Como a inteligência artificial está transformando o relacionamento entre grandes empresas e seus clientes

Importância do atendimento pessoal na era da tecnologia

Nos últimos anos, os consumidores têm aprendido que grandes empresas não dão o mínimo valor para o cliente final. No entanto, as empresas estão cada vez mais cientes da importância de personalizar o atendimento e fazer os clientes se sentirem especiais. Apesar do desafio de manter essa personalização quando se atinge uma determinada escala, a tecnologia tem sido uma grande aliada na criação de experiências cada vez mais personalizadas.

Atendimento pessoal não é exclusividade de pequenas empresas

Quando se pensa em atendimento pessoal, logo se imagina pequenas empresas, cujos colaboradores conseguem gastar todo o tempo com os mesmos clientes. No entanto, essa visão é muito romantizada do que significa oferecer atendimento pessoal. O relatório recente do IBGE mostrou que 92,9 milhões de brasileiros estão ocupados com o trabalho e buscam praticidade. Oferecer soluções que o cliente precisa, quando ele precisa e dar suporte rápido e eficaz é a chave para um bom atendimento.

Inteligência artificial como ponte para atendimento pessoal

A inteligência artificial tem sido uma grande aliada das empresas no atendimento pessoal. Soluções de AI facilitam a vida das empresas no trato com os consumidores e oferecem experiências de relacionamento e consumo que satisfazem boa parte das necessidades dos clientes. Além disso, elas servem para fazer uma boa filtragem das pessoas que precisam da interação humana.

Formas de usar a inteligência artificial para um relacionamento melhor com os clientes

Algumas das formas mais comuns de usar a inteligência artificial como ponte para um relacionamento melhor com os clientes são: autoatendimento, suporte 24/7, recomendações automáticas e atendimento em um canal só. Além disso, a inteligência artificial permite entender e prever as necessidades dos clientes, integrar diferentes soluções e criar experiências imersivas e conexões novas.

Engajamento como métrica de acompanhamento

O engajamento dos clientes com a marca é uma das métricas mais importantes para acompanhar o quanto as medidas de atendimento pessoal estão sendo eficientes. As empresas precisam compreender e aplicar em suas estratégias de negócios o que os clientes querem, não só o que precisam. O desejo de experiências personalizadas é fundamental para diferenciar a marca e determinar de quem o cliente vai comprar.

Conclusão

As empresas que buscam oferecer atendimento pessoal e cuidado individualizado devem entender que isso não significa sentar e tomar café com o mesmo cliente o dia todo. É sobre oferecer as soluções que o cliente precisa, quando ele precisa e dar suporte rápido e eficaz sempre que algo sair dos planos. A inteligência artificial tem sido uma grande aliada das empresas para criar experiências personalizadas e manter um bom relacionamento com os clientes. As empresas precisam se adaptar à era da tecnologia e personalizar o atendimento para se destacar no mercado.

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