Como promover o seu blog usando uma campanha cross-media?

Você quer mais acesso nas postagens do seu blog?

Você está querendo saber como personalizar o compartilhamento dos seus posts para cada rede?

Compartilhar corretamente os seus posts através das mídias sociais, com um planejamento de divulgação cross-media irá ajudar a conseguir um fluxo constante de visitantes para o seu blog.

Já falamos aqui no blog sobre a necessidade de ter um site da sua empresa e sobre como utilizar plataformas, como Instagram e Facebook para divulgar o seu negócio. Neste artigo você irá descobrir como promover com sucesso os posts do seu blog em diferentes plataformas.

O que é uma campanha cross-media?

Para promover suas postagens do blog, você não pode simplesmente transmitir a mesma mensagem em cada rede social. Você precisa adaptar sua mensagem para cada plataforma e audiência.

Por exemplo, se você está promovendo um novo post no blog, é preciso tratar seus amigos do Facebook de uma maneira diferente do que seus contatos comerciais no LinkedIn. No Twitter, você está restrito a 140 caracteres, então você tem que manter sua mensagem curta e simples. No Pinterest, sua imagem é a principal maneira de chamar a atenção. Cada rede social oferece diferentes opções para promover o seu conteúdo.

O número de caracteres permitido é diferente e variarem os tamanhos de imagem. Você pode adicionar hashtags para transformar mensagens em conteúdo pesquisável ou adicionar @ para se conectar diretamente com seus seguidores. A forma como as comunidades interagem com vários formatos também difere. Por exemplo, usar várias hashtags funciona bem para o Twitter e Instagram, mas usá-los no Facebook ou LinkedIn não irá produzir os mesmos resultados.

 

When promoting your blog, tailor your posts for each social network.

Confira quais são as principais redes sociais, e como promover o seu blog para cada comunidade delas:

1. Compartilhe no Facebook

O Facebook permite que você promova o seu blog no seu perfil, em páginas e em grupos.

Postagens de Facebook podem conter até 10.000 caracteres, mas apenas os primeiro 480 caracteres são visíveis na linha do tempo; o resto são escondidos por trás do link “saiba mais”. Então coloque a essência de sua mensagem nos primeiro 480 caracteres. Tenha em mente, também, que no Facebook mensagens com menos de 50 caracteres têm gerado mais engajamento do que posts maiores.

This Facebook post is fewer than 480 characters, so all of the text will be shown in the news feed.

 

Posts com imagens funcionam melhor no Facebook. Quando você compartilhar o seu blog, considere fazer upload de uma imagem e colocar seu link no campo de texto, ao invés de usar a imagem que aparece com a visualização automática. Este truque pode ajudar a aumentar o alcance do seu post do Facebook.

Além disso, o Facebook fará o upload dessas imagens automaticamente ao seu álbum de fotos para que todas as suas imagens do blog com links estejam disponíveis em um só lugar para sua comunidade acessar.

When sharing your blog posts on Facebook, upload an image and add your link to the text field.

Não se esqueça de adicionar comentários pessoais e envolventes, convidando os leitores para compartilhar a sua opinião. E, embora hashtags possam transformar as suas mensagens em conteúdo pesquisável, elas não funcionam bem para engajamento no Facebook.

Os melhores horários para postar no Facebook são de 13h a 16h, e 18h a 22h. A melhor frequência para postar no Facebook é uma vez por dia. Compartilhe seu blog uma vez para promoção inicial. Compartilhe no seu perfil, na sua página e em grupos que tenham interesse no assunto, mas em momentos diferentes e com textos diferentes.

2. Tweet no Twitter

O Twitter foi a primeira rede social a introduzir hashtags e menções com @ para melhores opções de busca. A plataforma recentemente fez alterações para o limite de 140 caracteres para dar um pouco mais de espaço para os posts. Entretanto, o limite de 140 caracteres permanece como sua característica principal.

Tweets com menos de 140 caracteres funcionam melhor. Para obter mais retweets, certifique-se de incluir imagens e links.

Include links and images in your tweets for better engagement.

Se você adicionar até quatro hashtags, isso fará com que seus tweets sejam mais pesquisáveis por palavras-chave e irão gerar mais reações. Inclua menções com @ se você quer dar crédito ou deseja mandar a mensagem parar contas específicas do Twitter.

Including hashtags in your tweets will improve discoverability.

Adicionar um Call To Action pode melhor os seus resultados. Por exemplo, peça retweets, ou followers. Os melhores horários para postar no Twitter são entre 8h e 10h, entre 11h e 13h, e depois do trabalho das 16h às 19h.

A vida útil de um tweet é cerca de 18 minutos, por isso é útil compartilhar o seu blog no Twitter mais de uma vez em dias diferentes e em épocas diferentes. Compartilhá-lo até quatro vezes para a sua promoção inicial,  e depois mais devagar para uma frequência semanal e mensal em seguida. Postar seu conteúdo perene entre 2 e 3 meses, mas sempre misturar suas postagens com curadoria de conteúdo e outros conteúdos relevantes e retweets.

