Como alcançar um moonshot: Ideias práticas para desenvolver uma organização preparada para a disrupção.

Moonshot: a busca por objetivos maiores

O discurso do presidente John Kennedy em 1962, onde ele afirmou que escolheriam ir à Lua não por ser fácil, mas por ser difícil, inspirou a criação do termo Moonshot. Um moonshot é um objetivo que busca alcançar um resultado dez vezes maior enquanto o resto do mundo busca um crescimento de apenas 10%. Para alcançar esse tipo de objetivo, é necessário começar do zero, rever conceitos e testar ideias insanas. Empresas já consolidadas no mercado também devem adotar esse paradigma para continuarem relevantes em uma era de transformação radical na tecnologia e cultura.

De onde vem a disrupção?

Empresas pioneiras e consolidadas no mercado tradicional, muitas vezes, são incapazes de se adaptar a mudanças tecnológicas que geram potencial para inovações disruptivas. Para evitar que isso ocorra, é necessário embarcar na segunda curva que começa ainda antes da primeira atingir seu pico. A estratégia do futuro para o presente consiste em definir onde se quer chegar antes de definir como chegar. Além disso, é importante identificar os pontos de ligação entre o que se faz atualmente e onde se quer chegar.

Alinhando expectativas durante a transição

Para manter o engajamento dos principais stakeholders durante um período em que o retorno do investimento não é tão claro, é importante entender seus interesses e direcionar seus esforços para a prioridade certa. Identificar o mindset das pessoas nos primeiros estágios da transformação e alinhar suas expectativas em respeito ao objetivo final é imprescindível. Além disso, é importante abordar as preocupações dos stakeholders com empatia e compaixão, pois qualquer mudança organizacional é um processo complexo e o sucesso depende do propósito e da integridade dos líderes.

O caminho deve ser visto de forma holística

Qualquer iniciativa depende de uma série de fatores complementares para entrega de valor como as tecnologias, os serviços e as legislações aplicáveis. A maturidade e a força desses elementos constituem o ecossistema que a organização está inserida e têm um papel fundamental para o sucesso na implantação dos novos modelos, bem como para a contínua relevância dos modelos antigos. Além disso, é importante reconhecer que os principais consumidores e parceiros provavelmente serão afetados pela disrupção, sendo necessário estabelecer estratégias de engajamento de consumidores para que a transição seja suave.

Conclusão

Os moonshots são objetivos maiores que exigem uma mudança de paradigma e uma busca incessante pelo objetivo final. Para alcançar esses objetivos, é necessário começar do zero, rever conceitos e testar ideias insanas. Empresas já consolidadas no mercado também devem adotar esse paradigma para continuarem relevantes em uma era de transformação radical na tecnologia e cultura. Além disso, é importante alinhar expectativas durante a transição e ver o caminho de forma holística para garantir o sucesso na implantação dos novos modelos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter