Uma pergunta importante para que entra na área digital da comunicação é se as opções de cursos no Brasil valem o investimento.
Existem ótimos cursos, com profissionais renomados e conteúdo de qualidade, mas existem públicos específicos.
Como o marketing digital é uma área nova, a maioria dos cursos precisam oferecer um conhecimento básico.
Para pessoas que não sabem por onde começar, precisam se atualizar ou não tem experiências na área digital, estes cursos são ótimos.
Agora, se você já trabalha na área estes cursos podem ser uma frustração, pois o conteúdo não avança muito, a não ser que tenham assuntos específicos.
O mercado digital está evoluindo e se profissionalizando cada vez mais. Existem profissionais especialistas apenas em You Tube, especialistas apenas em SEO para e-commerce entre outros.
Esta profissionalização e segmentação gera conteúdos específicos que apenas em cursos avançados, ou com uma carga horária maior, seriam atendidos.
Então, para quem tem interesse em aprender e se atualizar a opção é a internet principalmente em sites gringos (americanos e ingleses). O mercado digital lá fora está mais evoluído que o nosso e você consegue achar sites específicos, com um vasto conteúdo dentro de cada área.
Algumas outras dicas importantes:
– Faça cursos em áreas relacionadas como: comunicação, gestão, psicologia e outras.
– Escrever em um blog de marketing digital. Comece buscando assuntos da área e escreva sobre eles, cada um acabará virando uma análise que te ajudará a fixar o conceito.
– Networking. Conhecer e conversar com quem está mais tempo no mercado.