Consumidores confiam mais em conteúdo publicado por marcas do que pelos seus amigos?

Já falamos aqui no blog sobre os consumidores que abandonam seus carrinhos em lojas virtuais, mas você sabe que tipo de conteúdo o consumidor tende a confiar mais?
De acordo com a Outbrain, publicações tradicionais são as fontes mais confiáveis de conteúdo online.

A empresa de conteúdo premium perguntou para as pessoas em quem eles confiam mais na internet, e como os seus amigos afetam as suas decisões de compras. Eles descobriram que as pessoas tendem a confiar mais em conteúdo postado por marcas, do que naqueles postados por seus amigos.

A pesquisa ouviu mais de 1.000 consumidores no Reino Unido, e descobriu que 34% do tempo deles online é gasto consumindo conteúdo que eles não procuraram.

O que isso significa? A Outbrain acredita que isso demonstra a importância de conteúdo “ingênuo e não intrusivo”, ou seja, aquele conteúdo que a pessoa esbarra sem querer, mas acaba gostando e se engajando.

A confiança em conteúdo de publicações tradicionais é alta

O estudo aponta para um alto nível de confiança entre consumidores em publicações tradicionais. Dois terços dos entrevistados listaram jornais famosos do Reino Unido, como The Guardian e The Sun, como confiáveis.

Essas publicações são as mais confiáveis quando se trata de conteúdo a respeito de economia e viagem. Enquanto as redes sociais eram mais confiáveis para conteúdo de saúde e moda.

“Publicitários devem sempre estar inovando”, diz a diretora da Outbrain na Europa, Stephanie Himoff. “Já que os consumidores gastam muito menos tempo lendo avaliações de produtos e serviços do que outros tipos de conteúdo, publicitários devem usar conteúdo que gera engajamento no lugar onde consumidores confiam mais: os sites de notícias tradicionais.”

É mais difícil conseguir confiança em mídias sociais

A pesquisa também mostrou que apesar das pessoas passarem muito mais tempo na redes sociais, é mais difícil as marcas conseguirem ganhar confianças através delas.

Mas mesmo assim, 77% dos entrevistados disseram que consideram confiáveis conteúdos postados por marcas já conhecidas. Enquanto 67% disseram o mesmo sobre conteúdo compartilhado por amigos e 60% consideram útil e relevante conteúdos de marcas que eram desconhecidas.

A pesquisa aponta também que há preferência pelo conteúdo sugerido e recomendado. 54% dos entrevistados disseram que gostaram de ser guiados no processo de compra, pois isso permite que eles encontrem serviços e produtos que podem achar úteis. Mas, o engajamento desse consumidor depende também do tipo de produto que ele procura. Por exemplo, os compradores normais tendem a ler três pedaços de conteúdo antes de partir com seu dinheiro, já quando o conteúdo é relacionado a viagens e conselhos financeiros esse número sobe para cinco.   

O relatório completo pode ser baixado aqui.

Texto traduzido e adaptado do Marketing Tech.

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