumidores. É necessário ter objetivos e um plano de negócios claros para conquistar o mercado de ações, que é muito exigente. A abertura do capital influencia na maneira como o negócio é gerenciado, pois os acionistas têm acesso a informações sigilosas e se envolvem na tomada de decisão dependendo do tipo de ação adquirida. Por isso, é fundamental montar um time especializado e preparado para esse processo.

Os IPOs bem-sucedidos de 2019 não foram feitos repentinamente

O ano de 2019 foi excepcional para o mercado de IPO. Diversas empresas populares entraram no mercado público, como a Beyond Meat e a Zoom Video Communication. Essas empresas estudaram o melhor momento para iniciar a venda de ações e se estruturaram para realizar essa transição. A Beyond Meat, por exemplo, triplicou a sua receita após abrir o capital. Já a Zoom Video Communication oferece serviços de conferência remota por meio de computação em nuvem e se tornou pública em abril de 2019, levantando US$ 752 milhões. Um dos principais diferenciais da companhia é focar em vendas, marketing, contratação e desenvolvimento de produtos para aumentar os seus negócios.

O que as empresas podem aprender com a Uber e a WeWork

A Uber e a WeWork derraparam ao abrirem o capital, tendo que lidar com várias turbulências. A primeira tinha uma expectativa elevadíssima antes de ser lançada na Bolsa de Valores, mas que na realidade alcançou apenas metade da previsão. Já a segunda enfrentou problemas em decorrência da falta de ética do seu CEO e gastos extremamente elevados. Por isso, é essencial aprender com o caso WeWork e evitar esses erros.

Empresas que devem solicitar IPO em 2020

Em 2020, novas empresas devem solicitar IPO, com o máximo de cuidado para não errar da mesma forma que as companhias citadas anteriormente. A Airbnb, startup que se transformou em uma plataforma global de reservas de viagens, é um dos negócios mais esperados a abrir capital neste ano. Outras empresas que podem se tornar públicas este ano são a Wish e a Credit Karma.

Conclusão

Os IPOs bem-sucedidos estão alicerçados em um planejamento aprofundado, que compreende desde os aspectos internos até os fatores externos que podem impactar a venda de ações da empresa. Somente com paciência, ética, transparência e uma boa gestão é possível alavancar a valorização da marca no mercado. Por isso, é fundamental que as empresas se planejem com cautela antes de abrir o capital na Bolsa de Valores para garantir o sucesso do processo e evitar riscos à credibilidade do negócio.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter