Como conquistar a Geração Z: Dicas para vender para o consumidor do futuro
A tecnologia já faz parte da sociedade há um bom tempo, e para a Geração Z (nascidos entre 1994 e 2010) essa afirmação é ainda mais genuína. Eles são os nativos digitais, indivíduos que cresceram durante a transformação digital das últimas décadas. Além disso, muitos já possuem poder de compra elevado e até 2020 representarão quase 40% de todos os consumidores. Mas como vender para esse consumidor do futuro?
Entendendo a Geração Z
96% da Geração Z possuem um Smartphone e quase metade deles está conectada online por 10h diárias ou mais. Estamos falando de uma geração que pode acessar o conteúdo que quiser, a hora que quiser e onde bem entender. Sua conectividade não vê limites e os produtos e marcas que eles escolhem consumir e endossar fazem parte dessa narrativa.
Como vender para a Geração Z?
Ao contrário de todas as outras gerações, a Geração Z nunca viu o mundo sem internet. Eles conseguem transitar por um mundo de realidade e informações em questão de segundos. Para sua empresa conversar com essas pessoas, é essencial entender suas características e comportamento.
Valorização da individualidade
A Geração Z preza pela valorização da individualidade. Querem conversas personalizadas e sentir que um conteúdo foi feito especialmente para eles. Prezam a Comunidade e almejam se sentir partes de grupos. A experiência que sua marca está oferecendo precisa criar esses dois ambientes: o da valorização do indivíduo e o da valorização do grupo em que este indivíduo está inserido.
Valores da marca
Outro ponto importante são os valores da sua marca. A Geração Z quer entendê-los e, mais importante do que isso, quer se identificar com eles e partilhar dos mesmos valores. Estamos falando de uma geração que nunca esteve tão envolvida com movimentos sociais e com o conteúdo digital.
Esteja onde eles estão
Esteja presente na rotina dessa pessoa. Seu conteúdo precisa ser interessante o suficiente para que ele compartilhe com outros amigos. Conte uma boa história, genuína, mostre que sua empresa é muito mais que apenas um produto, ele representa um estilo de vida.
Entenda quem e o que eles consomem
Use isso a seu favor. Se um influencer tem um grande alcance dentro do nicho que interessa a sua empresa, por que não pensar sobre uma parceria paga com essa pessoa? A Geração Z é uma geração que vê influencers como amigos — e confia no que essa pessoa está consumindo e indicando. Esteja nos sites que eles acessam, contribua com influencers que conversem com eles. É essencial falar a mesma língua da Geração Z se você quer vender para ela.
Dialogue
A Geração Z não aceita atendimento meia-boca ou que um produto não cumpra as expectativas propostas. Se o objetivo é criar jovens defensores para a sua marca, é preciso ouvi-los. Isso significa participar ativamente das discussões em que eles estão inseridos, além de fazer uma escuta ativa sobre o que eles estão falando. Se recebeu um feedback (negativo ou positivo), responda. Mostre que realmente se importa com a opinião daquele indivíduo.
Conclusão
Para vender para a Geração Z, é preciso entender que mais do que um grupo de pessoas agrupadas pelo espírito de sua época, eles possuem gostos, necessidades e desejos únicos. Não os trate como uma grande massa única! Entenda como eles pensam e preocupe-se verdadeiramente em criar uma marca autêntica e com um produto excelente.
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