Antes de tudo, veja isso:
https://www.youtube.com/watch?v=tLSUDUth3Sk
Dá uma vontade de chorar, não dá? É tão fofinho! Com essa trilha também, uf… meu olho até lacrimejou aqui. Uma das icônicas propagandas da loja de departamento John Lewis ilustra bem o que vamos falar nesse post: storytelling.
Storytelling é o ato de contar uma história e no marketing isso faz muita diferença. Contar uma história é envolver as pessoas na sua narrativa, valendo-se de vários elementos para atingir seu público em cheio. Como produzir um bom storytelling?
Veja essa propaganda da John Lewis por exemplo. A marca é uma loja de departamento que desde 2007 realiza grandes produções na época do Natal. Eles ficaram mundialmente conhecidos por belíssimas propagandas que despertam o emocional do telespectador. Mais do que vender um produto, eles vendem uma ideia.
Perceba que o fato de ter um produto na propaganda quase fica irrisória perto do peso emocional que a propaganda traz: o menino resolve comprar uma parceira para seu pinguim. A grande loja de departamento também vende brinquedos para crianças e a intenção é presentear alguém com algo que realmente importa.
Analisando a propaganda mais tecnicamente, a linha narrativa é perfeitamente construída, com um começo, meio e fim. A propaganda apresenta o problema que é o pinguim sentir falta de uma parceira e se resolve apropriadamente quando o menino apresenta um pinguim fêmea para seu amigo, sem espaço para outra interpretação. A trilha sonora escolhida também influencia no emocional. Uma voz calma com um instrumental bem leve, acompanhado a proposta da propaganda.
Esses elementos devem ser levados em consideração na hora de pensar um storytelling (linha narrativa, problema, trilha sonora, sonoplastia) para produzir uma boa história. Claro, a história em si também é muito importante, o que você quer contar.
Essa abordagem com o uso de storytelling obviamente pode ser mostrando seu produto/serviço sem vender uma ideia propriamente dita. Isso depende do seu segmento e seu público-alvo. O que seu público quer assistir? A John Lewis por exemplo tem uma infinidade de produtos, e fazer diversas propagandas focando em cada uma delas sairia bem caro e talvez não fosse tão marcante. A estratégia de vender uma ideia atrai o público, nem tanto pelo produto mas pelo o que a marca representa.
Nos textos isso também funciona e isso o marketing de conteúdo pode e deve se utilizar. Quando for dissertar algo para o seu cliente, que você sabe que irá ajudá-lo, por que não contar uma história? Coloque-se no lugar dele, pense em alguma situação da qual ele pode ter passado e apresente a solução. É muito mais envolvente um texto que possui uma história do que um texto puramente técnico.
Não é só filmes e séries que podem se beneficiar de uma narrativa. O marketing pode tirar também muita vantagem disso. Um ótimo exemplo é da Pepsi. Os famosos ‘Limões da Pepsi’, carro chefe do refrigerante Pepsi Twist, voltaram depois de quase 10 anos. A marca voltou a divulgar mais o refri de coca com limão e, nesta divulgação, criaram uma página no Facebook para os limões. Utilizando-se de uma linguagem mais informal, focando nos jovens, os limões constantemente respondem os seguidores nas redes sociais.
https://www.youtube.com/watch?v=fqLyQmAnris
Então, a Pepsi criou uma narrativa. Os Limões postavam sobre o seu dia a dia no Facebook, mostrando que não eram lá tão bons funcionários.
Então, a Pepsi demitiu os limões.
À procura de um emprego, a Ruffles contratou os limões.
Os limões aprontaram na fábrica e ‘criaram’ a Ruffles sabor limão. A história foi apresentada em um vídeo postado diretamente no Facebook.
Depois de terem aprontado, foram demitidos novamente, e a Pepsi os recontratou.
Tudo isso estrategicamente pensada em 1 ano. Toda essa comunicação foi pensada cautelosamente, reintroduzindo os personagens, mesclando a comunicação da Pepsi e dos Limões, introduzindo o problema da demissão, apresentando a solução da contratação na Ruffles e depois repetindo esse problema de maneira oposta (Ruffles demitiu, Pepsi contratou). Tudo isso para reintroduzir a Pepsi Twist no gosto dos clientes e ainda lançar um novo sabor de batata. A visibilidade foi enorme, com muito engajamento e, inclusive, de outras marcas.
E isso continua. Ruffles ainda está utilizando os limões na sua comunicação assim como a Pepsi, promovendo, inclusive, o festival Pepsi Twist Land com a participação de grandes cantores.
Viu só? Storytelling. Só para você ter uma ideia, o post da demissão teve 5,2 mil curtidas, 3.780 compartilhamentos e mais de 1000 comentários. Um história de demissão. Você acha que só reintroduzir a marca causaria tanto impacto? Você acha que só divulgar um novo sabor de batata sabor limão ia gerar tanto buzz? Provável que não.
Está na hora de introduzirmos uma comunicação com storytelling. O engajamento com certeza vai aumentar e seus clientes irão ficar muito satisfeitos. Seja para divulgar um produto seja para divulgar uma ideia, contar uma boa história é a tendência.
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