Suas postagens alcançam poucas pessoas no Facebook? Você se pergunta como aparecer nos feeds de notícias de mais pessoas?
O algoritmo do Facebook determina quem vê e quem não vê seu conteúdo. Neste artigo, você descobrirá como o algoritmo do Facebook funciona e como os profissionais de marketing podem otimizar suas postagens para obter a máxima visibilidade do feed de notícias!
1. Como o algoritmo do feed de notícias do Facebook classifica seu conteúdo?
Adam Mosseri (vice-presidente do desenvolvimento de produtos do Facebook) recentemente revelou os quatro passos que o Facebook usa para classificar seu conteúdo nas notícias durante a F8 Summit de 2017.
Ele primeiro explicou que um algoritmo é “uma fórmula ou um conjunto de etapas para resolver um problema específico”. Ele então apresentou um problema real para ilustrar como ele funciona: o que pedir para sua esposa em um restaurante.
Para encontrar uma solução, Adam quebrou este problema em quatro etapas:
- Verificar o menu para ver quais são suas opções.
- Considerar todas as informações à sua disposição (por exemplo, o que a esposa gosta de comer, é hora do almoço ou da refeição, o que é bom no restaurante?).
- Fazer previsões na cabeça (por exemplo, ela gostaria de ter salmão para o almoço hoje, seria estranho se eu pedisse a ela um soufflé de chocolate para o café da manhã?).
- Ele então deve considerar todas essas informações e realizar o pedido da esposa.
Ao ativar esse processo, Adam está executando um algoritmo na cabeça dele. O que todos fazemos todos os dias. Da mesma forma, o algoritmo do Facebook usa quatro etapas para ajudá-lo a decidir como classificar seu conteúdo no feed de notícias.
Essas etapas são:
- Inventário (O que está no menu?)
- Sinais (É hora do almoço ou da janta?)
- Previsões (Será que ela gostaria do salmão?)
- Pontuação (Fazer um pedido)
Inventário
Quando você abre seu feed de notícias pela primeira vez, o algoritmo do Facebook faz um inventário ao analisar todas as histórias postadas por seus amigos e as páginas que você segue (da mesma forma que Adam verificou para ver o que estava no menu).
Sinais
O Facebook considera todos os dados disponíveis e tenta tomar uma decisão sobre o quanto você está interessado em uma certa história. O Facebook chama esses dados “Sinais”. Existem centenas de milhares deles que o Facebook considera para classificar seu conteúdo, por exemplo, quem postou uma história, em que telefone usuário está, que horas são, quanto você possui banda larga e assim por diante. Mais sobre esses sinais no segundo tópico (clique).
Previsões
O Facebook então usa esses sinais para ajudar a fazer previsões e calcular a probabilidade de determinados resultados, por exemplo, quão provável é que você comente, compartilhe ou gaste tempo lendo uma história e assim por diante.
Pontuação
Depois de fazer essas previsões e calcular as probabilidades, o Facebook consolida a informação para calcular uma “pontuação de relevância“, um número que representa quanto você pode estar interessado em uma certa história para o Facebook. Vale ressaltar que Adam fez questão de enfatizar que o Facebook realmente não sabe o quanto você está interessado em uma certa história, é um palpite.
Esse processo de ranqueamento ocorre toda vez que você abre o seu Facebook e, finalmente, determina como o seu feed irá se parecer.
O2. Os sinais que Facebook considera ao classificar seu conteúdo
Um grande momento na fala de Adam na palestra foi: “o critério mais decisivo para determinar o você vê no seu feed de notícias é quem você adiciona como amigo e quais [páginas] você decide seguir em primeiro lugar”.
Isso faz sentido, pois esses critérios determinam em grande parte como o Facebook interpreta a miríade de sinais que examina ao solicitar um feed de notícias mais relevante para seus interesses.
Alguns dos sinais específicos que afetarão sua classificação no Facebook incluem:
Quem postou uma história
- Frequência de postagens dessa pessoa/página
- Comentários negativos anteriores sobre um autor
Engajamento
- Tempo gasto no conteúdo
- Engajamento geral que o post já tem
Quando a história foi postada
- Ser marcado pelo amigo
- Um comentário recente do amigo
Tipo da história
- Integridade da página
- Se foi postado por um amigo ou página
- Quão informativo o post é
3. As previsões que o Facebook faz ao classificar seu conteúdo
O Facebook leva em conta a rede de amigos de cada usuário, as páginas que seguem e os sinais acima para fazer uma série de previsões e probabilidades:
- Para clicar.
- Para passar tempo com uma história.
- Para gostar, comentar e compartilhar.
- Se você achará informativo.
- Isso é clickbait.
- Isso contém nudez.
Isso resulta em uma pontuação de relevância e, portanto, um feed de notícias exclusivo para cada pessoa no Facebook.
4. Como otimizar seu conteúdo para o algoritmo do Facebook
Como um profissionais de marketing, você sempre quer que seu conteúdo seja visto pelo máximo de pessoas possível. O recente discurso de Adam reforçou o quão importante é criar conteúdos relevantes, valiosos e interessantes para o público-alvo. Se você não fizer isso, é provável que você apareça em menos feeds de notícias.
A seguinte lista de dicas irá ajudá-lo a criar conteúdo que atinja o maior número de feeds de notícias possível (com base nas informações de Adam acima):
-
Crie conteúdos prováveis de obter comentários positivos do seu público, sob a forma de comentários, likes ou reações positivas, estes que agora são ponderados para afetarem o ranking de postagens um pouco mais do que likes
- Publique conteúdo que promova o engajamento e um investimento de tempo de seu público, conteúdos em vídeos são uma excelente opção aqui. Como já contamos no post Por que usar vídeos no seu E-commerce?, os clientes se sentem mais atraídos para ver vídeos do que para ler textos.
- Postar um conteúdo social e compartilhável, que gere uma identificação e empatia, não só focando nos produtos e serviços que sua empresa oferece.
- Engajar seus clientes com concursos, sorteios e promoções. Uma dica é criar posts que incentivem os seus seguidores a marcarem os amigos. Leia mais no nosso post 4 Ideias para entreter seus seguidores do Instagram
- Manter um cronograma. De nada adiantará fazer postagens constantes por um tempo e depois a sua página ficar vazia por 3 meses.
- Crie um público específico que seja relevante para seus atingir seus objetivos como um negócio e crie conteúdo que mapeie esses objetivos. Você pode verificar os interesses do público da sua página do Facebook usando Audience Insights e selecionar a opção ‘Pessoas conectadas à sua página’. Algoritmo do Facebook desmistificado: como otimizar a exposição de feed de notícias
Táticas para ficar bem longe!
-
Não crie conteúdo que induza engano ou confusão aos usuários (ou seja, clickbaits).
- Não crie conteúdo que viole os Termos e Condições do Facebook (por exemplo, nudez).
Pensamentos Finais
Ficar visível no feed de notícias continuará mais desafiador, já que a quantidade de ruído que o Facebook cria não para de aumentar. É por isso que agora é mais importante do que nunca se concentrar na criação de conteúdo relevante para o seu público (Inbound Marketing). Se você oferecer conteúdo que o público achou relevante e agradável, o Facebook continuará mostrando seu conteúdo em seus feeds de notícias.
Traduzido e adaptado de: Social Media Examiner
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