Otimizar seu conteúdo para buscadores significa otimizá-lo para leitores. Com o refinamento dos algoritmos de busca, agora o seu ranking de SEO é influenciado pelo o que as pessoas buscam online.
Antes, atalhos e truques até ajudavam, mas com estas novas atualizações, eles acabam é penalizando seu site ao longo do tempo. Isso não quer dizer que a otimização de código e a busca de backlinks estão abolidas, o que devemos fazer é alinhar estas estratégias com conteúdo atrativo.
Entender como o Google incorpora as métricas de usuários ao seu ranking pode ajudar sua empresa a criar uma estratégia de conteúdo eficiente.
Confira o vídeo
Como o Google usa dados de usuários para refinar a busca?
Se você perguntar ao Google diretamente como ele usa os dados de usuários, dificilmente você terá uma resposta clara, pois faz parte da política da empresa manter um pouco nublado a forma como os rankings são criados, mas felizmente existem muitos profissionais e empresas dedicados em desmistificar estas informações.
Baseado em pesquisas, acredita-se que o Google utiliza dados de usuários para um melhor rankeamento da seguinte maneira:
CTR – Cliques por visualização. Quando a sua empresa consegue muitos cliques de ips/horários diferentes (não adianta ficar clicando em seu site) em relação às vezes que apareceu para aquela busca de forma orgânica.
Tempo de Navegação – Tempo que o usuário ficou no site do link antes de voltar para a busca.
Retorno a busca– Frequência que os usuários voltam à busca, após clicar nos links. (Famoso site que rejeita usuários, por estes não encontrarem o que procuram com qualidade.)
Outros dados geram evidência que o conjunto destes dados não afeta apenas a página do link direto, mas podem influenciar o ranking do site como um todo.
O que isto significa?
Significa que o Google quer conteúdos atrativos e direcionados para aquela busca específica. Abaixo, algumas dicas para você utilizar isso ao seu favor:
1- Identificar páginas com CTR baixo
Google Webmaster é a melhor ferramenta gratuita de analise SEO. Com ela é possível identificar sua real posição nas buscas, que buscas de palavras estão ativando o seu site e o CTR de seus links. Liste todas as buscas em que seu CTR for menor que 30%, pois estes são considerados passíveis de melhora.
2- Melhorar títulos e descrições
A apresentação de seu site na busca se resume na maioria da vezes em um título e um descritivo.
Reescreva seus títulos usando regras técnicas e deixe claras sua palavras chaves, mas dê prioridade para criar chamadas que incentivem o clique e instiguem a curiosidade dos leitores.
3- Criar conteúdo de qualidade
Crie um conteúdo que resolva o problema ou atraia a atenção para aquela palavra chave que você deseja aparecer.
Um conteúdo de qualidade deve ser único, passar credibilidade e resolver o problema daquele momento.
4- Otimizar velocidade e usabilidade
Se o objetivo é manter o usuário na sua página, além de um conteúdo atrativo, ela deve ser rápida e de fácil navegação.
5- Incentivar a permanência no site
Sua página de aterrizagem se resume apenas a um link ou você incentiva a navegação dos usuários por dentre os diversos links e páginas do seu site?
Técnicas como ‘artigos relacionados’ ou links dentro dos textos devem ser utilizadas para aumentar o interesse em outros conteúdos dentro do site.
Resumo
Foque suas estratégias de conteúdo na atração de clientes por meio da busca e se esforce em mantê-los navegando em seu site. Este é o melhor caminho para usar as alterações do algorítimo do Google ao seu favor. Para acertar em suas estratégias e melhorar seu posicionamento na busca do Google, venha conhecer a Mercado Binário – Somos uma agência especialista em resultados.