Automação de e-mail marketing é possível?

Mandar e-mails pode ser às vezes uma tarefa cansativa, especialmente se você tem uma empresa. São muitos contatos e muitos e-mails para mandar. Normalmente você analisa seus contatos para saber se o conteúdo da sua mensagem é válida para aquele público. Fazer manualmente isso, além de gastar muito tempo, pode ser entediante. Como podemos fazer isso de maneira mais prática?

E-mail marketing para empresas

O e-mail marketing para as empresas é extremamente importante. É o canal que apresenta o melhor ROI e o melhor de ser mensurado. Com as ferramentas certas, você pode descobrir quantas pessoas leram, clicaram, descadastraram ou rejeitaram sua mensagem. É ótimo para você ter a noção do que você pode fazer para melhorar. Comparar um e-mail marketing com outro pode revelar o que tem de errado na sua abordagem, tanto para falar com outra empresa quanto com um cliente.

Já mostramos aqui tudo que há de bom e de melhor no nosso post ‘E-Mail Marketing: o que é e como pode me ajudar a vender mais?‘, mostrando várias dicas para usar o potencial máximo desse canal. Mas tem algo que não falamos. Uma mágica que promete facilitar muito a vida dos empresários, deixando o envio desses e-mails muito, muito, muito mais rápido.

A mágica para o e-mail marketing

Automação. A própria palavra nos da uma pista das vantagens que esse recurso pode oferecer:

”sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano”

Quem fez essa definição foi o nosso querido Google, e não poderia estar mais correta. Inclusive você deve estar se perguntando sobre a parte ‘substituindo o trabalho humano’. A automação de e-mail marketing não substitui por completo o trabalho humano, porém ajuda consideravelmente neste trabalho manual nos disparos.

Muitas empresas oferecem essa automação de e-mail marketing, com a vantagem do disparo automático para todos os seus contatos. Mas há quem vá além. A automatização de e-mail marketing pode facilitar os disparos quando você postar, por exemplo, 3 conteúdos no seu blog. Automaticamente ele vai identificar esses posts e enviar um e-mail com esses conteúdos para seus contatos. Você pode programar esses envios variando de quanto em quanto tempo será feito o disparo (a cada x dias ou x meses), qual tipo de conteúdo (você pode escolher a categoria dentro do blog) e quantos conteúdos (enviar e-mails quando tiver 5 conteúdos postados, por exemplo).

Além disso, há a possibilidade de montar facilmente seu e-mail marketing com layouts prontos apenas arrastando para seu e-mail marketing e configurando da maneira que desejar. É a automação facilitando o trabalho manual de montar um template do zero e ainda disparar de forma facilitada. Esquematizar um layout e programá-lo para disparar no tempo desejado poupa o esforço dos funcionários, que pode ser usado para outras atividades.

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