Desafios das compras por voz: por que a adesão ainda é lenta?

Ainda não decolou: por que as compras por voz não são populares?

A chegada da modalidade de compras por voz prometia revolucionar o comércio eletrônico, mas até agora a adesão tem sido mais lenta do que o esperado. Um estudo da Adobe mostrou que mais da metade da população mundial já teria um assistente de voz no início de 2019, o que elevou as expectativas das empresas quanto ao uso dessa ferramenta para agregar praticidade aos seus clientes. Entretanto, o novo relatório da eMarketer, apresentado no início de 2020, indica que a compra por voz não engrenou no mercado tanto quanto se esperava.

Por que as pessoas ainda não querem fazer compras por voz? Vários fatores têm contribuído para essa resistência por parte dos consumidores. Um deles é a falta de confiança nos fabricantes de dispositivos, que gera preocupação quanto à garantia de pagamento e privacidade. Por isso, é fundamental que as empresas trabalhem para reforçar a segurança dos seus sistemas, a fim de comprovar a capacidade de proteger as transações e dados do seu público.

Outro ponto a ser considerado é a ausência de telas que muitos modelos de smart speakers ainda apresentam. Ao decidir fazer uma compra, a maioria das pessoas deseja visualizar os produtos antes de fechar o negócio, o que tem levado muitos compradores de voz a preferirem os dispositivos controlados por voz que oferecem tela, como tablets e smartphones. As compras em dispositivos sem tela ficam restritas a produtos que não necessitam de inspeção, como conteúdos midiáticos.

Além disso, muitas pessoas utilizam a ferramenta apenas para as atividades corriqueiras do dia a dia, deixando de se aprofundar nas demais funções disponibilizadas pelo serviço. Para processos mais avançados, como é o de uma compra, é preciso fazer configurações específicas, o que exige que as fabricantes de sistemas de voz junto às empresas de comércio online eduquem o consumidor sobre a alternativa de comprar online por voz.

Apesar das compras por voz estarem estagnadas, as empresas precisam ficar de olho nessa tendência e preparar os seus recursos digitais para viabilizar um serviço eficiente e de boa qualidade aos seus clientes. O marketing digital é uma das principais ferramentas disponíveis para impulsionar vendas online, visto que oferece uma ampla gama de recursos para gerar praticidade e estimular o público-alvo. Mas, muitas empresas brasileiras ainda não o aplicam corretamente e falham na tentativa de atrair novos clientes.

Conclusão

As ferramentas de voz já se mostram úteis para diversas tarefas, ajudando principalmente na automatização de processos dentro de casa. Porém, para cair no gosto do consumidor e serem adotadas como aliadas na hora das compras, é necessário que as fornecedoras olhem para as necessidades e expectativas do seu público e, assim, façam ajustes que tornem essa prática mais atraente. Ainda há muito a ser feito para popularizar as compras por voz, mas, sem dúvida, essa modalidade representa uma grande oportunidade para as empresas que desejam se destacar no mercado atual.

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