O Coronavírus pode impactar o seu negócio, de maneira positiva ou negativa. Saiba como ver oportunidades para a sua empresa no meio da crise
Você, que está assustado com essa loucura do Coronavírus (Covid-19), descubra como entender as oportunidades para sua empresa nesse momento de crise. Mostre que você está realmente preocupado com a situação, não seja um oportunista da crise. Confira mais no vídeo:
Nós e muitas outras empresas optamos por colocar nossos colaboradores em trabalho Home Office. Consequentemente, estes trabalhadores passam mais tempo em casa, o que significa também, menos tempo no trânsito, ônibus, trem, metrô e mais tempo na internet, assistindo vídeos do Youtube e navegando pelo feed do Instagram, Facebook e Linkedin. Portanto, a primeira oportunidade que quero mostrar: temos mais pessoas em casa consumindo ainda mais conteúdo online. Com isso, as oportunidades de venda online também aumentam.
Hoje, já são mais de 195 mil infectados pelo Coronavírus no mundo todo, com 80.000 pessoas recuperadas. É realmente muito sério.
Veja o Mapa Coronavírus em tempo Real neste link
Estou aqui para mostrar que você pode crescer, aproveitar esta oportunidade enquanto seus concorrentes estão assustados e recuados. Você que é empreendedor ou conhece alguém que empreende, compartilhe o vídeo e pense de forma positiva. Use essas dicas em seu negócio: é só um fase, mantenha o pensamento positivo e aja de forma consciente.
A ideia de se manter positivo é essencial. Apesar de ser considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia, a crise vai passar. Assim como outras já passaram, a exemplo da Gripe Espanhola e a H1N1 – último registro de pandemia antes do Covid-19. E em meio a estas e outras crises, muitas empresas surgiram ou cresceram, como é o caso da Lego, Netflix e Amazon.
Vemos diversas empresas recuando na parte de divulgação online, principalmente as que fazem grandes investimentos. Esta também é uma grande oportunidade: sobra muito mais mercado para você expor sua marca através dos canais digitais.
Quando temos menos anunciantes, o valor dos anúncios também tende a reduzir. Da mesma forma como na Black Friday o preço dos anúncios sobe, a tendência agora é ter menos anunciante e o preço do clique baixar. Analisamos ainda, os dados de Google Ads de clientes aqui na MB na última semana: mais de 60% deles tiveram aumento nos resultados. Mesmo com todo esse surto do Corona Vírus.
Então acredite você também! As pessoas não vão parar de consumir.
As pessoas estão com medo, não querem ir para as ruas. Portanto passam mais tempo no digital. Esse medo, é real e afeta o mercado todo, a bolsa despencou e o dólar subiu. Porém, neste caos ainda podem surgir novas oportunidades.
Seu concorrente pensa: é uma recessão, então vou parar de investir em marketing. E você vai lá e dobra sua verba. Dobre a verba de maneira inteligente, nas campanhas que você tem certeza que teve retorno, com leads e vendas de qualidade. Livre-se (por enquanto) das campanhas com serviços e/ou produtos que não estão funcionando ou não estão sendo vendidos por causa do Coronavírus .
Seus concorrentes estão recuando e você está indo atrás. Conseguindo uma maior presença online é um ótimo ponto para analisar seus números. Não seja um oportunista da crise, mostre que você está realmente preocupado.
Exemplos de oportunidade para empresas na crise:
Se você tem um restaurante, foque no serviço de entrega de marmita (famosa quentinha), já que seu cliente não está indo no seu restaurante com medo do Coronavírus . Mostre que você está preparado e preocupado com a saúde dele. Envie ainda um sachê de álcool em gel, para demonstrar a sua preocupação. Você pode ainda gerar valor para seu cliente ensinando ele como fazer diferentes pratos, gerando assim autoridade no seu segmento.
Se sua empresa faz venda Door to Door (porta a porta) você pode aproveitar para iniciar um processo de Inside Sales, vendas internas com o processo comercial via Ligação, WhatsApp, e-mail, Hangouts (skype).
Você tem uma oficina mecânica, manutenção, ou serviço em que geralmente seu cliente precisar ir até você. Esta é uma oportunidade para você mostrar ao seu cliente que você está disposto a ir buscar o carro, máquina, equipamento que precisa da manutenção para evitar que ele saia de casa.
Se você tem uma academia, pode disponibilizar vídeos nas suas redes sociais. Com professores repassando exercícios para serem feitos em casa, gerando mais autoridade para sua empresa e conquistando assim mais clientes quando a crise do Coronavírus passar.
Sua faculdade, escola ou curso pode disponibilizar aulas online para os alunos enquanto estão em casa não perderem o conteúdo.
No turismo, promova viagens locais, onde seu cliente pode ir de carro com a família, sem ter contato com muitas pessoas. Outra grande oportunidade é mostrar para seu cliente que ele não vai perder dinheiro comprando a passagem de fim de ano agora. Afinal, seu cliente não tem medo de viajar, e sim de perder o dinheiro investido caso a viagem seja cancelada. Dê essa segurança ao seu cliente, diga que ele pode adiar a viagem, remarcar, que o sucesso do destino é garantido, mesmo em outra época do ano.
O consumo de eventos presenciais já está tendo uma grande taxa de cancelamento e vai cair ainda mais: palestras, cultos, shows musicais, peças de teatro, filmes no cinema e até mesmo bares, casas noturnas, e competições desportivas. Veja como uma oportunidade de virar uma autoridade: faça eventos online, webinar, Hangouts, continue mantendo sua audiência engajada mesmo sem ter eventos presenciais pois quando eles voltarem seu público vai querer participar presencialmente dos seus eventos.
Se você ainda não anuncia online agora é a oportunidade de apresentar seu produto para um público que está fazendo home office, navegando mais na internet e com a mesma vontade de consumir.
Portanto aproveite essa crise para lançar sua empresa online, melhorar sua divulgação online e crescer de forma estruturada.
Lembre-se que o Marketing é a atividade meio, a divulgação da sua marca, produto, serviço.
Sua venda é a parte final, portanto anuncie agora para colher os frutos enquanto estamos em crise e continuar crescendo quando a crise passar. Outro ponto é sobre a Inteligência Artificial, sempre que você pausa uma campanha de Facebook, Instagram ou Google, você está parando o aprendizado de máquina das suas campanhas – está deixando o algoritmo louco, pois simplesmente para de alimentar os dados de cliques e conversões e ele para de aprender as alterações comportamentais e os padrões neste momento.
Quando você voltar estas campanhas vai ter que esperar semanas para ela voltar a performar bem. Você empreendedor conhece outro empreendedor de alguma destas áreas, compartilhe este vídeo e ajude a fomentar nosso mercado.
Se você tem outras ideias de serviços que podem aproveitar este momento, comente aqui no youtube, vou adorar responder seus comentários e poder discutir contigo essas novas oportunidades de negócio.
Supere a crise em grande estilo
Não esqueça do álcool em gel nas mãos, aparelhos celulares, Evite contatos como abraços e beijos e não vá a espaços aglomerados. Enfim aproveite o tempo e trabalho em casa para ser ainda mais produtivo.
Se sua empresa precisa de ajuda com o marketing digital entre em contato com nossos consultores aqui da Mercado Binário.