Entendendo o comportamento do consumidor no Marketing Digital
Conhecer o comportamento do consumidor é um desafio constante para os profissionais de Marketing Digital. É fundamental saber como os consumidores pesquisam e tomam decisões de compra para traçar estratégias de marketing de sucesso. Neste artigo, apresentaremos dados de pesquisa que ajudarão a entender tendências de comportamento que todo profissional de marketing precisa conhecer.
Comportamento de compra mobile
O mobile já é uma realidade no mundo do marketing. É preciso priorizar a visualização dos materiais de marketing em dispositivos móveis, além de ficar atento ao M-Commerce, a venda de produtos através de dispositivos mobile.
Dados de pesquisa mostram que 95% dos consumidores móveis estão satisfeitos com suas experiências de compra. A praticidade é apontada por 67% dos entrevistados como a principal vantagem. Além disso, 59% usam o mobile em lojas físicas para pesquisar online o preço dos produtos que estão avaliando.
Novos canais a serem explorados
As empresas precisam estar presentes nos canais em que seus potenciais clientes estão. Novos canais e oportunidades a serem exploradas surgem a todo momento. Dados de pesquisa mostram que 69% dos brasileiros passam mais tempo no WhatsApp do que vendo TV ou lendo jornais e revistas. Além disso, 15% dos internautas utilizam o Instagram como app de mensagens instantâneas.
A era dos vídeos
Os vídeos estão em alta no mundo do marketing, mas é preciso usar o formato de forma estratégica. Dados de pesquisa mostram que 48% preferem ver um vídeo do que ler um texto para aprender algo novo.
Marketing 3.0
O Marketing 3.0 é centrado em valores. Além de gerar lucro e satisfazer o consumidor, os negócios também precisam contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor. Dados de pesquisa mostram que 86% das mulheres entrevistadas já sofreram assédio. As marcas precisam entender que a maioria esmagadora das mulheres que consomem seus produtos já foram assediadas e falar sobre o assunto com respeito. Além disso, 54% dão preferência a marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.
Conclusão
Ao traçar suas estratégias de marketing com base em dados de pesquisa, os profissionais de marketing têm mais chances de obter sucesso em suas ações. É importante ficar atento às tendências de comportamento dos consumidores, como o uso cada vez maior do mobile, a importância de estar presente em novos canais e a era dos vídeos. Além disso, é fundamental praticar o Marketing 3.0, que é centrado em valores, e entender a importância de temas como a igualdade de gêneros e a sustentabilidade.
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