Conteúdo gerado de forma automática. O que funciona e o que não funciona. “Update 12/2015”

Uma tendência para o ano que vem, mas que já está forte no mercado é a automação. Somos especialistas na área e já falamos sobre o assunto, desde e-mail marketing até redes sociais.

Hoje, vamos falar um pouco sobre as ferramentas de automação de conteúdo que já existem, o que elas fazem e formas positivas e negativas de utiliza-las.

A melhor estratégia de marketing digital é a criação de um conteúdo único, com frequência. Não existem formas de fugir disto. As ferramentas disponíveis não produzem conteúdo únicos, isto, só bons escritores fazem, mas vamos a apresentação de algumas soluções disponíveis no mercado:

As ferramentas de automação de conteúdo podem ser divididas em 2 grupos. O primeiro é o grupo que coleta textos na internet sobre os assuntos que você define e publica  na sua página.

Estas ferramentas tem um uso positivo e aprovado, se você deixar bem claro que o texto não é de sua autoria, deixar um link canonical indicando para os buscadores que o texto original está publicado em outro lugar e dar total credito ao link da postagem original coletando apenas um fragmento do texto.  Assim, o Google não irá te considerar spam ( ou usuário de técnicas blackhat), os criadores não irão te processar ou cobrar direitos e seu site estará atualizado. Este conteúdo não te ajudará no seu ranking do Google como um conteúdo único, pois a regra ao utilizar esta estratégia é deixar bem claro para os robôs não indexarem aquele conteúdo.fake rolex replica

A forma errada de usar estas ferramentas é o de coletar o texto e não adicionar os canonicais ou deixar de dar o no-follow. Se o Google identificar (ele sempre identifica) que seu conteúdo não é original, todo o seu site sofrerá uma penalidade, não apenas naquele texto. Ou seja, se antes você tinha um fluxo de 1000 pessoas/dia, de uma hora para outra seu fluxo cairá para 100 ou até menos.

Se alguém te falar que estas ferramentas ajudam no Google, não acredite. O conteúdo gerado por estas ferramentas pode é penalizar sua empresa se você não utilizá-la da forma correta. Alem de que, ainda existem problemas com direitos autorais.

Outra forma errada é o de coletar e utilizar ferramentas que trocam os textos por sinônimos de forma automática. Assim o Google identificaria o texto como único, mas novamente esta é uma prática errada, pois boa parte dos textos apresentam leves mudanças e o Google ainda identifica como não original, outro ponto é que as ferramentas não são suficientemente inteligentes e os textos ficam ruins, sem sentido, e com erro graves de gramática.

Continuando ainda com  variações deste tipo de ferramenta, existem aquelas que coletam textos em outras línguas, traduzem e publicam automaticamente. Novamente o resultado é muito abaixo do desejado. Os textos ficam ruins, sem sentido e parecem claramente traduzidos, não atraindo leitores.

Agora falando sobre a segunda linha de ferramentas que tem uma maior aceitação positiva. São as multiplicadoras de conteúdo. Estas ferramentas ajudam a multiplicar conteúdos originais.

A empresa produz um conteúdo único de várias páginas e a ferramenta diminui os textos ou cria variações para serem publicadas ao longo do tempo. Assim a empresa tem uma relevância e uma frequência, sem ter que se preocupar com atualizações constantes.   Mas ainda é uma tecnologia muito nova e com pouca aplicação.cleaning carta 2

Existem ainda ferramentas que auxiliam os escritores, sugerindo pautas relevantes, mostrando se o texto está otimizado para o Google ou não, formulando templates para organização do conteúdo e diversas outras vantagens, mas estas ficam para outro post.

Resumindo – geração de conteúdo de qualidade e único de forma automatizada ainda não é uma realidade na internet e pode demorar ainda algum tempo. Enquanto em outras áreas as soluções de automação substituem facilmente horas de trabalho, a parte de conteúdo ainda precisa de tempo e pessoas especializadas para resultados reais.

Aplicações – para empresas que querem aparecer bem no Google e ter um alto fluxo orgânico, a solução é criar conteúdo original com frequência . Agora se a empresa, quer apenas manter o site atualizado e usar estratégias de remarketing  ou anúncios para atrair usuários, a forma positiva de automação coletando apenas um fragmento, deixando claro as canonicais e os créditos, pode ser um caminho.

Na Mercado Binário oferecemos aos nossos clientes as duas opções ou um mix das duas, conforme a necessidade e objetivo. Conteúdo original produzido por profissionais e conteúdo coletado, seguindo os padrões de direitos autorais e regras do Google.

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