Descubra as ferramentas essenciais para agências alcançarem resultados eficientes

Ferramentas essenciais para agências: pesquisa revela as principais tendências do mercado

Lidar com grandes demandas, cumprir prazos e entregar os melhores resultados aos clientes são tarefas inerentes a qualquer agência, mas nem sempre sua execução é simples. Para auxiliar no desenvolvimento de tantas atividades e impulsionar os resultados, o uso de ferramentas no dia a dia de uma agência é essencial. Seja para otimizar sua estratégia de marketing digital, a comunicação, o processo de vendas e até mesmo a gestão como um todo.

Qual ferramenta utilizar?

Mas quais ferramentas devo utilizar? Como cada uma delas pode trazer benefícios à minha agência? E quais são as ferramentas mais adotadas no mercado brasileiro?

Para responder a essas perguntas e descobrir as principais tendências na adoção de ferramentas no mercado de agências, realizamos uma pesquisa inédita no Brasil.

Desenvolvimento da pesquisa

Em fevereiro, compilamos uma lista de ferramentas com as mais variadas funções e as classificamos em 6 categorias: Marketing Digital, Vendas, Comunicação/Help Desk, ERP/BI/Gestão de Projetos, Para Desenvolvedores e Colaboração/Suítes de Produtividade. Em seguida, construímos um formulário online com 16 perguntas, que foi enviado por email a uma base de 30 mil agências de todo o país. Coletamos dados de mais de 250 profissionais para trazer benchmarks do setor.

Resultados

Um dos dados interessantes que verificamos foi o fato de agências de diferentes portes apresentarem médias distintas em relação ao total de ferramentas adotadas. Enquanto as agências com 1-25 funcionários utilizam cerca de 18 ferramentas, as de médio porte (26-100) adotam, em média, 21. As de grande porte, por sua vez, usam apenas 15. Isso demonstra que mesmo as agências menores têm tido acesso às aplicações mais utilizadas no mercado.

Entre as categorias definidas para a pesquisa, aquela que apresentou maior adesão no setor de agências foi a de Marketing Digital: 98,5% dos participantes afirmaram adotar ao menos uma aplicação. Além disso, 84% das agências reconhecem a importância de se ter um blog e, por isso, utilizam alguma ferramenta de CMS. A mais popular foi o WordPress, com 83,4% de adesão.

Gráfico Techtrends

Benchmarks para o mercado de agências

As principais estatísticas e informações sobre os resultados, você encontra neste infográfico abaixo. Para ver ainda mais dados e gráficos sobre o mercado de agências, acesse também o relatório completo, conheça os principais benchmarks do mercado e entenda como alavancar seus resultados por meio do uso de ferramentas.

Gráfico TechtrendsMercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter