Bem-estar digital: equilibrando vida e tecnologia para o sucesso nos negócios

Bem-estar digital: equilibrando vida e tecnologia

O equilíbrio entre vida e tecnologia é um conceito importante para a saúde, economia e tecnologia. Com o avanço da tecnologia e sua integração na vida diária, surge um novo efeito colateral: o mal-estar tecnológico. Para evitar que isso afaste usuários e clientes, surge o conceito de bem-estar digital. Mas como alcançar esse equilíbrio?

Estudo do Google sobre bem-estar digital revela que o público gasta mais tempo com atividades que percebe como negativas para o bem-estar digital. As mais danosas são checar notificações, navegar passivamente pela mídia social, buscar conteúdo antes de dormir, usar mecanismos de buscas, enviar mensagens, comunicar-se por email ou calls, navegar, usar mídia social, usar seus dispositivos enquanto conversa e assistir a vídeos. As principais medidas tomadas pelos usuários para alcançar o equilíbrio foram deletar apps, alterar as notificações e reduzir o tempo de uso do smartphone.

As marcas, por sua vez, para evitar que seus aplicativos acabem desinstalados, precisam garantir três pontos básicos, segundo o Google: utilidade, controle e equilíbrio. Encorajar o uso moderado também é uma boa política.

Para garantir a sanidade mental dos usuários, o movimento pelo bem-estar digital advoga o controle do tempo gasto com todo tipo de tecnologia. As estratégias tentam estabelecer limites para o uso e, assim, garantir espaço para que o descanso e o lazer existam. Estratégias para garantir isso incluem toque de recolher, filtro de luz azul, usar a tela cinza, mudar de aparelho e usar o bem-estar digital nativo do Android.

O gestor em cena para mais produtividade com menos celular

Os gestores precisam ter em mente que seres humanos precisam sempre cuidar do estilo de vida. Manter uma rotina organizada, com horários, pausas, alimentação balanceada, tempo suficiente de sono e descanso são a grande base. E o avanço da tecnologia e das fontes de distração cria enormes pressões sobre todos. Estudo da Gallup alerta para o esgotamento e seus efeitos corporativos. Isso não só impede a concentração em tarefas complexas ou criação como também reduz o tempo de descanso necessário.

Bem-estar digital leva a bons negócios

Construir esse ambiente é uma tarefa complexa inclusive para micro e pequenas empresas. Nas grandes multinacionais, envolve, além de sistemas, processos e plataformas, coleta e tratamento de grandes volumes de dados. Cabe aos gestores, colaboradores e usuários definir limites, usos e qual a melhor combinação para garantir o bem-estar — e o lucro.

Humanidade tecnológica, uma descoberta em transformação

O uso de tecnologias tem que ser profundamente integrado com a realidade humana. Sabemos que seres humanos precisam de descanso, pausas e distração para funcionar. Organismos complexos que somos, pedimos cuidados. Partir dessa complexidade para criar usos e processos pode ser uma chave de sucesso para garantir o bem-estar digital dentro de sua empresa e o sucesso nos negócios.

Conclusão

O equilíbrio entre vida e tecnologia é fundamental para garantir o bem-estar digital. Para alcançá-lo, é importante estabelecer limites para o uso de tecnologia e garantir espaço para o descanso e o lazer. As marcas precisam garantir utilidade, controle e equilíbrio para evitar que seus aplicativos acabem desinstalados. Os gestores precisam ter em mente que seres humanos precisam sempre cuidar do estilo de vida e que o avanço da tecnologia cria enormes pressões sobre todos. Cabe a todos definir limites, usos e qual a melhor combinação para garantir o bem-estar — e o lucro.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter