A importância da maturação na estratégia de marketing de conteúdo
Uma pesquisa realizada pela BGC em parceria com a Google revelou que uma estratégia de marketing de conteúdo custa 62% menos que o investimento em outbound e entrega o triplo de leads. Além disso, 78% dos CMOs acreditam que a produção de conteúdo personalizado é o futuro do marketing. No entanto, para alcançar resultados significativos, é necessário atingir um estágio maduro de produção, divulgação e mensuração de conteúdo.
Ainda que o marketing digital possa ampliar a receita de uma empresa em até 20%, apenas 15% das empresas conseguem acompanhar o engajamento dos consumidores nos múltiplos canais. Por essa razão, muitas empresas desistem da estratégia de marketing de conteúdo antes mesmo de alcançar os objetivos desejados.
O caminho da maturação
O marketing de conteúdo é uma forma de potencializar a relação entre a marca e seus clientes. No entanto, muitos projetos acabam fracassando devido à pausa na engrenagem. Em outras palavras, o esforço necessário para a evolução da estratégia de marketing de conteúdo faz com que muitas empresas desistam da abordagem cedo demais.
Para conquistar resultados duradouros, é importante entender o caminho da maturação das operações de conteúdo e identificar em qual estágio sua empresa está. O caminho da maturação envolve seis pontos-chave que indicam a evolução no projeto de marketing de conteúdo.
Desenvolvendo competências
A força da empresa no ciclo da estratégia de marketing de conteúdo pode ser chamada de competência. O que acontece é que cada empresa tem um maior potencial em cada uma das fases, entre iniciante, praticante, intermediário e especialista.
Muitas empresas têm como desafio vencer as primeiras etapas da estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, não conseguem alcançar os resultados esperados. A produção de um conteúdo de qualidade está diretamente ligada à habilidade de expandir a capacidade de produção de conteúdo do negócio. O caminho para o sucesso passa por algumas etapas que seguem em sincronia.
Foco no core business!
Para tornar a estratégia de marketing de conteúdo mais eficiente, a terceirização de algumas etapas potencializa os resultados. Enquanto na empresa os colaboradores podem focar no seu core business para manter suas entregas nos níveis esperados, os parceiros estratégicos podem se dedicar ao que sabem fazer de melhor: uma estratégia completa de conteúdo.
Conclusão
O marketing de conteúdo é como uma maratona, que exige esforço e dedicação da equipe. O sucesso depende da maturidade nas operações de produção de conteúdo, que é alcançada quando a empresa consegue aplicar de maneira efetiva todas as fases da produção de conteúdo, por meio de uma estratégia inbound. É essencial que todos os papéis estejam bem determinados para cada fase de produção. Times de especialistas podem cuidar 100% dessa abordagem, enquanto a equipe de inovação pode focar no core business da empresa. Com a maturação da estratégia, é possível conquistar resultados duradouros e potencializar a relação entre a marca e seus clientes.
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