Aprenda a vender pelo Instagram e aumente suas vendas online!

Aproveitando o sucesso do Instagram para o comércio eletrônico

O Instagram vem ganhando popularidade e acrescentando recursos para a experiência dos seus usuários, e o comércio eletrônico está aproveitando essa oportunidade para proporcionar aos clientes um ambiente diferenciado de vendas. Neste artigo, você verá como as empresas podem aprender com alguns jovens criativos que introduziram um novo hábito na plataforma, além de conhecer as melhores práticas para vender pelo Instagram.

Adolescentes inovando no Instagram

Um dos movimentos de venda pelo Instagram não tem origem em nenhuma empresa, mas sim na iniciativa de alguns adolescentes que resolveram inovar o seu modo de utilizar o aplicativo. Dentre as campanhas que chamaram atenção, está o “leilão” das jovens Shipman e Merrigan Allen, de 16 anos. Elas aproveitaram o engajamento com o grande número de seguidores e começaram postar itens de vestuário à venda, para que as pessoas dessem lances nos comentários. Concluída a venda, elas passavam para a etapa de mensagens diretas com o comprador para organizar formas de envio e pagamento.

A partir daí, é provável que milhares de outras adolescentes tenham copiado o modelo, trazendo inovações. Mas o fato é que as empresas passaram a enxergar essa atividade como um novo jeito de fazer negócios. Isso não significa abandonar os métodos já consagrados, mas agregar experiências valorosas ao seu público.

O Instagram como ferramenta de vendas

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo, e o comportamento das pessoas está mudando de acordo com essa tendência. O tráfego mobile teve um aumento de 30,6% no último ano, enquanto o tráfego de desktops caiu 3,3%. O tempo gasto em sites também caiu 49 segundos, de 2017 a 2019. As projeções indicam que o tráfego móvel cresceu 17 vezes nos últimos cinco anos, e a expectativa é que esse tipo de navegação seja responsável por 20% do tráfego em 2022.

No final de março de 2019, o Instagram lançou o recurso de checkout, que permite aos clientes a compra de produtos diretamente pelo aplicativo. Embora ainda esteja em fase de testes, muitas marcas já aderiram à novidade. Para uma experiência de compra ininterrupta, o Google Checkout é a ferramenta que garante que usuários possam armazenar informações de cartão de crédito e dados de remessa no aplicativo. Aos poucos, novos recursos são adicionados para aprimorar o serviço.

Graças ao novo recurso, os usuários do Instagram podem concluir sua jornada de compra, da descoberta ao checkout, sem sair do aplicativo, proporcionando conforto e praticidade, tão valorizados pelos consumidores modernos. As postagens de compra da própria plataforma continuam fortes, e as publicações com produtos à venda no Instagram são marcadas com um pop-up “Toque para ver os produtos” ou um pequeno círculo branco com o ícone da sacola de compras.

De acordo com informações da HubSpot, 80% dos 800 milhões de usuários do Instagram já estão seguindo uma conta de “negócio ativo de compras” — outros 200 milhões desse público visitam um ou mais perfis de negócios diariamente. Lembrando que essa não é a única forma de trabalhar as vendas na plataforma. O recurso Linkin.bio também pode funcionar muito bem para direcionar um tráfego orgânico para a página da empresa. Além disso, o stories também podem ser utilizados para fazer essa linkagem com o site.

Explorando a proximidade do Instagram

Um dos motivos do sucesso no desempenho dos jovens pelo Instagram é a proximidade na interação com as pessoas. A ideia é fazer com que a experiência de compra pareça uma relação entre amigos, e não um diálogo com uma conta empresarial. Isso acontece de maneira bem natural na plataforma, e vai ao encontro do objetivo das marcas de adotarem um posicionamento mais humanizado.

O consumidor moderno busca por conexões reais — suas escolhas são influenciadas pela autenticidade e engajamento da empresa com as causas em que eles acreditam. E o Instagram é um espaço propício para esse tipo de comunicação. Além de divulgar os produtos da marca, um perfil nessa rede social pode ser utilizado para dar conselhos individuais aos seguidores, levar informações sobre vida, esportes, saúde, entretenimento, tudo de acordo com o interesse dos clientes.

Como o trabalho digital é cada vez mais levado em consideração no momento de realizar uma compra, manter uma presença online forte é indispensável para se manter competitivo e expandir as possibilidades de vendas. Parcerias com influenciadores digitais podem render excelentes resultados, já que muitos consumidores confiam nos conselhos dessas pessoas antes de fazer uma compra.

Embora não exista uma receita de sucesso que contemple todos os tipos de negócios, a venda pelo Instagram tem se mostrado uma estratégia bastante vantajosa para as marcas de modo geral. O público presente na plataforma é diversificado e os níveis de engajamento costumam ser altos. Portanto, as empresas que conseguirem identificar a sua audiência e proporcionar a compra de forma nativa no app têm grandes chances de elevar seus lucros.

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e o comércio eletrônico está aproveitando essa oportunidade para proporcionar aos clientes um ambiente diferenciado de vendas. Empresas podem aprender com a iniciativa de alguns adolescentes que resolveram inovar o seu modo de utilizar o aplicativo. Além disso, é importante explorar a proximidade do Instagram para proporcionar ao cliente uma experiência de compra mais humanizada e autêntica.

Com a popularização do uso de smartphones, assegurar o crescimento do tráfego mobile se tornou indispensável para manter a competitividade no mercado. A venda pelo Instagram tem se mostrado uma estratégia bastante vantajosa para as marcas de modo geral, e as empresas que conseguirem identificar a sua audiência e proporcionar a compra de forma nativa no app têm grandes chances de elevar seus lucros.

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