3. Poste no Linkedin

O LinkedIn permite que você poste no seu perfil, na página do seu negócio e em grupos. Você também pode republicar suas postagens no LinkedIn Pulse ou SlideShare.

Na página da sua empresa, sua atualização pode conter cerca de 600 caracteres. Qualquer texto além dos 150 primeiros caracteres serão truncados e os leitores precisarão clicar em “saiba mais” para ver o post completo.

You have to click See More to see the rest of this LinkedIn post.

Compartilhar  o seu blog com uma imagem e link funciona melhor no LinkedIn. Faça seu texto pessoal e envolvente. Faça perguntas ou incentive os leitores a interagir com o seu post. Posts com listas ou instruções de como fazer algo tendem a gerar mais engajamento!

Posing a question to users can encourage interaction on LinkedIn.

Os melhores horários para postar no LinkedIn são entre 8h e 10h, e entre 16h e 18h.

Compartilhe seu blog uma vez para a promoção inicial. Repita seu post uma vez por semana e então reduza essa taxa para uma vez a cada 2 ou 3 meses no seu perfil do LinkedIn, mas não na sua página.

Poste na página da sua empresa em diferentes momentos ou dias. Compartilhe o conteúdo do blog em grupos apropriados, mas use textos diferentes dependendo do grupo e público-alvo, e poste em diferentes dias e horários. Você também pode republicar o conteúdo do blog no LinkedIn Pulse e publicá-lo como um documento no SlideShare. Ambos são redes poderosas com elevado tráfego para o público de negócios.

4. Salve no Pinterest

No Pinterest, a imagem é a parte mais importante do seu pin. Use a descrição para falar sobre o que é o pin.

O Pinterest te dá um limite de 500 caracteres para descrever e comentar sobre suas imagens. Você pode agrupar suas imagens em álbuns para classificá-los pelo tópico ou marca e postar imagens de qualquer tamanho.

Use the pin description to provide context to your image.

Para ajudar a convencer os usuários a clicarem, mantenha suas descrições entre 150 e 300 caracteres. Inclua as palavras-chaves pesquisáveis com hashtags na descrição de sua imagem.

Para promover suas postagens no blog, adicione um link nas suas descrições de pin para levar os usuários ao seu site. Adicione uma Call To Action (por exemplo: Repin, leia mais, aprenda mais ou até mesmo compre agora) em sua descrição para incentivar os seguidores a se envolver.

Including a call to action in your pin description can encourage interaction.

Os melhores horários para postar no Pinterest são das 12h às 14h e das 19h às 22h, nos fins de semana.

Compartilhe a imagem de destaque do seu blog no Pinterest para sua promoção inicial. Depois, poste todas as imagens compartilháveis da sua galeria sucessivamente nos dias e semanas seguintes. Esta tática permite que você realize o reshare do seu post com diferentes elementos visuais

5. Mostre no Instagram

O feed do Instagram apresenta imagens, vídeos e boomerangs em um único fluxo. Além disso, você pode investir em vídeos e imagens para colocar nas stories, e até mesmo divulgar várias fotos em um único post.

O tempo de vida de um post de imagem no Instagram é muito menor do que no Pinterest. A maioria das interações ocorrem dentro das primeiras poucas horas de postagem, enquanto as stories literalmente desaparecem em 24 horas.

As legendas das fotos podem ter até 2.200 caracteres, dos quais apenas as três primeiras linhas são exibidas no feed de notícias. Assim, tente comunicar a essência do seu post nos primeiro 155 caracteres.

Convey the main points of your Instagram post in the first 155 characters.

As Hashtags são importantes no Instagram, e muitas legendas consistem apenas em hashtag. Use a palavra-chave do seu blog como hashtag para que o máximo de usuários possam encontrar o seu post. Você pode adicionar no máximo 30 hashtags.

O Instagram não permite colocar links diretos, mas você pode colocar a URL na sua biografia e falar para os usuários verem o link no seu perfil.

In the caption, point users to the blog post link in your Instagram bio.

 

Os melhores horários para postar no Instagram são meio-dia e à noite depois do trabalho.

Para promover o seu blog no Instagram, começe compartilhando uma imagem principal. Então, nos próximos dias e semanas, compartilhe outras imagens de sua galeria de post do blog, usando diferentes recursos visuais para promovê-lo.

Conclusão

Utilizar uma campanha cross-mídia para divulgar o seu conteúdo em diferentes redes sociais pode ajudar a direcionar o tráfego para o seu blog. No entanto, se você enviar a mesma mensagem para todas as suas redes, você vai perder oportunidades de sensibilização e engajamento. Em vez disso, você precisa adaptar seus posts para cada rede e audiência. Na maioria dos casos, você não precisa fazer grandes mudanças; uma abordagem ligeiramente diferente pode melhorar significativamente os resultados.

O que você acha? Você promove o seu blog em várias plataformas? Como você alterar seus posts para cada plataforma e audiência? Compartilhe seus pensamentos e experiências nos comentários.

Texto traduzido e adaptado de: Social Media Examiner.

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