Algumas dicas para conquistar leitores.

“Fique tranquilo, para tudo existe um leitor:”

O assunto do seu artigo, post ou site é o principal fator que trará fluxo para seu site.

Enquanto vivemos no ambiente físico com uma realidade de escassez, onde nossa escolha está limitada entre uma gama pequena de produtos. No mundo virtual temos um ambiente de abundância com opções infinitas para a escolha.

Por exemplo: Vá à livraria mais próxima e procure um livro sobre Arquitetura de informação para e-commerce. Nesta busca, achará no máximo um exemplar do livro mais conhecido, isto se tiver. Agora, tente fazer a mesma busca em uma livraria online. A quantidade de opções será enorme, além de o sistema oferecer outras variações e combinações de livros que irão enriquecer sua busca.

Esta dinâmica que os meios digitais trouxeram para nossa sociedade gera um fenômeno conhecido como Cauda Longa, que você já deve ter ouvido falar.

A Cauda Longa representa o contrário da visão de economia tradicional de sucessos.

Voltando ao exemplo: A livraria física tem apenas um espaço limitado de exibição para colocar seus livros, no caso 100 títulos, por isto a opção do varejista é de apenas vender o sucesso ou o mais conhecido de cada tema. Assim, ele opta pela cabeça curta.

Já o varejista online tem um espaço infinito para expor todos os livros que pode vender, pois cada livro é apenas alguns bytes em um servidor, que depois serão solicitados para a editora.

Ok, mas o que isto tem a ver com o assunto do texto?

Tudo. Em um mundo de escassez, para conseguir alguns leitores você precisaria de algum editor para colocar em revistas, ou pagar para que dessem relevância a sua mensagem.

No mundo de abundância da internet todo o assunto tem espaço, mas o mais importante é ter propriedade e originalidade sobre o que se fala, pois assim você terá alguma relevância.

Neste mundo virtual, os editores de revista foram substituidos pelos leitores/usuários, a importância do seu texto será medida pela quantidade de cliques e links que forem gerados a partir dele.

Não procure falar de algo que seja sucesso ou “modinha”.
Fale bem de qualquer assunto e seu público virá a você.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter